MGB 2005 4/2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
DNS Domain Name System.
Recuperação de Desastres para o Exchange Server 2003 Airton Leal MCSE (NT,W2K,W2K3), MCT MVP - Windows User/Shell.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Curso Técnico de Informática
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Banco de Dados Oracle AESO.
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Daniel Paulo Conceitos de Banco de Dados - Processamento de Transações de Dados - Gerenciamento de dados OLAP/OLTP - Alto desempenho.
Clusters.
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
SQL AlwaysOn para System Center
#mivp Webcast: Virtualização com Hyper-V para pequenas e
Prefeitura de Santo André
Apresentação de produtos
Curso Superior de Tecnologia: Sistemas para Internet
Bancos de Dados SQL Server 2012.
Presenter: Adedeji S. Adekoya (Dj). As soluções de gerenciamento das VMs. Hyper-V console. Power Shell : CMDlets System Center Virtual Machine Manager.
TI para uma Instituição de Ensino Dinâmica
Microsoft® Lync™ 2010 Treinamento do Aplicativo de Grupo de Resposta
Sistemas Distribuídos
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Ryan OHara Paul Ross Robbie Wright Fevereiro de 2008.
Termo da Microsoft para designar um conjunto de serviços de directórios do Windows Server. Conceito utilizado a partir da versão do Windows Server 2000.
Virtualização.
Sistemas Distribuídos
FaculdadePitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Disciplina: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan.
(Aula complemento) – Parte 1
Sistemas Distribuídos
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Disciplina :Administração de Serviços de Diretórios
1 RAID LEVEL 0 Description
Sistemas Operacionais
Mais nova versão do sistema operacional da Microsoft voltado para o segmento de servidores.
O primeiro passo para a nuvem
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Sistemas operacionais
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastre em uma Infraestrutura Virtualizada Ermeson Andrade.
Processos.
Controle de Acesso Kerberos
Protegendo seu Futuro com Fathom™ Replication
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
Ryan O’Hara Paul Ross Robbie Wright Julho de 2009.
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 03 Prof
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Redes Configurações e teste.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Rede Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Backup  Um dos pontos importantes nos sistemas baseados em redes de computadores é a possibilidade de recuperação.
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 04 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Planejamento e Implantação de Servidores
Microsoft Students to Business
Introdução aos Sistemas Operacionais
Microsoft Students to Business
Sistemas de Arquivos- Cap4
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
Pedro Antonio Galvão Junior MVP – Windows Server System – SQL Server. Senior Database Administrator. Software Engineer. University Teacher. Flextronics.
INTRODUÇÃO AO MIRRORING Artur Santos
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Help de Funções do sistema Este HELP ajudará na instalação e configuração do Roteador SISMOURA.
Segurança de Rede Prof. Sales Filho Infra-estrutura de chaves públicas.
Nilton Pinheiro Microsoft SQL Server Implementando SQL Server 2014 Failover Cluster com Cluster Shared Volume.
Implementando SQL Server 2014 Failover Cluster com Cluster Shared Volume (CSV) Nilton Pinheiro SQL Server Specialist SQL Server MVP MCITP | MCSE | MCDBA.
Implementando SQL Server 2014 Failover Cluster com Cluster Shared Volume (CSV) Nilton Pinheiro SQL Server Specialist SQL Server MVP MCITP | MCSE | MCDBA.
SQL Saturday #469 - Brasília HA e DR como seguro de vida do DBA Luiz Henrique Garetti Rosário
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Cluster Claudio Cavalcante. Cluster Nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito.
Transcrição da apresentação:

MGB 2005 4/2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn 4/2/2017 6:54 AM Trabalhando com Alta Disponibilidade, Cluster, Hyper-V 2012 e Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Pedro Antonio Galvão Junior MVP – Windows Server System – SQL Server. Senior Database Administrator. Software Engineer. University Teacher. FIT - Flextronics Institute Technology. Universidade Uninove/FAC São Roque. © 2007 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

Agenda Cenários Microsoft Windows Server 2012 Hyper - V Alta Disponibilidade Introdução ao Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Cenários Demos Encerramento

Microsoft Windows Server 2012 Hyper-v 2012

Microsoft Windows Server Hyper-V 2012 A função do Hyper-V permite criar e gerenciar um ambiente de computação virtualizado, usando a tecnologia de virtualização interna do Windows Server 2012. Instalar a função Hyper-V instala os componentes necessários e, como opção, instala ferramentas de gerenciamento. Os componentes necessários incluem hipervisor do Windows, o Serviço Gerenciamento de Máquinas Virtuais do Hyper-V, o provedor WMI de virtualização e outros componentes de virtualização como barramento VMbus, VSP (provedor de serviço de virtualização) e VID (unidade de infraestrutura virtual).

Microsoft Windows Server Hyper-V 2012 As ferramentas de gerenciamento para a função Hyper-V consistem em: Ferramentas de gerenciamento baseadas em GUI: Gerenciador Hyper-V, um snap-in MMC (Console de Gerenciamento Microsoft) e uma conexão de máquina virtual que fornece acesso à saída de vídeo de uma máquina virtual para que você possa interagir com ela. Cmdlets específicos de Hyper-V para Windows PowerShell: O Windows Server 2012 inclui um módulo Hyper-V, que fornece acesso à linha de comando para todas as funcionalidades disponíveis na GUI, bem como as funcionalidades não disponíveis por meio da GUI.

Níveis de alta disponibilidade Cluster services Failover clustering

Nível de Alta-Disponibilidade medida em quantidade de noves Percentual de Noves Downtime (ano) 100% Sem parada 99,999 (5 noves) Menos de 5,26 minutos 99,99 (4 noves) 5,26 minutos até 52 minutos. 99,9 (3 noves) 52 minutos até 8 horas e 45 minutos. 99,0 (2 noves) 8 horas e 45 minutos até 87 horas e 36 minutos 98,9 (1 nove) 87 horas e 36 minutos até 875 horas e 54 minutos.

Alta Disponibilidade – Cluster Services Baseado no conceito de Shared Nothing Cluster que implementa um servidor virtual onde as aplicações se conectam. O servidor virtual é composto de um nome de rede e IP diferentes dos nomes de rede e IPs dos servidores físicos que compõem o cluster e de um disco de quorum. Um cluster é composto de pelo menos dois servidores, sendo que o servidor virtual é executado no servidor físico que estiver ativo no cluster (nó ativo). Os outros servidores que compõem o cluster e não executam o servidor virtual são chamados de nós passivos e ficam aguardando a falha de algum componente do nó ativo para assumir as funções do servidor virtual.

Alta Disponibilidade – Cluster Services Os nós do cluster compartilham um mesmo disco – chamado “disco de quorum” – que pode ser acessado por cada nó, mas somente um por vez o nó que tiver acesso ao disco de quorum é o nó que controla o cluster e que receberá as conexões do servidor virtual. A solução Server Cluster pode ser descrita como uma tecnologia que permite que um servidor assuma a função de outro servidor físico quando este parar de funcionar. Quando o servidor que é “dono” do disco de quorum falha, o servidor físico que está em stand-by assume o disco de quorum e passa a responder requisições recebidas pelo servidor virtual. Este processo de transferência do servidor virtual de um nó físico para o outro nó físico chama-se Failover.

Alta Disponibilidade - Failover Clustering Um cluster de Failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade e escalabilidade de funções de cluster (antigamente chamadas de aplicações e serviços de cluster). Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um ou mais dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como Failover). Além disso, as funções de cluster são monitoradas de maneira proativa para verificar se estão funcionando adequadamente. Se não estiverem funcionando, elas serão reiniciadas ou movidas para outro nó.

Alta Disponibilidade - Failover Clustering Os clusters de Failover também fornecem a funcionalidade CSV (Volume Compartilhado Clusterizado) que, por sua vez, oferece um namespace consistente distribuído, o qual pode ser usado para acessar o armazenamento compartilhado em todos os nós. Com o recurso Clustering de Failover, os usuários passam pelo mínimo de interrupções no serviço. Um cluster não distribui carga de processamento, pois o nó passivo não recebe requisições. Somente o nó físico – que possui acesso ao disco de quorum – é quem recebe e processa requisições recebidas pelo servidor virtual. O cluster é uma solução de alta disponibilidade, pois em caso de falha do nó físico o outro nó assume todas as funções do nó anterior.

Microsoft SQL Server 2012 Alwayson

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn O SQL Server 2012 traz significantes mudanças em relação ao comportamemento de HA e DR dentro do banco de dados. Cada vez mais as organizações precisam estar com suas bases de dados sempre disponíveis e operantes, sendo assim devemos evitar o máximo de downtime de um servidor assim como a perda de dados de uma empresa. HA e DR: O HA = High Availability ou Alta disponibilidade e o DR = Disaster Recovery ou plano de recuperação de disastres, tem como principal objetivo minimizar o impacto do downtime dos servidores de uma empresa.

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Como solução anterior, no SQL Server 2012 possuíamos a estratégia de Failover clustering para proteger toda a instância do banco de dados, junto com Database Mirroring (espelhamento de banco de dados) para cada base de dados, provendo assim um sistema com alta disponibiliade porém não totalmente eficaz e integrado. Porém, para as organizações que desejam mais de um datacenter, a solução é possuir um espelhamento de banco de dados com o log shipping, essa seria outra opção para gerar assim uma alta disponibilidade das informações armazenadas na empresa. Pensando em todos esses problemas e dificuldades que enfrentávamos, o SQL Server 2012 provê uma nova solução chamada AlwaysOn. Esse novo recurso faz com que seja possível realizar a proteção em alto nível como o Failover de diversos bancos de dados, possuir múltiplos secundários dentre outras opções que veremos logo a frente.

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn O AlwaysOn Availability Group provê uma alternativa ao espelhamento de banco de dados, esse novo recurso possibilita a abilidade de realizar Failover automático ou manual de grupos de bancos de dados, sendo possível possuir até 4 locais secundários. Essa nova solução provê proteção de todas as informações “sem” perda de dados e é totalmente flexível. A mesma pode ser realizada com armazenamento local ou compartilhado, diferente do Cluster, e ainda possuindo movimento dos dados entre os eles de forma sincróna ou assíncrona. Uma de suas grandes qualidades é o Failover entre instâncias assim como reparação de páginas danificadas.

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn – Environment

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn – Environment

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn – Environment

Alwayson – conceitos e terminologias Microsoft SQL Server 2012 Alwayson – conceitos e terminologias

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Conceitos e Terminologia: Os Availability Groups são criados a partir do Windows Failover Clustering. O primeiro passo a ser configurado é realizar a criação de um Windows Failover Cluster (WFC) ou seja realizar a criação de um grupo de servidores alto disponíveis. Availability Replica Roles: Cada Availability Group ou seja cada grupo contendo diversos bancos de dados, deverá possuir 2 ou mais parceiros que são chamados de Availability Replicas ou seja replicas idênticas, para que assim o Failover de uma máquina para outra possa acontecer. Cada instância do SQL Server no Availability Group é armazenada no Failover Cluster Instance (FCI).

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Esse recurso provê em nível servidor a alta disponibilidade das máquinas e recursos utilizados. Cada Réplica do Availability Group armazena uma cópia idêntica dos bancos de dados em cada servidor e instância do banco de dados.

Modos de sincronização Microsoft SQL Server 2012 Modos de sincronização

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Modos de Sincronização de Dados: A movimentação dos dados de uma réplica primária para uma réplica secundária é feita de forma síncrona ou assíncrona.   • Utilizando a forma síncrona = Synchronous-Commit Mode - A transação para ser efetivada, deverá ser aceita em ambos servidores, isso significa consideravelmente a latência em rede. Essa opção é recomendada para servidores que compartilham uma rede de alto nível.

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn • Utilizando a forma assíncrona = Assynchronous-Commit Mode - Aceita a transação na primária sem o parceiro ter escrito essa informação ainda em disco. Isso aumenta a performance entre os servidores. • Manual Failover (Failover Manual) - A replica utiliza tanto o modo de sincronização síncrona como assíncrona e assim possui o direito de realizar somente um Failover Manual entre os parceiros.

Modos de Failover e modos de conexão Microsoft SQL Server 2012 Modos de Failover e modos de conexão

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Modos de Failover nos Availability Groups: Quando o Availability Group é configurado, possuímos dois modos de comportamento, são eles: • Automatic Failover (Failover Automático): A Replica usa o modo de sincronização sincróna e assim suporta com que o Failover possa ser manual ou automático. • Manual Failover (Failover Manual) - A replica utiliza tanto o modo de sincronização síncrona como assíncrona e assim possui o direito de realizar somente um Failover Manual entre os parceiros.

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Modos de Conexão no Secondário O modo de conexão para cada servidor secondário pode ser:   • Dissalow Connections (Não Permitir Conexões) : As réplicas secondárias não permitem que seja realizada nenhuma conexão. • Allow Only Read-Intent Connections: A réplica permite somente a leitura de conexões que tem a intenção de ler e passam pelo native client do SQL Server. • Allow all Connections: É permitido qualquer conexão. 

Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Availability Group Listener: Esse grupo possibilita uma forma de conexão dos bancos de dados com o Availability Group via uma Virtual Network (Rede Virtual). Quando o Availability Group falha então esse grupo redireciona todas as conexões para o novo servidor que passará a será o primário.

cenários

Configuração – Máquinas Virtuais WinServer2012DC WinServer2012N1 WinServer2012N2 WinServer2012N3 Domain Controller; DHCP; DNS; ISCSI; File Server; WINS; e Failover Clustering. Failover Clustering; ISCSI Initiator; e Microsoft SQL Server 2012 Enterprise. 3 Placas de Rede: 10.10.10.1 10.10.10.2 10.10.10.3 2 Placas de Rede: 10.10.10.4 DHCP 10.10.10.6 10.10.10.8 1GB RAM. HD 127 GBs. VHD 2GBs – Quorum. 1 CPU. 2 CPUs. - 2 CPUs. Windows Server 2012 Datacenter

Estrutura – SQL Server AlwaysOn Virtual Machine Function Replica Role Availabilty Mode Failover Mode WinServer2012N1 Primary data center Node 1 Primary Synchronous commit Automatic - WinServer2012N2 Node 2 Secondary - WinServer2012N3 Disaster recovery data center Node 3 Asynchronous commit (but a secondary synchronous replica is permitted; consider the network latency between the data centers, and its effect on performance to the application) Manual

Demo 1 Validando o Ambiente

Validando o Cluster Services Demo 2 Validando o Cluster Services

Habilitando o AlwaysOn Demo 3 Habilitando o AlwaysOn

Simulando a Falha de Ambiente Demo 4 Simulando a Falha de Ambiente

Tech Ed North America 2010 4/2/2017 6:54 AM More Information Programmability Enhancements (Database Engine) http://msdn.microsoft.com/en-us/library/cc645577(v=sql.110).aspx Techcenter do Microsoft SQL Server http://technet.microsoft.com/pt-br/sqlserver/default.aspx Centro de Treinamento Technet de Banco de dados http://technet.microsoft.com/pt-br/hh210186 © 2010 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

Resources Learning TechNet http://northamerica.msteched.com Connect. Share. Discuss. http://northamerica.msteched.com Microsoft Certification & Training Resources www.microsoft.com/learning TechNet Resources for IT Professionals http://microsoft.com/technet Resources for Developers http://microsoft.com/msdn

Questions and Answers

Contact http://pedrogalvaojunior.wordpress.com Twitter: @juniorgalvaomvp E-mail: pedrogalvaojunior@gmail.com

Partners and sponsors

4/2/2017 6:54 AM © 2013 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. © 2009 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.