QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CLASSIFICAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CLASSIFICAÇÃO

ALERTA!!! CUIDADO, VOCÊ PODE ESTAR DESCARTANDO UM CONSUMIDOR FIEL LEVADO APENAS PELA SUA PRIMEIRA IMPRESSÃO. AO CONTRÁRIO DO VELHO DITADO, AQUI, A PRIMEIRA IMPRESSÃO NÃO É A QUE FICA!

VEJA ESTAS MULHERES COM ATENÇÃO E DESCUBRA O QUE ELAS TÊM EM COMUM?

E ESTA MULHER? VOCÊ ACHA QUE ELA PODE COMPRAR SEU PRODUTO? 15% DOS ENTREVISTADOS CLASSIFICARAM ESTA MULHER NA CLASSE “A1”. 85% A CLASSIFICARAM EM CLASSES MAIS BAIXAS: 29% A2; 27% B1; 21% B2; 4% C1. OU SEJA: 85% DOS ENTREVISTADOS, AO CLASSIFICAREM ESTA MULHER A PARTIR DE SEUS PRÉ-CONCEITOS ESTARIAM DESCARTANDO DA CLASSE A1 UMA CONSUMIDORA EMPRESÁRIA, QUE MORA EM UM CONDOMÍNIO DE ALTO PADRÃO, NUMA CASA COM 10 BANHEIROS, 7 CARROS NA GARAGEM, 11 TELEVISORES, 6 DVDS E 2 EMPREGADAS MENSALISTAS.

ISSO É O QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR NA RECEPÇÃO AO PEDIR AO RECRUTAMENTO UM GRUPO DE MULHERES A1. Mulheres sofisticadas e mulheres mais simples, todas absolutamente dentro do Critério e potenciais consumidoras de produtos dirigidos ao seu perfil de renda.Embora o Critério não seja infalível, ele é a uma base importante na seleção. As distorções ou especificidades relacionadas a produtos e serviços devem ser analisadas com cuidado em cada trabalho e nunca objeto de análises superficiais e baseadas no impacto da 1ª. impressão.

SEGUINDO RIGOROSAMENTE O CRITÉRIO BRASIL 2008, VOCÊ DIRIA QUE ESTAS MULHERES PERTENCEM À MESMA CLASSE? Uma é professora, duas são advogadas, uma é filha de comerciante e estudante. Pela aparência, você eliminaria alguma de um grupo da classe A2? A primeira obteve o maior reconhecimento: 39% dos entrevistados a classificaram corretamente. No entanto, 61% dos entrevistados a classificaram em outros segmentos. No caso das outras mulheres, o índice de acerto foi ainda menor.

ESTAS DUAS MULHERES ESTÃO NO MESMO SEGMENTO: A2 Esta – da Capital – foi mais associada à classe A1 (43%) do que a qualquer outro segmento. Já esta – do Interior – foi mais associada à classe C1 (30%) do que a qualquer outro segmento.

ESTA JOVEM E PRÓSPERA ADVOGADA NÃO ATINGIU AS EXPECTATIVAS DOS ENTREVISTADOS Recém casada, excelente poder de compra, esta mulher, de acordo com os critérios de classificação está na classe A2, mas, uma análise mais profunda pode colocá-la junto a consumidores A1. Ainda assim, 58% dos entrevistados classificaram esta mulher em classes econômicas mais baixas: 21% B2, 33% B1 e 5% C1.

CHEGANDO À RECEPÇÃO DE UM GRUPO, VOCÊ ACREDITARIA QUE ESTAS DUAS MULHERES SÃO B1? Já esta mulher foi considerada B1 por 40% dos entrevistados, sendo que 39% a consideraram A1 e A2. Pois é, apenas 3% dos entrevistados acreditaram que esta mulher é B1. Espantosos 63% a classificaram como C2 ou D!

A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS CLASSIFICOU INCORRETAMENTE AS MULHERES DA CLASSE D. Já esta, uma mulher que vive numa garagem cedida, tem 7 filhos dividindo 3 camas e rendimento de R$170,00 mensais, foi classificada C1 por 34% dos entrevistados e B1 e B2 por 15%. Ninguém identificou corretamente o seguimento sócio-econômico desta mulher. As associações dividiram-se entre as classes A1 (20%), A2(20%), B1(21%), B2(27%), C1(21%) e C2(10%).

VOCÊ PODERIA IDENTIFICAR, ENTRE AS FOTOS ABAIXO, QUE MULHER FOI EXCLUÍDA DA CLASSE B2?

VOCÊ PODERIA IDENTIFICAR, ENTRE AS FOTOS ABAIXO, QUE MULHER FOI EXCLUÍDA DA CLASSE B2? Esta mulher foi considerada C2 por 40% dos entrevistados e seria excluída de um grupo B2 por 92% deles.

ESTAS MULHERES SERIAM EXCLUÍDAS DO GRUPO POR, PELO MENOS, 71% DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS.

VOCÊ CLASSIFICARIA ESTAS QUATRO MULHERES COMO A1? De acordo com o Critério Brasil 2008, todas fazem parte da mesma classe, A1. Porém, as duas primeiras são do interior e sua aparência não corresponde à expectativa de classe A1 para 85% dos entrevistados, que provavelmente as descartariam na primeira olhada.

VOCÊ CLASSIFICARIA ESTAS QUATRO MULHERES COMO D? De acordo com o Critério Brasil 2008, todas fazem parte da mesma classe, a classe D.

VOCÊ CLASSIFICARIA ESTAS QUATRO MULHERES COMO D? São Paulo São Paulo Ribeirão Preto Ribeirão Preto Na avaliação visual, estas mulheres de São Paulo acabaram sendo classificadas em classes mais altas (ninguém identificou a primeira na classe D e só 12% identificaram a segunda nesta classe), enquanto as mulheres de Ribeirão Preto foram mais identificadas à classe D (33% a primeira e 34% a segunda).

CONCLUSÃO Ninguém chegou perto de associar corretamente 100% das mulheres apresentadas; A maioria dos profissionais associou corretamente entre 11 e 16 mulheres (menos de 1/3 do total); Quem teve o melhor desempenho, associou apenas 21 mulheres corretamente. Menos da metade. VALE A PENA DEIXAR-SE LEVAR PELA PRIMEIRA APARÊNCIA E COLOCAR TODO UM PROJETO EM RISCO?

CONCLUSÃO NA VIDA REAL É COMUM OUVIRMOS FRASES COMO: “ESTE GRUPO NÃO É UMA CLASSE...”; “MEU CLIENTE NÃO VAI ACREDITAR QUE ESTA GENTE SEJA DA MESMA CLASSE.”; “ISSO NÃO É CLASSE A1 NEM AQUI, NEM NA CHINA.”. A RECEPÇÃO NÃO DEVE SER OBJETO DE AVALIAÇÃO, DESCRÉDITO OU DESCARTE. NA DÚVIDA, DEVEMOS RECORRER AO FILTRO, SEMPRE E CADA VEZ MAIS FUNDAMENTAL E IMPORTANTE NA DETERMINAÇÃO DO GRUPO E NA SUA MELHOR CONFIGURAÇÃO, SEMPRE CONSIDERANDO OS OBJETIVOS DO TRABALHO. O CRITÉRIO BRASIL DE SEGMENTAÇÃO SÓCIO ECONÔMICA 2008 VEM APERFEIÇOAR A CLASSIFICAÇÃO E EVITAR QUE UMA PESSOA MUDE DE CLASSE COM A AQUISIÇÃO DE “UM RADINHO”.

CONCLUSÃO CRITÉRIO BRASIL + FILTROS + ANÁLISE – A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO PROFISSIONAL COMEÇA NA CORRETA SELEÇÃO DOS GRUPOS DE ANÁLISE. VALORIZAR ESTA ETAPA FUNDAMENTAL DO PROCESSO GARANTE A QUALIDADE FINAL DAS INFORMAÇÕES E UMA ABORDAGEM MAIS SEGURA NO MOMENTO DE UTILIZÁ-LAS. O CRITÉRIO BRASIL 2008 É A BASE PARA QUALQUER CLASSIFICAÇÃO, MAS, TANTO QUANTO CONFIAR APENAS NA APARÊNCIA DAS PESSOAS, NÃO É GARANTIA DE SUCESSO. SUA ASSOCIAÇÃO, LIVRE DE PRÉ-CONCEITOS E ESTEREÓTIPOS , COM FILTROS BEM CONSTRUÍDOS E CLAROS, É QUE PODERÁ DETERMINAR A REUNIÃO DE UM GRUPO COM O PERFIL MAIS ADEQUADO AOS OBJETIVOS DO TRABALHO. CRITÉRIO BRASIL + FILTROS + ANÁLISE – PRÉ-CONCEITO – DISCRIMINAÇÃO = GRUPO OK.

CONCLUSÃO A1 A2 B1 B2 D CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO QUE LEVEM EM CONTA DIFERENÇAS REGIONAIS SÃO INDISPENSÁVEIS. MESMO NUMA MESMA CIDADE, PESSOAS DE DIFERENTES REGIÕES VESTEM-SE E APRESENTAM-SE DE FORMA DIFERENTE. A1 A2 C1 C2 D

CONCLUSÃO A1 B1 A2 C2 D D Ribeirão Preto São Paulo Ribeirão Preto São Paulo Ribeirão Preto São Paulo ESTAS DIFERENÇAS SÃO AINDA MAIORES QUANDO COMPARAMOS A CAPITAL COM O INTERIOR. DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR DISSO NA HORA DA SELEÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS GRUPOS. DEVEMOS OLHAR PARA AS FICHAS, ANTES DE OLHAR PARA O ASPECTO FÍSICO OU PARA AS ROUPAS DAS PESSOAS DO GRUPO. POR ISSO, ANTES DE INICIAR QUALQUER TRABALHO, PRECISAMOS SABER EXATAMENTE O QUE QUEREMOS DESCOBRIR, CAPRICHAR NO FILTRO E GARANTIR A APLICAÇÃO DO CRITÉRIO.

POR QUE, QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CLASSIFICAÇÃO.