Conselho Missionário Diocesano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Pastoral da Comunicação
PARÓQUIA MISSIONÁRIA DE SANTA BERTILA
Do Encontro com CRISTO ao
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Paróquia, rede missionária de comunidades
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
O Conselho Pastoral Paroquial
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Desafios e perspectivas
DNJ – Dia Nacional da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
Em cada diocese, vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero, o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente.
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Diocese de Amargosa.
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
TRIÊNIO EM PREPARAÇÃO AOS 70 ANOS DA PARÓQUIA
Sínodo sobre nova evangelização
Animação Missionária.
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Execução - Pistas de ação
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Pastoral da comunicação
GRUPOS DE FAMÍLIAS.
Conselho Missionário Diocesano
COORDENADORES DE COMUNIDADE
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO DA CNBB
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
A AÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA
Conselho Missionário de Seminaristas
Dias 9 a 12 de julho 2015 PUC Minas -Belo Horizonte – MG Hospedagem nas famílias em três paróquias e algumas casas religiosas Tema: O missionário presbítero.
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

Conselho Missionário Diocesano C O M I D I Conselho Missionário Diocesano É um organismo que existe na Igreja, em diferentes âmbitos: paroquial (COMIPA), diocesano (COMIDI), regional (COMIRE) e nacional (COMINA). É formado por um grupo de pessoas que tem o compromisso de ajudar a Igreja local a viver a dimensão missionária do seu batismo. É ao mesmo tempo “espaço e instrumento” privilegiado do compromisso missionária da Igreja diocesana. Como instrumento, ajuda a Igreja a viver a sua vocação missionária. Como espaço é chamado a experimentar em si mesmo essa realidade e depois testemunha-la.

Finalidade do COMIDI 1 – Articula a dimensão missionária na diocese e nas paróquias. 2 – Mantém sempre viva a chama da missionariedade que, desde o Batismo foi infundida no coração de cada batizado. 3 – Faz com que a dimensão missionária perpasse todas as pastorais, movimentos e grupos existentes na diocese. A dimensão missionária não é uma pastoral a mais. Sua transversalidade dá novo vigor, novo impulso. 4 – Enriquece a vivência cristã com a espiritualidade missionária que motiva a fraternidade universal, o respeito às culturas, o diálogo ecumênico e inter-religioso, o amor à ecologia; que desperta a dimensão profética da missão.

Estabelece prioridades e linhas de ação que deverão nortear a animação missionária na diocese. Conscientizar a diocese para que sejam conhecidos os projetos missionários Igrejas Irmãs, o Projeto Norte 1 - Sul 1, e os projetos missionários além fronteiras. O COMIDI tem a finalidade de: ANIMAR – missionariamente a Igreja local INFORMAR – sobre a situação missionária da Igreja FORMAR – agentes missionários COOPERAR – com as necessidades de outras Igrejas ARTICULAR – a dimensão missionária com todas as forças da Igreja local

São membros do COMIDI: Estrutura do COMIDI - O bispo diocesano - O coordenador (a) escolhido pelo bispo diocesano - O secretário (a) - Tesoureiro (a) O assessor (padre, religioso (a)) designado pelo bispo Representante dos COMIPAS Representante de outras pastorais Representante das Congregações missionárias

Tarefas do COMIDI - Formação dos Comipas nas paróquias; - Fazer conhecer as iniciativas missionárias existentes na diocese; - promover momentos de formação para os vários organismos e pastorais; - Informar sobre a situação missionária da Igreja no mundo inteiro; - Procurar novos caminhos de presença missionária;

Tarefas do COMIDI - Manter contato com os missionários diocesanos além fronteiras; - Valorizar e acolher os carismas missionários presentes na diocese; - Fazer com que dimensão missionária norteie todas as pastorais diocesanas; - Favorecer a colaboração com todas as forças missionárias ou que tem a ver com a atividade missionária; - Animar a Campanha missionária

Tarefas do COMIDI – Ir ao encontro dos segmentos da sociedade onde há carência de anúncio da Palavra de Deus. – Incentivar as revistas missionárias. – Promover orações missionárias – Hora Santa – Rosário da Virgem Maria, Vigília, etc. – Implantar a Infância Missionária, a Juventude Missionária fazendo parceria com as Pontifícias Obras Missionárias – POM.

É a memória e o animador da consciência missionária na paróquia COMIPA Conselho Missionário Paroquial É a memória e o animador da consciência missionária na paróquia

- O COMIPA é formado por uma equipe (grupo) de pessoas que faz parte da comunidade paroquial e que recebe do Espírito Santo uma particular sensibilidade pela dimensão missionária da Igreja. - A finalidade do COMIPA é organizar a atividade missionária na paroquia. - Esta equipe propõe-se a ajudar a paróquia (grupos, pastorais, movimentos) a despertar e manter viva a consciência missionária. - Os membros do COMPIA fazem parte da várias pastorais (ou não) presentes na paróquia - O Coordenador do COMIPA é membro do Conselho paroquial.

- Em colaboração com todas as pastorais e em comunhão com o pároco, o COMIPA tem o dever de animar missionariamente a paróquia, em sintonia com as orientações do COMIDI. - O Responsável direto pelo COMIPA é o Pároco. É fundamental que o COMIPA tenha uma proposta de trabalho que perpasse todos os setores da paróquia. Nesse sentido o COMIPA não se apresenta com “uma pastoral” a mais. A dimensão universal da missão deve iluminar toda a ação e reflexão da Igreja local, abrindo-a para uma dimensão universal. ESTRUTURA DO COMIPA - O Pároco - o coordenador(a) - Secretário (a) - tesoureiro(a) e outros membros que o grupo achar que deve participar