Resistores Fixos e Variáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

Medida da resistência do circuito de terra
Física Geral e Experimental II
Física Geral e Experimental II
Capacitores.
Construção de protótipos de circuitos electrónicos
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - GERADOR DC
Resistores.
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Ed Erica
Módulo 6 Rosângela Moreira
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Corrente elétrica.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
1° Aula – Práticas Profissionais
Configuração de Jumpers
SMD.
Apresentação PowerPoint
ELETRICIDADE 10 CAPACITORES Prof. Cesário.
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
O símbolo que representa um resistor é:
Eletricidade e Magnetismo
É propriedade de certas partículas;
Código de Cores Resistores.
Fundamentos de Circuitos Elétricos
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
TRANSFORMADORES.
Instrumentação Potencia e Resistência
Fábio de Oliveira Borges
Eletricidade e Mecânica
TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR
Algarismos Significativos
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
Projeto A prática das Ciências Exatas e Naturais no viés da formação de futuros Engenheiros FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência.
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Professor: ∆lan Mód 02.
Aula 04: Tipos de resistores – código de cores
Infraestrutura de Redes Tiago de Souza Figueiredo.
Electricidade Educação Tecnológica.
Condução Elétrica e Térmica em Sólidos
Associação de Resistores
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Fatec SBC Automação Industrial Prof Rômulo
Eletricidade Aula 12 Resistores
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
1. Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção, operando com.
MEDIDAS DE TEMPERATURA
ELETRICIDADE BÁSICA CC Prof: Luís Carlos C. Monteiro com
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Corrente Elétrica.
Introdução à Eletrônica
Associação de Resistores
Capacitores Fixos Capacitores são encontrados em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, nas mais diversas formas e tamanhos. Estes componentes.
01 – Algarismos significativos
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
Profa. Marisa Cavalcante Eletrodinâmica Conceitos básicos.
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
II. Resistência elétrica
PSI3012 – Introdução à Eletricidade e Eletrônica Profa. Roseli de Deus Lopes 2o. sem Aula 3.
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Profa. Marisa Cavalcante Eletrodinâmica Conceitos básicos.
Transcrição da apresentação:

Resistores Fixos e Variáveis

Os resistores (fixos): O primeiro componente que iremos estudar chama-se resistor. Sua função é limitar o fluxo de corrente em um circuito, ou seja, dificultar a passagem da correte elétrica. A medida da resistência elétrica é o ohm, simbolizada pela letra grega Omega “ Ω ”. Os resistores mais comuns são os de carbono. Simbologia:

Principais Tipos Os tipos de resistores são classificados conforme o material utilizado e o aspecto construtivo. Alguns tipos de resistores são apresentados a seguir: * Resistores de carbono; * Resistores de fio; * Resistores de filme. * Resistores para montagens em superfície (SMR)

Resistores de carbono Um resistor de carbono é o tipo mais comum. É feito enrolando uma faixa de carbono em torno de um núcleo cerâmico. A pista de carbono é enrolada em torno do núcleo por uma máquina ou então gravada no núcleo com um dispositivo a laser. Dois fios de metal de cobre são então inseridos nas extremidades do resistor, de modo que os lados do circuito toquem os fios. O resistor é então pintado para selar o núcleo.

Alguns Modelos de Resistores de Carbono

Comportamento de um resistor em um circuito elétrico. http://www.burgoseletronica.net/animacoes/animacoes_index.html

Resistores de fio São resistores constituídos de fio de área transversal desejada, enrolado sem um tubo de cerâmica e protegidos contra problemas mecânicos por uma capa de silicone ou esmalte. São usados geralmente para dissipar grandes quantidades de potência (watts).

Alguns modelos de Resistores de caracteristicas “Fio”

Resistores de Filme metálico São feitos de pequenos bastões de cerâmica revestidos por uma liga metálica ou de óxido metálico. O valor da resistência é controlado primeiramente pela espessura do revestimento (quanto mais espesso menor a resistência). Além disso, uma fina espiral pode ser cortada ao longo do bastão, por meio de um laser, criando uma longa tira, a qual formará efetivamente o resistor. Devido a este processo de fabricação, podem ser obtidos resistores com valores bem mais precisos (cerca de 1% de tolerância). Também existem os resistores de filme de carvão, similares aos de filme metálico, porém, mais baratos e menos precisos (5% de tolerância). Estes últimos são, sem dúvida, os mais utilizados em circuitos eletrônicos.

Alguns modelos de resistores de Filme Metálico

Resistores para montagens em superfície (SMR) A constante miniaturização dos equipamentos eletrônicos levou a criação de uma tecnologia  chamada  Surface Mounting Devices , mais conhecida como SMD.  Os componentes SMD são pequenos e geralmente são soldados diretamente nas trilhas de cobre das placas de circuito impresso.  Observe na do próximo slide alguns componentes SMD.      As dimensões dos resistores SMD ficam em torno de 3mm  de comprimento por 1 de largura.      Os resistores para montagem em superfície (SM em inglês Surface Mounting), têm uma codificação que pode ser de três ou quatro caracteres. Os resistores SMD com três caracteres, figura 1, são os mais utilizados em equipamentos eletrônicos. Nesse código, os dois primeiros números representam os dois primeiros dígitos da resistência, no caso 30. O terceiro dígito significa o fator de multiplicação ou número de zeros que deve ser acrescentado. No caso 000. Ficamos então com 30 000 ohms ou 30K ohms. Para resistências menores de 10 ohms pode ser usada a letra R tanto, para indicar isso como em lugar da vírgula decimal. Assim, podemos 10R para 10 ohms ou 4R7 para 4,7 Ohms. Em certos casos, com resistores na faixa de 10 a 99 ohms podemos ter o uso de apenas dois dígitos para evitar confusões: por exemplo, 33 ou 56 para indicar 33 ohms ou 56 ohms. Também existem casos em que o K (quilo) ou M (mega) é usado em lugar da vírgula.

Abaixo uma breve descrição da estrutura fasíca do componente

Algumas imagens de resistores SMD

Video aplicando resistor SMD https://www.youtube.com/watch?v=8JM4oCpWnjU

Observações Gerais Obs: Quando houver a marcação 0, 00 ou 000 significa que o resistem tem resistência nula, ele é como um fio de  utilizado para pular trilhas de cobre da placa (jumper) .    Alguns exemplos:   330 =   33 ohms 331 =   330 ohms 473 =   47KΩ =47.000 ohms 1R2 = 1,2 ohms 1K2 =  1,2KΩ = 1.200 ohm

Códigos de Resistores

Leitura dos Códigos Resistores padrão, encontrados em 99% dos circuitos eletrônicos, possuem 4 faixas de cor. As duas faixas da esquerda correspondem aos dois algarismos do valor da resistência. A terceira faixa exerce a função de um fator multiplicativo que é aplicado aos dois algarismos anteriores. A quarta faixa expressa a tolerância do componente, isto é, o quanto o valor real pode diferir do valor teórico expresso pelo fabricante no código de cores.

Exemplos

Resposta do Exemplo ???????????????????????????????????????????????