Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Verbos – Prova Bimestral
Advertisements

Orações Subordinadas Quem de nós dois Ana Carolina.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
AMISTOSO ABRACE X BEATÍSSIMA.
Modo Indicativo e Subjuntivo
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
O EGA chega à Escola.
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Quero que vocês falem português ! Falem comigo!
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
Atividades diárias.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
AFE DE PORTUGUÊS.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Qual é o real motivo das pessoas frequentarem as academias?
SEJA MAIS CARINHOSO DO QUE O NECESSÁRIO, POIS TODOS QUE VOCÊ
Eu só vou sair, se os meus pais me permitirem
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Orações Subordinadas ATENÇÃO 01 02
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
Números e quantidades.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Será que dava mais certo assim?
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
Palavras escritas com Ou com.
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Verbo Língua Portuguesa.
TUDO O QUE SEMPRE PRECISEI SABER, APRENDí COM A MINHA MÃE, E COM TUDO ISSO ESTOU VIVO ATÉ HOJE. A EDUCAÇÃO HOJE EM DIA É BEM DIFERENTE .... Ligue o som.
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
Uma forma que hoje é condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com a gente.
a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR
No Olhar da “Sua” Ginecologista
Ligue o Som.
PONTO FINAL, DOIS PONTOS, RETICÊNCIAS.
FUTSAL 2012.
Para qual time vc vai torcer mesmo nessa Copa do Mundo?
ADAMUS - A Experiência da Nova Energia
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Psicologia Maternal Clique para avançar.
Interior de Minas, Zé mineiro tinha um galo de estimação. Onde Zé ia levava o galo. Belo dia Zé resolveu ir ao cinema e levou consigo seu galo para.
O dia a dia de João.
SE VOCÊ PENSAR UM POUCO, VAI CHEGAR A CONCLUSÃO, QUE A HISTÓRIA DE SUA VIDA É MARCADA PELO AMOR. BASTA OLHAR AO SEU REDOR, E VER QUE MUITOS TORCEM POR.
Professora Sirlene Kolb
A Farinhada!!!!!.
OBJETOS DIRETOS Segunda parte: após infinitivos.
“ QUIZ” Português.
Sei lá, acho que estou finalmente começando a me sentir uma bad girl.
SITUAÇÕES.
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Vale a pena dizer "eu gosto de você"
A Lilia estava com furão gigante na calça!. WOUH!
Capítulo 13 Revisão.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
De novo... TheAngel® E tudo começou de novo... Escutei isso quando ia dar meia-noite E fiquei pensando... o que faço com o que havia antes? Como esqueço.
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO Um dia na praia
Pensando e vivendo como servo. Quem quiser ser o maior entao que sirva !!!
Transcrição da apresentação:

Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta

Os verbos Observe:

Os verbos Responda : Para que serve uma agenda? Quem, normalmente, usa uma agenda? Na página da agenda, a data é importante? Por quê? O dono dessa agenda é um menino ou uma menina? Que pista você seguiu para chegar a essa conclusão? Como você imagina que seja o dono dessa agenda?

Leia, adivinhando que palavra preenche os espaços: Agenda Se não_______ a minha agenda, _______ a receita nova, __________ a encomenda, Não ___________ pra prova. Se não _______ a minha agenda, não _______ solução. Só _______ uma vantagem: não _______ mais lição!

Normalmente elas aparecem terminando em: -ar, -er, -ir As palavras que você sugeriu indicam ação, movimento, estado...São chamadas verbos. Normalmente elas aparecem terminando em: -ar, -er, -ir e depois é que são conjugadas. Quer ver? Nas lacunas aparecerão os verbos e você deverá conjugá-los. É fácil. Tente!

leia Agenda Se não ser a minha agenda, perder a receita nova, esquecer a encomenda, Não estudar pra prova. não ter solução. Só teruma vantagem: não fazermais lição!

leia Agenda Se não fosse a minha agenda, perdia a receita nova, esquecia a encomenda, Não estudava pra prova. não teria solução. Só teria uma vantagem: não faria mais lição!

Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? http://vamostrabalhar2009.blogspot.com/2009/08/verbo.html Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? http://vamostrabalhar2009.blogspot.com/2009/08/verbo.html Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? http://vamostrabalhar2009.blogspot.com/2009/08/verbo.html

Leia o bilhete e diga que ideia de tempo passam os verbos: presente, passado ou futuro? Mariana, Dona Juliana tem cada uma... Nessa história de bilhetinho,a gente descansa a garganta, mas não cansa a mão né? Pelo menos estamos livres dos gritos da Virgínia. Minha canetinha azul está seca, me empresta a sua? Camila

Leia o bilhete ,diga em que tempo verbal ele está e diga o que indica esse tempo? Cleber, Briguei com o Joel no jogo. Eu estava na cara do gol, o fominha de bola fingiu que não me viu e tentou driblar dois pra entrar na área de chutar. Você viu, a bola acabou acertando o professor de Educação Física. De onde eu estava teria feito o maior golaço! Mauro

Reescreva o bilhete começando assim: “Eu e o Fábio não...” Samanta. Não consigo parar de pensar que você e o Paulinho mudarão de cidade e que não verei mais meus amigos aqui na escola. Será que no próximo ano encontrarei colegas tão legais quanto vocês? Já com saudades, Bruna

Agora,explique o motivo de ter feito algumas mudanças ao reescrever o bilhete.

Observe

Responda Qual das noticias foi publicada primeiro?Como você descobriu? Qual a sílaba tônica dos verbos que estão no futuro? Com que sílaba terminam esses verbos? Os verbos da notícia B informam fatos que já aconteceram ou vão acontecer? Qual a sílaba tônica dos verbos que estão no pretérito?

Faça frases com os verbos abaixo,prestando atenção se a ação que eles indicam já aconteceu ou vai acontecer. a)Receberão b)Receberam c)Voltaram d)Voltarão