Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
Advertisements

Engenharia de Software
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
MÓDULO lV SISTEMA DE SUSPENSÃO
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
Propriedades das Substâncias Puras
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Aplicação à Taxa Variável
Equação de estado para um gás perfeito
CAPÍTULO Equações dinâmicas de um robô
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
Marcela Martins Cicilio (bolsista); Agustinho Plucenio (colaborador/
Equação da Energia Primeira lei da termodinâmica para sistemas aberto e não estacionários.
SÍNTESE DE MAREGRAMAS A PARTIR DE PREVISÕES DE MARÉ
AVALIAÇÃO E MODELAGEM REOLÓGICA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA
MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESCOAMENTOS MULTIFÁSICOS EM TUBOS VENTURI
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 PROJETO RODCAD Início: junho/2007 Previsão.
Graduando: Alano Wedney Cecílio da Fonseca
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM BOMBEIO CENTRIFUGO SUBMERSO Aluno: Tiago de Souza Barbosa Orientador:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
Bolsista: João Teixeira de Carvalho Neto.
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Departamento de Engenharia Industrial DEI/POLI Engenharia do Petróleo
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Sistemas Inteligentes (PPgEE)
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 Projeto Automação de Poços Coordenação.
Projeto Automação de Poços
FADIGA DOS MATERIAIS METÁLICOS
Prof. Matheus Fontanelle Pereira
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO INSTRUTOR: SCOPINO.
Gases reais Os gases reais não obedecem exatamente à lei dos gases perfeitos.Os desvios são mais acentuados nas pressões elevadas e em baixas temperaturas.
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
Processos do Design 27/09.
CT / PPgEE (1997) Líder: Pablo Javier Alsina Vice-líder:Adrião Duarte Dória Neto SISTEMAS INTELIGENTES.
Calor e trabalho (cont.)
F.T I Aula 4.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
André de Oliveira Traple (bolsista); Daniel Juan Pagano (orientador)
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O desenvolvimento de um medidor de fração de água é motivado por ser um equipamento pequeno se comparado aos volumosos separadores.
Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes
Alunos: Eduardo de Araújo Melo
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
Gustavo Henrique Talmon Andrade Yuri Marchesini
APLICATIVO: LOCALIZA ÔNIBUS MANAUS Davison Cunha, Endrews Souza, Jonilson Rock, Márcio Negreiros, Robson Souza Universidade Federal do Amazonas Centro.
Principais Rotinas Operacionais na Produção :
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
CICLOS TERMODINÂMICOS
Capítulo 1 - Conceitos e Definições
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
Sistema de Segurança do Poço
Inteligência Artificial
É assegurar a satisfação das necessidades colectivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. A autarquia deve.
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física E.
MEIOS PARA TRANSMISSÃO DA ENERGIA HIDRÁULICA
FISIOLOGIA HUMANA.
EQUIPAMENTOS SUPLEMENTARES. RESERVATÓRIOS; ACUMULADORES HIDRÁULICOS; FILTROS; TROCADORES DE CALOR; MANÔMETROS; TERMÔMETROS; OUTROS.
Como funciona um motor?.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Transcrição da apresentação:

Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina PETRELEV - Planta Piloto para Estudos de Elevação Artificial de Petróleo Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina

Objetivo Implementar uma planta piloto de dimensões reduzidas para reproduzir o comportamento de um poço com plunger lift, a qual será utilizada para a realização de medições, experimentos, testes e coleta de dados que subsidiem a elaboração de uma modelagem dinâmica mais fiel ao comportamento de poços reais.

Motivação Os poços de petróleo dotados de método de elevação tipo plunger lift apresentam-se como uma boa alternativa para a produção de poços de bombeio mecânico com alta relação gás-líquido.

Equipamentos Lubricator: Composto por uma mola, responsável por absorver o impacto provocado pela chegada do plunger à superfície. Motor Valve: Utilizada para controlar o fluxo no tubing. Arrival sensor: Produz um sinal eletrônico indicando a chegada do plunger à superfície. Bumper Spring: Apresenta uma mola, responsável por absorver o impacto provocado pela chegada do plunger ao fundo do poço. Plunger (pistão): interface sólida entre o gás e o líquido.

Equipamentos Unidade de controle ACOS205 – Produzido pela HI Tecnologia. Controlador ZAP500.

Funcionamento O plunger se encontra no fundo do poço. O gás produzido pelo reservatório é armazenado inicialmente no espaço anular enquanto o fluido acumula-se no tubing. Após um tempo, quando a pressão na parte superior do poço é considerada adequada, o controlador envia um sinal para abrir a motor valve, reduzindo a pressão no tubing e conseqüentemente criando a pressão diferencial necessária para elevar o plunger juntamente com o fluido à superfície. No momento em que o plunger se aproxima da superfície, o fluido começa e ser produzido na linha de surgência. Ao final desse período de produção, o controlador envia um sinal para fechar a motor valve, fazendo com que o plunger caia em direção ao fundo do poço, iniciando um novo ciclo.

Agradecimentos