MÉXICO: PROSPERIDADE E MISÉRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ERA VARGAS 1930 – 1945.
Advertisements

Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
A REVOLUÇÃO RUSSA.
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
A República Velha Brasileira ( )
NAZISMO.
REPÚBLICA VELHA ( ).
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
Revolução Mexicana.
BELLE EPOQUE A REVOLUÇÃO MEXICANA IMPERIALISMO DOS ESTADOS UNIDOS
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
A REVOLUÇÃO MEXICANA “ A LUTA DOS OPRIMIDOS “.
1 - A REVOLUÇÃO MEXICANA (1911):
República Oligárquica (1894 – 1930):
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
Revolução Russa Webster Pinheiro.
Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
O Caráter Autoritário do Desenvolvimento Capitalista no Brasil
VENCESLAU BRÁS – 1914 a 1918 Desenvolvimento da indústria nacional devido a 1ª Guerra Mundial. O Brasil começou a produzir aqui o que não podia importar.
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
CAP. 2 – Os países hispano-americanos no início do século XX
GUERRA DO CONTESTADO.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
“ A Rússia na primeira guerra mundial “
Revoluções do Século XX (II)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
MÉXICO: ENTRE DOIS MUNDOS
REVOLUÇÃO RUSSA.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Era Vargas HB.12.
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
GUATEMALA.
O Populismo na América Latina
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
Revisão P3 História pontos importantes!
Revolução Russa Rússia.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
América Latina.
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
A REVOLUÇÃO MEXICANA DE (1910)
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
Revolução Mexicana.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
 Foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz;
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
HISTÓRIA – GILLIANNE NUNES
Revolução Mexicana de 1910.
REVOLUÇÃO MEXICANA.
Transcrição da apresentação:

MÉXICO: PROSPERIDADE E MISÉRIA A mais sangrenta das Revoluções da América. Período armado : 1910 – 1920 1 milhão de mortos e exilados. Homens, mulheres, crianças, militares, camponeses, operários, burgueses, fazendeiros, políticos, todos lutaram contra ou a favor do poder central.

Objetivos dos rebeldes 1º: Reforma Política - Ditadura Porfírio Diaz (1876 a 1911) 2 º: Reforma Agrária - Terras estavam concentradas nas oligarquias nacionais e internacionais.

Porfirio DíaZ

Porfírio DíaZ General do Exército; Candidato 2 vezes, em 1867 – 1871; Duas derrotas; Em 1876 toma o poder por meio de um Golpe. Ditadura estabelecida por Porfírio Diaz, governou o México de 1876 e 1911, o chamado “porfiriato” teve como missão política maior preservar os privilégios da elite que abraçou o movimento de independência.

SOCIEDADE MEXICANA Maioria analfabetos: TOTAL - 11 milhões de pessoas. Grande parte dessa massa desinformada e miserável era composta por indivíduos de origem indígena submetidos ao desmando legitimado dos grandes proprietários de terra. Formação de um movimento popular afastado dos grandes círculos de discussão ideológica e política, marcado por seu caráter popular e social.

PERÍODO PORFIRIATO 32 ANOS; PODER PLURIPESSOAL, PIRAMIDAL, DE EXPLORAÇÃO. APOIADO POR GRUPO DE CIENTISTAS, POLÍTICOS; RESULTADOS DA ADMINISTRAÇÃO: ↑ CRESCIMENTO ECONÔMICO DESASTRES SOCIAIS

PERÍODO PORFIRIATO 1844: muda a Constituição para permanecer no poder. Reeleito 7 X por FRAUDE ELEITORAL. O PORFIRIATO ELIMINAVA QUALQUER TIPO DE OPOSIÇÃO POLÍTICA NO PAÍS. (CORONELISMO – BRASIL)

RESULTADOS DO GOVERNO ↑ DA POPULAÇÃO : 9 MILHÕES – 15 MILHÕES ↑ DA EXPORTAÇÃO EM 6 VEZES GOVERNO CONSEGUE PAGAR SUAS DÍVIDAS COM OS EUA. PROMOVE O CRESCIMENTO ECONÔMICO PORÉM ESSA NÃO ERA A REALIDADE DE TODOS OS MEXICANOS.

QUANTO AOS PRIVILÉGIOS PORFÍRIO DIAZ PORFIRIATO CAMPONESES

REGIÕES ECONÔMICAS DO MÉXICO NORTE: extração de minérios CENTRO-SUL: indústrias agrárias e têxtis YUCATAN: indústrias de cizal

REGIÕES ECONÔMICAS DO MÉXICO FERROVIAS PATROCINADAS PELO CAPITAL ESTRANGEIRO EMPRESAS ESTRANGEIRAS A modernização das indústrias agrárias favoreceu o desenvolvimento das fazendas que cresceram em tamanho e população.

Lei das Terras Devolutas e Ociosas .Em 1895 Porfirio pôs em prática a Lei da desamortização (liberação para alienação dos bens de mão-morta) com a Lei das Terras Devolutas e Ociosas que era a denúncia e a apropriação de terras improdutivas. Com isso: o consumo de milho caiu 10kg entre 1895 e 1910; a média de vida caiu para 31 para 30;5 anos; Nos últimos 5 anos do século XIX a mortalidade infantil aumentou de 304 para335 mil.

SOCIEDADE... SEM LIBERDADE, SEM DISSIDÊNCIAS POLÍTICAS, SEM OXIGÊNIO! FOCOS DE REBELIÕES ERAM COMBATIDOS PELA POLÍCIA DO GOVERNO.

É preso acusado de incitar rebeliões. Francisco Madero (1911 – 1913): Oposição liberal (burguesia). Proposta inspirada no modelo norte-americano: igualdade jurídica, divisão de poderes, liberdade econômica e eleições sem fraudes. É preso acusado de incitar rebeliões.

BASE CAMPONESA Madero foge EUA, passa a ter dois objetivos: 1. Luta Armada; 2. Devolução das terras para os indígenas. Base popular toma o partido e apoia Madero, milhares de homens do campo vão para as cidades a atacam seus opositores.

MADERO é eleito 05/1911 Dificuldade de governar vários setores. Camponeses Militares Operários Estrangeiros 10 anos de guerra civil 1911-1920

A insatisfação camponesa se traduziu na intensificação das revoltas contra os latifúndios e ações de combate direto. Francisco Madero, fazendo jus à sua ação demasiadamente reformista, não apoiou a ação campesina e protegeu os grandes proprietários de terra. O potencial revolucionário logo alertou as potências industriais que, na época, adotavam ações intervencionistas no continente americano. O andamento da revolução mexicana se intensificou quando Madero foi assassinado a mando do comandante do Exército Victoriano Huerta. O militar tentou arrefecer a onda revolucionária através da criação de um regime ditatorial. No entanto, as ações dos camponeses liderados por Zapata e Villa forçaram a queda do governo Huerta, em 1914. Um novo governo constitucional foi estabelecido com a eleição de Venustiano Carranza.

A revolução mexicana tomava força enquanto as elites agrárias tentavam reorganizar o cenário político nacional. No ano de 1917, uma nova carta constitucional foi criada, legitimando o governo Carranza. Os revolucionários não apoiaram o novo presidente e se mantiveram em situação de luta. No entanto, a morte de Emiliano Zapata, em 1919, e de Pancho Villa, em 1923, causou o desmembramento da classe subalterna mexicana, dando fim ao processo revolucionário.