A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE –

2 EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE I - A EDUCAÇÃO NO BRASIL O ABANDONO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL O AVANÇO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS  UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL  O AVANÇO DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUANTIDADE X QUALIDADE: “NÃO HÁ QUALIDADE SOCIAL SEM QUANTIDADE TOTAL “ A EDUCAÇÃO NÃO TEM GESTÃO 2

3 A VELOCIDADE E A COMPLEXIDADE DOS CONHECIMENTOS E AVANÇOS TECNOLÓGICOS ULTRAPASSAM O ALCANCE DA ESCOLA TRADICIONAL 3 A EDUCORP É INDISPENSÁVEL PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PERFÍS PROFISSIONAIS A EDUCORP ESTIMULA A EDUCAÇÃO CONTINUADA A EDUCORP NÃO DISPENSA PARCERIAS COM AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS A EDUCORP DEVE PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE PONTES ENTRE:  CONHECIMENTO E TRABALHO  EDUCAÇÃO E SETOR PRODUTIVO  UNIVERSIDADES E CORPORAÇÕES II - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA (EDUCORP) EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE

4 4 INTERAÇÃO ENTRE OFERTA E DEMANDA:  A ESCOLA DEVE ESTAR ALINHADA COM AS DEMANDAS DO MERCADO  O MERCADO DEVE ESTAR ALINHADO COM:  VISÃO SISTÊMICA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS  CONSTRUÇÃO COMUNITÁRIA DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS II - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA (EDUCORP) Cont. EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE  INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE DOS CENTROS DE PESQUISA E DOS INSTITUTOS TECNOLÓGICOS

5 5 III - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA ABDIB PORQUE A ABDIB:  VISÃO SISTÊMICA DA INFRA-ESTRUTURA  VISÃO ESPECÍFICA DE SEUS DIVERSOS SEGMENTOS  DIVERSIDADE CULTURAL E TECNOLÓGICA  ARTICULAÇÃO COM AS EMPRESAS OBTENDO:  GANHOS DE ESCALA  COERÊNCIA PROGRAMÁTICA  OTIMIZAÇÃO DAS PARCERIAS EDUCACIONAIS  INTERAÇÃO ENTRE O SETOR PÚBLICO E PRIVADO  APOIO DOS FUNDOS SETORIAIS DO MCT  CONSTITUIÇÃO DE NETWORK DENTRO DA CADEIA PRODUTIVA  RECORTE “AO VIVO” DO PROCESSO REGULATÓRIO DA INFRA-ESTRUTURA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE

6 6 OBJETIVOS: III - A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA ABDIB (Cont.)  FORMAR LIDERANÇAS CAPACITADAS A GERIR A COMPLEXIDADE, INTEGRANDO CONHECIMENTOS, PROPONDO ESTRATÉGIAS E FORMULANDO NOVAS POLÍTICAS SETORIAIS  ESPECIALIZAR PROFISSIONAIS EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, ATRAVÉS DE CURSOS “SOB MEDIDA” E “ SOB ENCOMENDA”  ESTIMULAR A CIDADANIA EXPRESSA NA IMPORTÂNCIA SOCIAL DA INFRA- ESTRUTURA, AMPLIANDO A DIMENSÃO ÉTICA E CULTURAL DE SEUS PROFISSIONAIS  ENFIM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS POR MEIO DO TRIPÉ: INFRA-ESTRUTURAMEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE

7 7 IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CONCEITO: CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E VALORES DIFERENCIAÇÃO ENTRE: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE  CERTIFICAÇÃO (DIPLOMA) ESCOLAR: COMPETÊNCIA NOMINAL  CERTIFICAÇÃO (APROVAÇÃO) POR “EXAME DE ORDEM”: COMPETÊNCIA REAL MÍNIMA  CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (NO MERCADO DE TRABALHO): COMPETÊNCIA REAL ADEQUADA:  PRINCÍPIOS  LEGITIMIDADE: PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ATORES  CONFIABILIDADE: PROCESSO COMPETENTE E TRANSPARENTE  VALIDADE: RECONHECIMENTO PELO SETOR PRODUTIVO  CREDIBILIDADE: ACEITO PELA SOCIEDADE

8 8 IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (Cont.)  OBJETIVOS:  EMPRESAS: PROCESSO DE CONTRATAÇÃO MAIS CONFIÁVEL MAIOR COMPETITIVIDADE  ESCOLAS: FEEDBACK PEDAGÓGICO ARTICULAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO  CONSUMIDOR: MELHOR ATENDIDO  PAÍS: DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE DESENVOLVIMENTO PESSOAL  TRABALHADORES: INSERÇÃO QUALIFICADA

9 9  ESTRUTURA: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE CONSELHO NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO POLÍTICAS E DIRETRIZES ÓRGÃO CERTIFICADOR CREDENCIADO CANDIDATO À CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL CERTIFICADO ABNT NORMALIZAÇÃO CONS. NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER E RESOLUÇÃO INMETRO CREDENCIAMENTO IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (Cont.)

10 10  DESAFIOS: EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO PARA A COMPETITIVIDADE  A SOCIEDADE BRASILEIRA NÃO CONHECE E PORTANTO NÃO VALORIZA  CORRESPONDÊNCIA COM NORMAS INTERNACIONAIS  AVALIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS  COMPLEXIDADE PARA ELABORAR PERFÍS PROFISSIONAIS  MOBILIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO  CORRESPONDÊNCIA COM AS DEMANDAS  PRINCÍPIOS DA VOLUNTARIEDADE – INCLUSÃO – INSERÇÃO  MANUTENÇÃO – AVALIAÇÃO – ATUALIZAÇÃO  CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO IV – CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (Cont.)

11 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INFRA - ESTRUTURA E INDÚSTRIAS DE BASE www.abdib.org.brabdib@abdib.com.br 11


Carregar ppt "Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google