Revolta de Juazeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
República do Café - I.
Advertisements

República do Café - II.
CORONELISMO, UM TIPO PARTICULAR DE CLIENTELISMO.
República do Café III Aula 19.
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
A República Velha Brasileira ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) 3 - República Oligárquica (1894 – 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil.
GERAÇÃO DO DESERTO MESSIANISMO
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
SOCIEDADE AGRARIA BRASILEIRA “TRADICIONAL” CONFLITOS SOCIAIS NO CAMPO
Projetos ideológicos e conflitos políticos
República Oligárquica (1894 – 1930):
REPÚBLICA VELHA REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
A Era Vargas Período dividido em Três fases
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
Professores: Raquel e Henry
PRÉ- MODERNISMO.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
AS REGÊNCIAS Regência Trina Provisória (1831) – início do avanço liberal através das reformas descentralizadoras. Regência Trina Permanente (1831 a 1835)
Revolução Federalista e de 1923
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
GUERRA DO CONTESTADO.
Movimentos Sociais na Primeira República
A Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos foi um movimento político-religioso brasileiro que durou de 1893 a 1897, ocorrida na.
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Aspectos políticos, sociais e econômicos
REVOLTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA
GUERRA DOS FARRAPOS O conflito de regiões.
MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL
Aula Multimídia.
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
Coluna Prestes.
GUERRA DO VIETNÃ.
República Oligárquica
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB.
Revisão P2 República Velha História Professor Bruno Barreira.
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
Os conflitos Sociais na República Velha
Transição até a maioridade de D. Pedro II.
Guerra de Canudos Duração 4 anos.
República da Espada e República Oligárquica
O BRASIL ANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA.
Conflitos no campo.
República Velha
REPÚBLICA VELHA de A política das “salvações”: substituição das oligarquias tradicionais por outras dissidentes. Nas eleições de 1º de março.
15 de Novembro de 1889 Mal. Deodoro da Fonseca: Ocupação do Quartel-General do Rio de Janeiro Deposição do Gabinete Imperial (Ministros: Ouro Preto – chefe.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
CAUSAS DA CRISE DO IMPÉRIO 3/1/
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
LITERATURA. PRÉ-MODERNISMO 1902 – 1922 BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO FINAL DO SÉC. XIX INÍCIO DO SÉC. XX.
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
O Combate ás velhas estruturas
REVOLTAS RURAIS E URBANAS
A República das Oligarquias
Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
Transcrição da apresentação:

Revolta de Juazeiro

A Revolta do Juazeiro aconteceu no sertão do Cariri, no interior cearense, em 1914. Foi gerada pela intervenção do poder do governo federal na política dos estados, tendo como símbolo o Padre Cícero. A revolta é um exemplo da ligação entre o clero católico e os grandes proprietários nos sertões brasileiros.

Pacto dos Coronéis (1911) Padre Cícero é eleito prefeito de Juazeiro do Norte com o apoio dos grandes fazendeiros locais. Para assegurar a permanência da família Accioly no governo cearense, o padre promove o chamado "pacto dos coronéis", com 17 dos principais chefes políticos da região do Cariri. Então o coronel Marcos Franco Rabelo, interventor nomeado pelo governo nacional, passou a perseguir o Padre Cícero, destituindo-o de seus cargos e ordenando sua prisão. A medida foi imediatamente reprovada por grupos oligárquicos do Ceará, que, liderados por Floro Bartolomeu, organizaram um batalhão formado por jagunços e romeiros em defesa do Padre Cícero.

Juntos, forçam a Assembléia Legislativa a rejeitar o nome de Franco Rabelo, escolhido pelo presidente Hermes da Fonseca para governar o estado. A fim de garantir a decisão, os fazendeiros armam centenas de sertanejos e os enviam à capital, onde são contidos pelas forças federais. Franco Rabelo renuncia e Hermes da Fonseca nomeia interventor do estado o general Setembrino de Carvalho. Padre Cícero aumenta sua influência sobre a população sertaneja, que o venera como santo. Por ocasião de sua morte, em 1934, sua fama se espalha pelo Nordeste e Norte do país.

Pelo envolvimento no evento político, o Padre Cícero foi excomungado pela Igreja Católica no fim da década de 1920. Todavia sua influência no Ceará e na região Nordeste fizeram com que sua imagem como homem santo fosse mantida, até hoje é venerado pela população da região e atrai milhares de pessoas a Juazeiro do Norte.

Causas - Intervenção do governo central no ceará, retirando do poder a tradicional família Accioly (política das salvações). - Padre Cícero lidera um exército formado por fiéis que recuperam o poder para a tradicional família. - Prestígio político do padre cícero aumenta consideravelmente, e a família accioly retoma o controle do estado do ceará.

A Revolta de Juazeiro é considerada, também, movimento messiânico. Considera-se como movimento messiânico, aquele que é comandado por um líder espiritual, um "messias", que a partir de suas pregações religiosas passa a arregimentar um grande número de fiéis, numa nova forma de organização popular, que foge as regras tradicionais e por isso é vista como uma ameaça a ordem constituída.

O conflito aconteceu durante a República Velha, em 1914 O conflito aconteceu durante a República Velha, em 1914. (Ao mesmo tempo em que acontecia a Guerra do Contestado nos estados do Paraná e Santa Catarina).