Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarianne Goes Alterado mais de 9 anos atrás
1
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE –
2
EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE I - A EDUCAÇÃO NO BRASIL O ABANDONO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL O AVANÇO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL O AVANÇO DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUANTIDADE X QUALIDADE: “NÃO HÁ QUALIDADE SOCIAL SEM QUANTIDADE TOTAL “ A EDUCAÇÃO NÃO TEM GESTÃO 2
3
A VELOCIDADE E A COMPLEXIDADE DOS CONHECIMENTOS E AVANÇOS TECNOLÓGICOS ULTRAPASSAM O ALCANCE DA ESCOLA TRADICIONAL 3 A EDUCORP É INDISPENSÁVEL PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PERFÍS PROFISSIONAIS A EDUCORP ESTIMULA A EDUCAÇÃO CONTINUADA A EDUCORP NÃO DISPENSA PARCERIAS COM AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS A EDUCORP DEVE PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE PONTES ENTRE: CONHECIMENTO E TRABALHO EDUCAÇÃO E SETOR PRODUTIVO UNIVERSIDADES E CORPORAÇÕES II - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA (EDUCORP) EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE
4
4 INTERAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA: A ESCOLA DEVE ESTAR ALINHADA COM AS DEMANDAS DO MERCADO O MERCADO DEVE ESTAR ALINHADO COM: VISÃO SISTÊMICA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO COMUNITÁRIA DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS II - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA (EDUCORP) Cont. EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE DOS CENTROS DE PESQUISA E DOS INSTITUTOS TECNOLÓGICOS
5
5 III - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA ABDIB PORQUE A ABDIB: VISÃO SISTÊMICA DA INFRA-ESTRUTURA VISÃO ESPECÍFICA DE SEUS DIVERSOS SEGMENTOS DIVERSIDADE CULTURAL E TECNOLÓGICA ARTICULAÇÃO COM AS EMPRESAS OBTENDO: GANHOS DE ESCALA COERÊNCIA PROGRAMÁTICA OTIMIZAÇÃO DAS PARCERIAS EDUCACIONAIS INTERAÇÃO ENTRE O SETOR PÚBLICO E PRIVADO APOIO DOS FUNDOS SETORIAIS DO MCT CONSTITUIÇÃO DE NETWORK DENTRO DA CADEIA PRODUTIVA RECORTE “AO VIVO” DO PROCESSO REGULATÓRIO DA INFRA-ESTRUTURA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE
6
6 OBJETIVOS: III - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA ABDIB (Cont.) FORMAR LIDERANÇAS CAPACITADAS A GERIR A COMPLEXIDADE, INTEGRANDO CONHECIMENTOS, PROPONDO ESTRATÉGIAS E FORMULANDO NOVAS POLÍTICAS SETORIAIS ESPECIALIZAR PROFISSIONAIS EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, ATRAVÉS DE CURSOS “SOB MEDIDA” E “ SOB ENCOMENDA” ESTIMULAR A CIDADANIA EXPRESSA NA IMPORTÂNCIA SOCIAL DA INFRA- ESTRUTURA, AMPLIANDO A DIMENSÃO ÉTICA E CULTURAL DE SEUS PROFISSIONAIS ENFIM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS POR MEIO DO TRIPÉ: INFRA-ESTRUTURAMEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE
7
7 IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CONCEITO: CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E VALORES DIFERENCIAÇÃO ENTRE: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE CERTIFICAÇÃO (DIPLOMA) ESCOLAR: COMPETÊNCIA NOMINAL CERTIFICAÇÃO (APROVAÇÃO) POR “EXAME DE ORDEM”: COMPETÊNCIA REAL MÍNIMA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (NO MERCADO DE TRABALHO): COMPETÊNCIA REAL ADEQUADA: PRINCÍPIOS LEGITIMIDADE: PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ATORES CONFIABILIDADE: PROCESSO COMPETENTE E TRANSPARENTE VALIDADE: RECONHECIMENTO PELO SETOR PRODUTIVO CREDIBILIDADE: ACEITO PELA SOCIEDADE
8
8 IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (Cont.) OBJETIVOS: EMPRESAS: PROCESSO DE CONTRATAÇÃO MAIS CONFIÁVEL MAIOR COMPETITIVIDADE ESCOLAS: FEEDBACK PEDAGÓGICO ARTICULAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO CONSUMIDOR: MELHOR ATENDIDO PAÍS: DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE DESENVOLVIMENTO PESSOAL TRABALHADORES: INSERÇÃO QUALIFICADA
9
9 ESTRUTURA: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE CONSELHO NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO POLÍTICAS E DIRETRIZES ÓRGÃO CERTIFICADOR CREDENCIADO CANDIDATO À CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL CERTIFICADO ABNT NORMALIZAÇÃO CONS. NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER E RESOLUÇÃO INMETRO CREDENCIAMENTO IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (Cont.)
10
10 DESAFIOS: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE A SOCIEDADE BRASILEIRA NÃO CONHECE E PORTANTO NÃO VALORIZA CORRESPONDÊNCIA COM NORMAS INTERNACIONAIS AVALIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS COMPLEXIDADE PARA ELABORAR PERFÍS PROFISSIONAIS MOBILIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO CORRESPONDÊNCIA COM AS DEMANDAS PRINCÍPIOS DA VOLUNTARIEDADE – INCLUSÃO – INSERÇÃO MANUTENÇÃO – AVALIAÇÃO – ATUALIZAÇÃO CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (Cont.)
11
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INFRA - ESTRUTURA E INDÚSTRIAS DE BASE www.abdib.org.brabdib@abdib.com.br 11
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.