Paróquia, torna-te o que tu és.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
GUIA DE EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DA PASTORAL FAMILIAR
ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
O QUE É A PASCOM?.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Pastoral Vocacional e a Paróquia
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
O Conselho Pastoral Paroquial
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Desafios e perspectivas
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
Conselhos Missionários
Diocese de Amargosa.
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Conselho Missionário Diocesano
TRIÊNIO EM PREPARAÇÃO AOS 70 ANOS DA PARÓQUIA
RESULTADOS DA REGIÃO EPISCOPAL BELÉM
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Arquidiocese de Brasília
Animação Missionária.
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Pe. Samuel José de Carvalho, OCS
A PASTORAL DO DÍZIMO A Pastoral do Dízimo é uma realidade na Igreja do Brasil. Os números mostram e comprovam que o trabalho sério dedicado de diocese.
ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 2008 / 2009 PROPOSTAS DE AÇÃO CONCRETA 1. Mudar a atitude assistencialista, formando grupos de apoio e ação, grupo específico para.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Conselho Missionário Diocesano
100 anos: Boa nova em novos tempos! CENTENÁRIO
2007 Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas Comunidade Nossa Senhora do Rocio.
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Ministros Extraordinários da Eucaristia Em 2007 Participação de 03 encontros diocesanos; Participação de 03 encontros diocesanos; Encontro Comarcal de.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
16/02/ Comunidade Santo Inácio Paes Landin (PI) Trabalhos relevantes desenvolvidos até o presente momento: zona rural e urbana com a catequese, liturgia,
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Paróquia Nossa Senhora Aparecida Novembro Pastoral Vinde Pequeninos! Desde 2003 promovendo a evangelização de crianças De 3 e 8 anos de idade.
Mensagem - Pastoral do Dízimo Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe! Precisamos ter consciência de que somos uma comunidade unida por Deus, por.
Mensagem - Pastoral do Dízimo
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
Mensagem. "Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz." Jesus Cristo ordenou que nos amássemos uns aos outros como Ele nos ama. Temos amor puro quando,
Mensagem.
Mensagem. Há muitos por aí que só pensam nas coisas terrenas, sejamos pois cidadãos do céu. Permanecendo firmes no Senhor alcançaremos a sua Glória. (Fl.
17ºPLANO DE EVANGELIZAÇÃO. DGAE DIRETRIZES – São rumos que indicam um caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios.
01/10/2011 – REGIÃO EPISCOPAL LAPA 1.  A paróquia,  “comunidade de comunidades” 2.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Assembleia da Região Lapa (27/09/2014) A assembleia buscou construir uma fotografia da elaboração e da realização dos projetos pastorais na Região Episcopal.
Mapeamento Pastoral. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16, 15)
Mensagem.
A NÁLISE E T ABULAÇÃO DAS PROPOSTAS FEITAS NA A SSEMBLEIA R EGIONAL.
Transcrição da apresentação:

Paróquia, torna-te o que tu és. Leitura do Questionário sobre a realidade paroquial na Arquidiocese de São Paulo

Objetivo do Questionário Conhecer a realidade das paróquias. (Como está a organização, o dinamismo pastoral, a participação dos fiéis nas celebrações e atividades, bem como o empenho e atuação missionária?)

Estrutura e aspectos Organização Ação/missão Formação Existe uma correlação entre as questões, de modo a ajudar a perceber aspectos da estrutura, atendimento, espaços de comunhão e participação, articulação, participação dos fiéis, comunicação, sustentabilidade, agrupados por: Organização Ação/missão Formação

Leitura dos resultados SOBRE A ESTRUTURA PAROQUIAL As respostas constatam uma realidade já conhecida, ou seja, além da matriz, existem outros espaços para a vivência da fé, que marcam, portanto a presença da Igreja (capelas e comunidades)*. Dentro da estrutura paroquial, muitas respostas afirmam não contar com a presença de Congregação/Institutos. Os que exitem, em maioria contribuem com a paróquia. Entretanto, a somatória das respostas “pouca” ou “nenhuma contribuição”, revela a necessidade de um envolvimento maior das Congregações e Institutos na estrutura paroquial. Com relação às novas comunidades, a maioria afirma que desconhece a existência dessas na paróquia.

SOBRE O ATENDIMENTO PAROQUIAL Basicamente, neste aspecto o questionário refere-se ao atendimento direto do padre e da secretaria. Com relação ao padre, a maioria afirma contar com dois padres, que atendem todos os dias, em geral. A demanda é mais por questões pessoais, familiares, serviços pastorais. Já a secretaria paroquial atende de segunda a sábado em horário integral, sendo que algumas atendem também aos domingos. Em geral, a secretaria conta com um funcionário registrado e as respostas apontam que os horários atendem perfeitamente à demanda. Mais da metade das respostas apontam para uma boa satisfação com esse atendimento.

SOBRE A PARÓQUIA COMO ESPAÇO DE COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO Grande maioria tem CPP (940 r), mensal (662 r) Trabalhou o 10º PP (576 r) Assembléia paroquial anual (514 r) Grande maioria tem Conselho de Assuntos Econômicos (772 r), mensal (432 r)

SOBRE A ARTICULAÇÃO PAROQUIAL Nesse aspecto, foi possível observar o quanto a paróquia se articula em relação ao setor, à região episcopal e à arquidiocese: Participação ativa: Setor (777), Região (595), Arquidiocese (450) Conforme item anterior, houve estudo dos Planos de Pastoral e interesse em orientar-se por eles (872 r), e houve estudo do 10º plano (576 r).

SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS NA PARÓQUIA As respostas mostram que os participantes de nossas celebrações dominicais são, em maioria, adultos (32,5%) e idosos acima de 60 anos (32,6%). Crianças (11,8%), adolescentes (11,2%) e jovens são em torno de 11,9%. A participação é estável (499 r), mas com tendência ao aumento (370 r). Em relação a a participação nas pastorais, esta se estável (617 r). Tendência a diminuir (190 r) e a tendência a aumentar (189 r) comprovam a estabilidade. Procura dos serviços pastorais: se mantêm estável. Com a tendência de aumento na procura de Batismo e Catequese de Adultos. E tendência à diminuição da Crisma e Matrimônio. Além das missas destacam-se outros espaços de participação: Adoração Eucarística (859 r), reza do terço (778 r) e devoções marianas (652 r)

SOBRE COMO A PARÓQUIA TRABALHA A COMUNIÇÃO Recorrendo às novas tecnologias, não são muitas as paróquias que tem site próprio (450 r); Os meios de comunicação mais utilizados ainda são: avisos nas missas (845), mural (726), boletim (375) e site (374);

SOBRE AS CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA PARÓQUIA Com relação a organização paroquial que possibilita a auto-sustentação, a maioria se reconhece sustentável, com tendência a bem sustentável. Apesar disso, o percentual de dizimistas entre os paroquianos é em torno de 5% para a maioria, em alguns casos, entre 5% e 10%.

AÇÕES PASTORAIS / SOCIAIS E MISSIONÁRIAS As respostas apontam para uma diversidade de ações, a grande maioria voltadas para o interior da paróquia. As atividades pastorais mais voltadas para a ação social alcança aos mais pobres (distribuição de roupa e comida)e aos enfermos Em geral, não há envolvimento nos Conselhos Tutelares, Associações de bairro, Conseg. A presença é insiginificante nas escolas públicas, hospitaIS e cemitérios. Existem iniciativas missionárias: visitas às famílias (443 r); ajuda missionária a outrasa comunidades (194 r); missões populares (158 r) e formação missionária (150 r). As iniciativas com relação a ir ao encontro de quem não vem à Igreja não são muitas (424 r) e são diversificadas, desde propostas de Movimentos (Mãe Rainha, RCC…) à iniciativas paroquiais corridas/caminhadas…

* Existem experiências missionarias no que se refere a celebrações em outros espaços: casas, condomínios, fábricas, escolas.... Acontecem uma vez por mês (290 r) e acontecem mais de uma vez por mês (112 r). - Bom envolvimento nas campanhas de solidariedade promovidas pela Cáritas (622 r), bem como outras mais.

FORMAÇÃO No que se refere à formação, a maioria afirma que a paróquia oferece oportunidade, sendo os temas mais abordados: Bíblia (601 r), Catequese (578 r) e Liturgia (557 r). O público participante é formado pelos paroquianos em geral, porém num percentual de varia de 5% até 10%. A maioria não participa dos momentos de formação que são oferecidos Mas quando questionados sobre à formação para a ação, “se os agentes de pastoral se consideram devidamente instruídos”,a maioria afirma que “preparados em parte” (555r).

Satisfação dos paroquianos em relação a serviços da paróquia - Serviço de Acolhida: nota 8,2 Celebrações Litúrgicas: nota 8,25 Serviços de Secretaria: nota 7,75 Serviços pastorais e sociais: nota 7,25 Serviços de formação religiosa: nota 6,45 Serviços de informação geral sobre a vida da Igreja: nota 6,4

Fontes Participaram da pesquisa 201 paróquias e 4 áreas pastoralis das seis regiões episcopais; Foram respondidos 1.065 questionários Dados tabulados nas regiões episcopais, coletados e reorganizados pelo Secretariado Arquidiocesano de Pastoral. (Pe. Marcelo Maróstica e Pe. Sérgio Lucas)