De Maio de 1851 até Janeiro de 1868 As bases políticas da Regeneração (continuação) 1 2012 /05 /02.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lucas Seguir a Jesus.
Advertisements

Guerra espiritual em missões
Batismo no Espírito Santo (parte V)
MARCOS
MARCOS
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
A DECISÃO DE DANIEL DANIEL 2ª AULA.
(Carta de um filho ao seu pai)
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
O Porteiro do Prostíbulo.
Não se desespere! Mas... Você já pode ter adquirido... Clique.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
UM BILHETE DO PAI COM SOM.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
E SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
The Wise Old Man Clique para começar..
De Maio de 1851 até Janeiro de 1868 As bases políticas da Regeneração (continuação) / 04 / 18.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
A partir do próximo amanhecer
APREDENDO A ORAR.
De Maio de 1851 até Janeiro de 1868 As bases políticas da Regeneração (continuação) /05 /02.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
Palavra ministrada pelo
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
OSHO – Esforçar-se ou Deixar Acontecer? – 01/15
AO MEU PAI.
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Meu Mundo é Você!.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Geração de discipulos João 12:9 E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem.
É de Judeu e genial !!!!!!!. O Sr. Samuel, judeu, dirigiu-se ao banco onde tem todos os seus depósitos e poupanças, pediu para falar com o Gerente, e.
A visita.
JONAS: DE COSTAS Jonas JONAS: DE COSTAS Jonas
O casamento de Isaque e Rebeca
Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem.
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A vida triunfante Lucas 16:
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS RIQUEZAS DE SALOMÃO
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:

Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
7ª Carta à igreja de laodiceia
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
ALCANCE KIDS Porque, onde está o teu tesouro, ai
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
A HISTÓRIA DO IRMÃO ADÃO
Este livro pode ser lido aqui:
AHHH, O AMOR.
PARA PARAR E PENSAR.
14 1 Mãe! Poesia Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse. Você me pediu que eu não tomasse álcool,mãe... Então, ao invés disso, tomei.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Transcrição da apresentação:

De Maio de 1851 até Janeiro de 1868 As bases políticas da Regeneração (continuação) /05 /02

Reorganização das forças políticas durante a Regeneração 2012 /05 /02 2 Rotativismo – Partido P. Regenerador e Partido P. Histórico Eleições e caciquismo Rotativismo – Partido P. Regenerador e Partido P. Histórico Eleições e caciquismo

O FUNCIONAMENTO DO ROTATIVISMO 2012 /05 /02 3

Meandros da Política Regeneradora (texto de Júlio Dinis in A Morgadinha dos Canaviais) 2012 /05 /02 4 Enfim chegou. [o correio] O conselheiro principiou por ler uma carta. Henrique rompeu a cinta do primeiro periódico. - Oh! Oh! – disse o conselheiro logo às primeiras linhas que leu – temos crise ministerial. As eleições foram pouco favoráveis ao governo; perderam-se em quase toda a parte. - Assim também se depreende do estilo em que vem escrito este artigo de fundo – disse Henrique

Meandros da Política Regeneradora (texto de Júlio Dinis in A Morgadinha dos Canaviais) 2012 /05 / Dizem-me nesta carta que já se fala em que o ministério vai pedir a sua demissão. - Este artigo alude apenas a uma reconstrução do gabinete. O governo – prosseguiu o conselheiro lendo – nem espera pela constituição da câmara e cai por estes dias. - Diz-se que há esta noite conselho de ministros para resolver qual o seu procedimento, visto a índole da futura câmara.

Modelo Político da Regeneração 2012 /05 /02 6

Funcionamento do Rotativismo entre 1852 e /05 / LEGENDA: Governo com apoio do P. Regenerador Governo com apoio do P. Histórico Governo de Fusão Legislaturas normais de 4 anos Eleições de final de legislatura Eleições Sem eleições Eleições de final de legislatura

AS ELEIÇÕES 2012 /05 /02 8

Características do sufrágio 2012 /05 /02 9 Sufrágio Censitário Sufrágio Directo Uma assembleia eleita representativa ??? Garantirá … Uma eleição livre ??? Uma eleição livre ??? Garantirá …

Relação entre o nº de portadores de nacionalidade portuguesa, residindo no País, e o nº de cidadãos eleitores 2012 /05 /02 10 Nº de cidadãos (Continente e Ilhas) de acordo com o censo de 1864

Acção limitadora do caciquismo Voto livre? Condições necessárias 2012 /05 /02 11

Caciquismo 2012 /05 /02 12 IMPOR Cacique - indivíduo com influência suficiente para IMPOR o sentido de voto a uma comunidade.

UMA PEÇA EM QUATRO ACTOS TEXTO EXTRAÍDO DE A MORGADINHA DOS CANAVIAIS DE JÚLIO DINIS As eleições 2012 /05 /02 13

1º Acto – A campanha eleitoral: orientação geral 2012 /05 /02 14 Chegara o prazo para se dar perante a urna a batalha eleitoral. De parte a parte tinham-se posto em campo todos os influentes e em exercício todas as armas. Em algumas freguesias (…) eram os agentes do brasileiro e os da autoridade, fazendo promessas aos caudilhos populares, resgatando penhores, levantando hipotecas, remindo dívidas, empregando afilhados e conquistando assim para o seu partido. (…O Conselheiro e os seus parciais não desprezavam também nenhum destes mesmos meios. (…)

1º Acto – A campanha eleitoral: orientação geral 2012 /05 /02 15 Os periódicos do Porto e de Lisboa recebiam os ecos desta batalha. Havia muito que em longas e difusas correspondências os gladiadores dos dois campos se mimoseavam com as mais descabeladas verrinas, assinando-se: O Amigo da Verdade, O Epaminondas, O Vigilante, A Sentinela, o Alerta, etc., e pondo ao soalheiro as máculas da vida privada uns dos outros e todas as bisbilhotices da terra, correspondências que, felizmente para crédito da humanidade, por ninguém mais, além dos interessados e dos que já os conheciam, eram lidas.

1º Acto - A campanha eleitoral: o caciquismo 2012 /05 / Pode-me dar duas palavras sr. conselheiro? - Requereu do lado o sr. Joãozinho das Perdizes. - Mil que pretenda – acudiu o conselheiro; e tomando o braço do morgado afastou-se do grupo. - Eu tenho a pedir-lhe um favor – principiou o morgado – Eu, como sabe, interesso-me muito pelo mestre escola do Chão do Pereiro, que quer vir ensinar para aqui. Este negócio está empatado, como sabe. Por isso queria que o sr. escrevesse para Lisboa a este respeito.

1º Acto - A campanha eleitoral: o caciquismo 2012 /05 / Pois sim, mas … Não sabe que é Augusto o outro concorrente? - Então que tem isso? Não lhe parece que seria uma injustiça? (…) O rapaz quer isto. - Quer! Quer! … Também o outro quer. Ora essa é fresca. E vamos, sr. Conselheiro, a gente também não há-de estar só a fazer favores, sem os receber quando os pede. Com este já são três. Pedi-lhe para o meu tio abade ser cónego; foi tanto.

2012 /05 /02 18 cónego como eu. Pedi-lhe umas caudelarias lá para a freguesia … estou à espera delas… Ora isto não se faz. O senhor sabe que eu lhe tenho vencido as eleições com a gente da minha freguesia que vai para onde eu a levo. Pois agora não sei o que será. A não se decidir este negócio depressa Joãozinho - Então digo-lhe mais: a mim já me falaram. Há alguém que não desgostaria dos votos de que eu disponho, e votar pelos que estão no poleiro não sei se lhe diga que não é pior. 1º Acto - A campanha eleitora: o caciquismo

4º Acto – Como se cozinha um resultado 2012 /05 /02 19 ver o brasileiro. Como ele encafuava para a urna as listas que eu tinha trazido no bolso, e com que fogo! E eu a vê-lo enterrar até às orelhas e a fazer-me carrancudo! (…) No fim então é que foram elas, quando principiaram a aparecer as nossas listas às cargas cerradas. O homem enfiou! Cuidei que lhe dava alguma coisa. (…) Agora chia contra o morgado e se o encontra é capaz de o comer …