D. Nuno Álvares Pereira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Os Lusíadas” Canto IV.
Advertisements

D. Afonso Henriques. D. Afonso Henriques A sua Biografia.
D.Fernando I D. Fernando I, nono Rei de Portugal, nasceu a 31 de Outubro de 1345 em Lisboa. Era filho do rei Pedro I de Portugal e da princesa Constança.
D. Afonso ll.
Santiago Temuco Foi lá em Temuco que José morreu, deixando órfãs as filhas Laura e Júlia. A mãe e as duas meninas começaram a passar grandes dificuldades.
A República faz 100 anos.
25 de Abril de 1974.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
Aprender a divertir Para isso clica no botão da resposta que achas correcta. Lê as perguntas com atenção e procura divertir-te.
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
Fernando Pessoa.
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
Festa do Rosário e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz.
A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão.
Madre Teresa de Calcutá
sobre a História de Portugal?
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
As Invasões Francesas.
Os Lusíadas de Luís de Camões
História de Portugal Aula n.º 11 A Crise Dinástica ( )
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
A Crise de Teresa Martins.
CONCURSO LER E SABER.
realizado por: Filipa nº09 Ruben Nº23 Beatriz Nº18
Entrou, em 1423, na Ordem dos Carmelitas, levando uma existência na prática da caridade mais exemplar.
Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa
Portugal no século XIV A revolução de
Almeida Negreiros.
D. Dinis “ O Lavrador”.
D.Dinis.
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
A formação de Portugal D. Afonso Henriques.
Cognominado de : O DESEJADO
 A mina d'Ouro  Havia uma mina no lugar chamado poldras, junto à mata do palácio de Mateus. Havia lá uma mina que se chamavam-lhe mina d'Ouro, que aparecia.
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
D.MARIA I Cognomes: a piedosa ou a pia/a louca.
Nós, os cristãos, somos considerados como instrumentos de Deus. Instrumentos não agem sozinhos, mas eles precisam ser usados por alguém, no nosso caso.
Batalha De Aljubarrota
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
DE CONDADO A REINO INDEPENDENTE
Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes Teatro D. Maria II
O INTERREGNO ( ) D. LEONOR TELES O MESTRE DE AVIS
Maria João Gama Crise e Revolução em Portugal no Século XIV Nome Nº Turma Nome Nº Turma AVALIAÇÃO História 8 90 minutos.
A lua de Joana.
A primeira cena de “violência doméstica” em Portugal deu origem ao nome de uma cidade portuguesa…
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
Ilustrações : Sabine Wilharm
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
Era uma vez uma menina chamada Flori.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
Cavaleiros Medievais Medieval Knights. Nuno Álvares Pereira Nuno Álvares Pereira nasceu em Portugal a 24 de Junho de Com cerca de 1 ano de idade.
III Dinastia Dinastia Castelhana ou Filipina
Biografia de Dona Inês de Castro
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
ABRIL 1974.
Afonso Henriques O 1º Rei de Portugal
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
O Conde D. Henrique O conde D. Henrique queria tornar o seu condado independente do reino de Leão, mas morreu sem conseguir realizar esse desejo: a independência.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE
Cultura Geral - História. 1 - O rei Henrique VIII foi o pai da rainha... a) Isabel I b) D. Amélia c) Ana Bolena.
DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL
Portugal no século XIV A revolução de
D. Dinis Sexto rei de Portugal Filho de D. Afonso III a de D. Beatriz de Castela.
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
CONTEXTO HISTÓRICO Cronista de D. João I, guarda-mor das escrituras da Torre do Tombo, é a personalidade mais marcante da literatura portuguesa medieval.
Portugal no século XIV A revolução de
Portugal Fernando Santos.
Transcrição da apresentação:

D. Nuno Álvares Pereira

Índice: Capa Índice Biografia Quem foi D. Nuno Álvares Pereira ? O que fez ele de importante? Conclusão Imagens Wikipédia

Biografia D. Nuno Álvares Pereira nasceu a 24 de Junho de 1360 em Cernache de Bonjardim ou Flor da Rosa. D .Nuno Álvares Pereira faleceu a 1 de Novembro de 1431 em Lisboa.

Quem foi D. Nuno Álvares Pereira Como dizia Fernão Lopes, D. Nuno Álvares Pereira era um dos filhos naturais de D. Álvaro Gonçalves Pereira, Prior da Ordem do Hospital, e Iria Gonçalves. D. Nuno Álvares Pereira cresceu na casa do pai até aos treze anos e foi lá que se iniciou “como bom cavalgante, torneador, justador e lançador” e foi onde começou a gostar de ler , lia nos” livros de cavalariça que a pureza era a virtude que tornava invencíveis os heróis de távola, e procurava a sua alma e o corpo se conservassem imaculados”. Com essa idade entrou para a corte de D. Fernando, onde se tornou cavaleiro de armadura emprestada por D. João, Mestre de Avis. D. Nuno Álvares Pereira estava decidido em manter-se virgem, foi praticamente obrigado pelo pai que aos 16 anos se casasse com Leonor de Alvim.

O que fez de importante Quando o rei D. Fernando morre em 1383, sem herdeiros só a princesa D. Beatriz, casada com o rei João I de Castela . D. Nuno foi um dos primeiros a apoiar João, Mestre de Avis. Havia hipótese de P Portugal perder a independência para os castelhanos, em Abril de 1384. A 6 de Abril de1385, D. João é reconhecido pelas cortes rei de Portugal . D. João de Castela decide invadir Portugal com vista a proteger os interesses de D. Beatriz, mas D. Nuno toma controlo da situação. A 14 de Agosto D. Nuno mostra o seu génio militar ao vencer a batalha de Aljubarrota . A batalha era decisiva no fim da instabilidade política de1383-1385 e na independência portuguesa. No ano da morte do rei de Castela, dedicou-se a realizar incursões contra a fronteira de Castela. Nessa altura foi travada a batalha de Valverde. Na altura mais crítica da batalha deram por falta de D. Nuno quando já pensavam o pior seu escudeiro encontra-o a rezar entre dois penedos. Quando acabou de rezar deu as a suas ordens venceram a batalha de forma milagrosa.

Conclusão Já sabia que esta personagem era importante na história portuguesa mas não sabia algumas das coisas que ele tinha feito e agora já sei.

Imagens D. Nuno Álvares Pereira

Wikipédia http://www.google.com/imgres?q=d.+nuno+ alvares+pereira Daniela Gomes 6ª1 nª5