4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
5º Telecongresso Internacional de Educação 17 e 18 de outubro /2007.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Fundação Roberto Marinho
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Apresentação do Projeto
Instrumentos de Avaliação - MEC
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
27/04/09. Programa Mais Cultura Criado em outubro de 2007, o Programa marca o reconhecimento da Cultura como: - Necessidade básica; - Direito de todos.
Plano Nacional de Cultura
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Ministério da Educação
Cidade Educadora, Cidade Saudável
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Prêmios Santander Universidades
Fabiano André Vergani
Eixo 1. Democratização do acesso
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
PLENÁRIA FINAL.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Plano Estratégico Regional de Turismo
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Mapa Estratégico da Indústria
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Profa. Reane Franco Goulart
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Ensino Médio e Educação Profissional
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo

Mídia:meios de comunicação social, como jornais, revistas, cinema, rádio (Ferreira, 1996) mídia: o que está entre o emissor e receptor de mensagens, (Bougnoux) velha mídia : escrita/livro, rádio nova mídia: envolve tecnologias convergentes como a computação, a microeletrônica e as telecomunicações. Centro multimídia: combinação de mídias convencionais com novas mídias

SESI INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

Sociedade da Informação = Indústria Quaternária Categorias Indústria da informação (jornais, editoras, produtores de hardware e software) Indústria do conhecimento (escolas, bibliotecas) Indústria das artes ( escritores, artistas, empresas de cinema e teatro, gravadoras) Indústria ética (igrejas, centros místicos e filosóficos) (Masuda) Indústria do Conhecimento

SESI Indústria do conhecimento Objetivo Geral Facilitar ao trabalhador(a) e sua família o acesso à informação disponível em mídia impressa e eletrônica e na Internet e a apropriação do conhecimento.

Diretrizes Técnico-Conceituais Educação ao longo da vida é um imperativo para que os sujeitos, as empresas e as nações possam inserir-se no mundo globalizado, de forma competitiva e na perspectiva do desenvolvimento sustentável. O acesso à informação e ao conhecimento são direitos fundamentais que contribuem para a garantia da diversidade cultural, a pluralidade dos povos, e o fortalecimento do exercício da cidadania. A informação e o conhecimento são as principais alavancas para o desenvolvimento da indústria. As empresas brasileiras exercem sua responsabilidade social apoiando o projeto e estimulando o pleno desenvolvimento do potencial humano. A educação ao longo da vida ocorre em múltiplas oportunidades e espaços, e utiliza-se de diversas estratégias.

Diretrizes Técnico-Conceituais Na perspectiva de educação ao longo da vida, o SESI Indústria do Conhecimento é um espaço/estratégia que oportuniza a construção de uma sociedade mais justa, na medida em que disponibiliza aos menos favorecidos espaços para estudo e pesquisa. O SESI Indústria do Conhecimento é espaço de estímulo à criatividade/inovação, ao empreendedorismo e à formação de sujeitos preocupados com a ecossustentabilidade e socialmente responsáveis. O espaço SESI Indústria do Conhecimento organiza-se como centro multimeios, com biblioteca, DVDteca, CDteca e Internet, onde os sujeitos/usuários tem oportunidade de acesso à informação e apropriação do conhecimento. O SESI Indústria do Conhecimento é lugar de leitura, pesquisa e estudo, que promove a interação com o saber universal, apóia as atividades de ensino- aprendizagem da criança, jovem e adulto e atualiza a formação do cidadão e trabalhador.

7 Diretrizes Técnico-Conceituais No processo de mediação da aprendizagem, a articulação entre o SESI Indústria do Conhecimento, a escola e a comunidade onde se insere é condição fundamental, inclusive apoiando a formação do professor (guias para professores). Com o objetivo de fomentar a leitura, o manejo com o computador e acesso à Internet, serão promovidos cursos de formação para os usuários, assim como poderão ser desenvolvidas palestras e cirandas literárias. O processo de apropriação do conhecimento é mediado pelos monitores e por materiais/conteúdos educativos desenvolvidos especialmente para os usuários. (guias para o uso da biblioteca, guias para pesquisa na Internet).

Metas e Projeção do Atendimento Implantar 100 módulos do SESI Indústria do Conhecimento, em municípios de todo o território nacional, a partir de 10 de março de Acervo de biblioteca de aproximadamente (um mil e trezentos ) exemplares impressos e (dez mil) títulos em mídia eletrônica, 100 (cem) títulos em DVD e CD, 100 (cem) títulos na gibiteca, 1 jornal local e 3 (três) periódicos 10 (dez) computadores com acesso à Internet (1destinado à gestão do módulo). Capacidade total instalada: cerca de 7,7 milhões de pessoas/ hora e meia por ano, nos 100 módulos

Parcerias MEC/FNDE MC Empresas Prefeituras Governos Estaduais