Correção dos exercícios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional Francisco dos Reis Faustino Jovinilo.
Advertisements

Tecnologia Mecânica (TEM) Furadeiras
MÁQUINAS MANUAIS Máquinas manuais ou ferramentas elétricas, são usadas em 100% das marcenarias e em várias outras áreas profissionais. Sua utilização agiliza.
BROCHADEIRAS Processos de Usinagem Prof. M.Sc. Antonio Fernando Mota
Metrologia Professor: MSc. Dímisson Abreu Louzada
Seleção de Máquina Deve-se considerar: tamanho físico; potência;
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
AULA 07 Prof: Elias Junior
Aula 08 Prof: Elias Junior
AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior
AULA 06 Parâmetros de corte PROF: Elias Junior.
DE FERRAMENTAS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Paquímetro: erros de leitura, utilização e conservação
APONTAMENTOS DE AULA – ROLAMENTOS ENG. MECATRÔNICA - UNISALESIANO
Fundição Centrífuga Centrifugal Casting
APLAINAMENTO Processo de usinagem que consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. As operações de aplainamento.
TECNOLOGIA AUTOMOTIVA Heavy Duty Automotive Technology
Usinagem Manual.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 7 Torneamento - Introdução Parte 1
Aula 6 Plainas e Aplainamentos
Aula 15 Torneamento - Introdução Parte 1
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 11 Torneamento - Introdução Parte 1
Aula 12 Máquinas-Ferramentas Plainas
Aula 10 Máquinas-Ferramentas Plainas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 9 Processos de Conformação Mecânica Estampagem
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.
ALARGAMENTO O processo de furacão com brocas helicoidais, consiste numa operação de desbaste, cujas tolerâncias de fabricação normalmente variam entre.
Aços na Construção Civil
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Usinagem - Tornearia Antônio Francisco Vieira Júnior.
USINAGEM POR TORNEAMENTO
Ferramentas, utensílios e equipamentos
Régua graduada, metro articulado e trena
Instrumento de Medição Angular Parte 1
Especial Dicas de Produtividade
CONFORMAÇÃO DE CHAPAS.
Procesamiento de minerales II Rochas ornamentais
Apontamentos de aula Elementos de máquinas I
PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO DESENHO TÉCNICO.
Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
Seleção do Processo de Usinagem
Porca recartilhada Prof. Tomás Edison de Oliveira Lima
PLAINA LIMADORA.
FRESADORA.
Prof. Isaac N L Silva Professor Adjunto – PUCRS
Processos de conformação
Máquinas.
Usinabilidade dos Materiais
Laminação.
4.0 – Armadura para concreto
Para ter acesso a esse material acesse:
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 23 – Usinagem – Furação, Retificação
Ensaios de estampabilidade
10. Métodos de dobra de tubos
Fundamentos da Usinagem com Ferramentas de Geometria Definida
Transcrição da apresentação:

Correção dos exercícios Serras

1. Associe a coluna A (operação) com a coluna B (instrumentos) 1. Associe a coluna A (operação) com a coluna B (instrumentos). Coluna A a) ( 2) Cortar b) ( 1) Serrar c) ( 3) Cinzelar Coluna B 1. Com lâminas serrilhadas. 2. Com tesoura ou guilhotina. 3. Com cinzel ou talhadeira.

2. Responda. a) Como é possível evitar o desperdício de matéria-prima no corte? R:Cortando o material nas mínimas medidas possíveis b) Qual é a operação de corte adequada para a preparação de barras em blocos menores para fresagem? R: A operação mais adequada seria a utilização de uma serra. Geralmente utilizam as serras máquina ou serras fita;

3. Associe a coluna A (instrumento) com a coluna B (operação). a) (3) Tesoura manual reta b) (2) Tesoura manual reta de lâminas estreitas c) (1) Tesoura manual curva d) (4) Tesoura de bancada e) (5) Guilhotinas mecânicas 1. Corte de raios. 2. Corte em curvas pequenas 3. Pequenos comprimentos. 4. Chapas de maior espessura (1 a 1,5mm). 5. Chapas mais espessas de  3mm.

4. Responda. a) Quando se usa o corte com serra 4. Responda. a) Quando se usa o corte com serra? Nem sempre na operação de corte, é possível fazê-lo com a tesoura ou a guilhotina. Isso acontece quando é preciso cortar materiais de maior volume em pedaços menores destinados à usinagem. A finalidade do corte também determina a escolha da operação. Assim, se é necessário fazer cortes de contornos internos ou externos, previamente traçados, abrir fendas e rebaixos, a operação indicada é o serramento, operação de corte de materiais que usa a serra como ferramenta. b) Que tipos de operações de corte o serramento permite? Cortes de contornos internos e externos, abrir fendas e rebaixos.

Quais os fatores que influenciam na escolha da lâmina de serra? A escolha da lâmina de serra adequada ao trabalho dependerá do tipo de trabalho (manual ou por máquina), da espessura e do tipo do material e dureza. Quais são os cuidados necessários para um correto serramento manual? Escolha correta da serra, números de golpes dado por minutos, cuidado no manuseio da serra.  

e) Quais são as recomendações para se obter um bom rendimento no corte por serramento? Se a máquina possuir morsa, verificar se o material está firmemente preso. Escolher a lâmina de serra adequada ao trabalho. Verificar a tensão da lâmina de serra, que deve ser moderada. Após alguns cortes, fazer nova verificação e reajustar se necessário. Ao ligar a máquina, verificar se a lâmina está afastada do material. Usar avanço e velocidade de corte adequados à espessura e ao tipo de material a ser cortado.

5. Associe a coluna A (máquinas) com a coluna B (lâmina). a) (4) Serra manual b) (5) Serra alternativa c) ( 1) Serra de fita d) (3) Serra circular 1. Lâminas circulares em rolos 2. Lâminas para furos em chapas 3. Lâminas em forma de discos 4. Lâminas retas montadas em arcos 5. Lâminas retas de 4, 6, 8, 10 dentes por polegada

6. Numere de 1 a 6 a seqüência correta do serramento com máquina 6. Numere de 1 a 6 a seqüência correta do serramento com máquina. a) (4) Fixar a lâmina. b) (2) Fixar a peça. c) (1) Marcar ou traçar as dimensões no material a se cortar. d) (6) Serrar. e) (3) Selecionar a lâmina de serra. f) (5) Regular a máquina.

7. Responda: Quais são as operações feitas por cinzelamento? R:É uma operação eminentemente manual que consiste em separar e cortar uma quantidade de material com o auxílio de uma ferramenta chamada de cinzel. b) Qual o cuidado que se deve tomar para proteger os olhos contra os cavacos resultantes do cinzelamento? R: Como há o perigo de que os cavacos resultantes dessa operação atinjam o olho de quem a executa, é imprescindível que o profissional use óculos de segurança.

8. Associe a coluna A (ferramenta) com a coluna B (operação). a) (2) Talhadeira b) (4) Bedame ou buril c) (3) Bedame meia-cana 1. Fazer furos em chapas finas. 2. Para vazar furos, desbastar superfícies planas, 3. Abrir canais de lubrificação. 4. Produzir rasgos do tipo chaveta.