Egito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
O EGITO ANTIGO.
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
Navegadores fenícios e conquistadores persas
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
O império Persa.
Nas vias do tempo, a trajetória humana
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
EGITO ANTIGO.
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Professoras: Jose e Rô.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
ANTIGO EGITO.
EGITO O EGITO DESENVOLVE-SE GRAÇAS AO
Sociedade Pré-colombiana
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
Egito – terra dos deuses
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 01
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
O RIO NILO.
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Mesopotâmia.
TEMA DA AULA.
História
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 02: Poder e Economia
O poder dos Faraós.
Antiguidade Oriental.
Os povos da Mesopotâmia
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
Egito.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Núbia, berço da Civilização na África.
História Antiga: Civilizações Hidráulicas: Egito(Nilo), Mesopotâmia
História (frente 2) Elisa Pomari
MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
Fenícios.
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia.
Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
E G I T O A N T I G O.
Muito mais que múmias e pirâmides
EGITO ANTIGO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Mesopotâmia.
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
ANTIGO EGITO. Localização A civilização egípcia desenvolveu-se a partir de a.C. e durou cerca de anos. Inicialmente o Egito era constituído.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
ANTIGO EGITO.
Transcrição da apresentação:

Egito

Como surgiram as primeiras cidades As primeiras civilizações da História dos grandes rios surgiram há cerca de 6000 anos: a suméria, a egípcia, a do vale do Indo e a do vale do rio Amarelo. No Mediterrâneo Oriental desenvolveram-se as civilizações hebraica e fenícia.

Como surgiram as primeiras cidades Os principais fatores que contribuíriam para o nascimento das primeiras cidades foram: - A acumulação de excedentes, ou seja, uma parte da produção agrícola ficou disponível para as trocas comerciais pois conseguiram produzir mais do que era necessário para o seu consumo, surgindo, assim a economia do mercado; - A descoberta da metalurgia, técnica de extração e transformação dos metais, que permitiu fabricar instrumen- tos mais resistentes e, assim, melhorar a produção. Com a revolução urbana, ou seja, o nascimento das cidades, surgem os mercados e as oficinas, os templos e o palácio. As cidades necessitavam de uma administração,o que levou à invenção da escrita e do cálculo, surgindo as fontes escritas,ou seja registos escritos sobre a presença humana. Como surgiram as primeiras cidades

Esquema das primeiras civilizações Ocupação e cultivo das planícies aluviais Descoberta Da metalurgia Acumulação de excedentes Concentrção de aglomerados populacionais Economia de mercado Estratificação social Revolução Urbana -Cidade Formação das primeiras Civilizações

Civilização Egípcia O Egito foi uma das primeiras civilizações da antiguidade. Desenvolveu-se a partir de 3500.a.C e durou cerca de 3 mil anos. Localizado no nordeste de África rodeado pelos desertos da Arábia e da Líbia, o Egito é atravessado por um dos maiores do Mundo, o Rio Nilo. Inicialmente, o Egito era constituído por dois reinos independentes: a norte- o Baixo Egito- Região Delta e a sul- o Alto Egito. A unificação de todo o território ocorreu cerca de 3100 a.C. pelo faraó Menés, o que levou à formação de um império. Para aproveitar as águas das cheias do rio Nilo, os Egípcios desenvolveram técnicas agrícolas e construíram diques e canais para a água passar para o campo durante o período de seca.

Atividades económicas desenvolvidas pelos egípcios Nas terras ao longo do rio Nilo prosperou uma civilização agrária devido à abundância de água e solos férteis. Os Egípcios cultivavam cereais(cevada; trigo e centeio); vinha, árvores de fruto, produtos hortícolas, linho e papiro- (planta utilizada no fabrico de folhas finas para escrita.) As colheitas abundantes contribuíram para o desenvolvimento do comércio, que assim uma grande importância na economia do Egito. Os principais produtos de exportação era o trigo, os tecidos de linho e as cerâmicas e importavam, sobretudo matérias-primas, tais como a madeira marfim e metais. Os Egípcios também desenvolveram a pecuária, a pesca, a caça e ao artesanato, com o destaque para a construção naval,a metalurgia, a ourivesaria, a cestaria, olaria e o vidro.

O poder de faraó O faraó governava o Egito como o chefe supremo. O seu poder era sacralizado e absoluto, pois a sua autoridade era exercida em nome dos deuses. Era considerado um deus vivo, filho de Ámon-Rá, o deus-sol. Deste modo, o Egito era governado como uma monarquia teocrática. O faraó era considerado simultaneamente rei e deus, detendo o poder de vida e de morte sobre o seu povo. Assim, o faraó concentrava todos os poderes, sendo : - administrador do Egito -Sumo sacerdote -Juiz supremo -Chefe de exército Todas as terras do Egito pertenciam ao faraó. O palácio onde vivia representava o centro administrativo e político do Egito.

(símbolo de poder de rei) (símbolo de imortalidade) Faraó Serpente Sagrada (símbolo de poder de rei) Cetro (símbolo de poder) Chicote (símbolo De poder) Barba postiça (símbolo de imortalidade)

Trabalho realizado por: Ana Franco e Sara P. 7ºA