Parasitas e Ectoparasitas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselhos para as crianças e para os pais
Advertisements

INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Factores bióticos.
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
Fonte: Ciências – 7º ano VERMES Fonte:
OS ARTRÓPODES.
Artrópodes – os mais numerosos
Índice: - Introdução O que é a Biodiversidade
PARASITISMO ECTOPARASITISMO.
Hábitos de Higiene Pessoal
As plantas.
Animais Invertebrados
A Predação.
Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da.
Animais invertebrados
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
Trabalho realizado por: Beatriz Seiça Nº3 / Vanessa Pimenta Nº19
Os Biomas O que são os biomas?
Escola Estadual Dr. M. Marques
Aula 3 Filo Artrópode.
Ciências Naturais 8.º ano
Relações interespecíficas
Trabalho realizado por:
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
Interações Interespecíficas
Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde Cajati - SP
Parasitismo Trabalho realizado por : Ophélie Baptista nº 23 Eduardo nº
Relações Interespecíficas.
Relações interespecíficas - Comensalismo
Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)
Foto do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato
Realizado por: Ricardo Francisco.
Introdução à Parasitologia
Endoparasitismo.
Ecologia A ciências da natureza ParteII.
Relações Harmônicas e Desarmônicas entre os Seres Vivos
Filo Dos Platelmintos.
Os seres vivos mantêm relações entre si na luta pela sobrevivência
Processos Ecológicos Polinização Parasitismo Parasitismo é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
A TARÂNTULA.
Predação.
Predação.
Relação interespecífica
Mutualismo.
Aula 3. Interação entre organismos
Parasitismo.
Competição.
Harmônicas (+/+) ou (+/0) Desarmônicas (+/-), (0/-) ou (-/-)
M U T A L I S O Trabalho realizado por: Bruna Daniela Nº6
Relações Interespecíficas
Relações interespecíficas
Relações Interespecíficas
Relações interespecíficas
Parasitologia - UNIPLI
Relações Interespecíficas:
Mutualismo.
Relações interespecíficas
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
Répteis.
PLATELMINTOS Platyhelminthes Animais Invertebrados
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Simone.
Ronnielle Cabral Rolim
Competição.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Ciências Naturais Domínio 5.° ano
Revestimento do corpo dos animais
INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
Parasitismo.
Transcrição da apresentação:

Parasitas e Ectoparasitas Relações interespecíficas Parasitas e Ectoparasitas Trabalho realizado por: Margarida Lopes nº16 Mariana Nogueira nº19 Marta Morgado nº20 Matilde Gomes nº24

Índice: Introdução……………………………………………………………………………………………..3 Parasitas/Hospedeiros…………………………………………………………………………….4 Explicação da relação interespecífica em estudo…………………………………….5 Exemplos/ imagens…………………………………………………………………………………6 Carraça-Boi…………………………………………………………………………………….………7 Pulga-Cão……………………………………………………………………………………………….8 Processionárias-Folhas das Árvores…………......………………………………………..9 Piolho-Ser Humano……………....………………………………………………………….....10 Conclusão………………………………………………………………………………………………11 Bibliografia/Sitografia…………………………………………………………………….……..12

Introdução: Parasitismo: O parasitismo é um tipo de adaptação em que um organismo (parasita) retira vantagens de outro organismo (hospedeiro), permanecendo durante um período mais ou menos duradouro. Neste tema, a relação biótica em questão, é a interespecífica, ou seja, ambos os seres vivos em ação são de espécies diferentes. Este divide-se em dois grupos, os ectoparasitas e os endoparasitas. O grupo de que iremos falar é o ectoparasitíssimo.

Parasitas/Hospedeiros: Os parasitas são organismos que vivem em associação com outros, dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo (hospedeiro). Hospedeiro: É um organismo que álgebra outro ser no seu interior ou o carrega sobre si. O hospedeiro pode ser dividido em quatro tipos: Hospedeiro definido Hospedeiro intermediário Hospedeiro de transporte Hospedeiro reservatório

Explicação da relação interespecífica em estudo O ectoparasitismo é quando os parasitas vivem á superfície do corpo do hospedeiro. Estes servem-se do corpo humano como fonte de alimento, prejudicando-o. No entanto são poucas as vezes em que um parasita leva á morte um hospedeiro. Quando os parasitas se encontram á superfície da pele, alimentam-se da epiderme (camada exterior da pele) ou do sangue.

Exemplos:

Carraça-Boi As carraças localizam-se sobretudo nos climas húmidos ou secos. Encontram-se em toda a Terra pois a sua principal ação atua nos seres humanos ou nos animais que possuem a sua fonte de alimento. As carraças geralmente têm a forma oval e a sua carapaça é composta por quitina. Estas parasitam muitos animais, os hospedeiros, como por exemplo o boi. Sugam-lhes o sangue, causando irritações na pele dos hospedeiros e transmitindo-lhes, por vezes, doenças.

Pulga-cão As pulgas têm como hábitos alimentar-se do sangue de cães e gatos, picando o homem ocasionalmente. Essas criaturas possuem seis pernas e não têm asas, mas podem alcançar cães altos num único salto. Cães com pulgas são um grande problema. A maioria dos cães e gatos têm pulgas pelo menos uma vez na vida. A pulga pode pular mais de 100 vezes o seu comprimento

Processionárias-Folhas das árvores Estes seres vivos (processionárias), são um género de lagarta que se alimenta das folhas das arvores (pinheiro), por isso é conhecido por “desfolhador de pinheiros e cedros”. Esta lagarta não deve ser tocada pois provoca doenças bastante graves como a “Cobrão”, que pode levar á morte.

Piolho-Ser Humano Os piolhos têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento, corpo achatado e garras que lhes permitem a fixação ao hospedeiro. Os ovos do piolho, ou lêndeas, possuem uma cor branca. Cada espécie de piolho tem uma relação própria com um determinado tipo de hospedeiro. Os piolhos habitam o cabelo ou pelagem do hospedeiro, onde se alimentam de sangue, resíduos e substancias libertadas pela epiderme (gordura da pele).

Conclusão: Concluímos, que os animais que sofrem de parasitismo, designados por hospedeiros, não têm morte imediata, mas vão enfraquecendo cada vez mais, pois o parasita vive à sua custa, prejudicando-o. Ficamos a perceber mais sobre um dos grupos do parasitismo: o ectoparasitismo, o grupo em que os parasitas se encontram à superfície do hospedeiro.

Sitografia: Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piolho http://pt.wikipedia.org/wiki/Carra%C3%A7a Bibliografia: “Planeta Vivo – sustentabilidade na Terra” “Descobrir a Terra” “Bioterra”