Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta
Os verbos Observe:
Os verbos Responda : Para que serve uma agenda? Quem, normalmente, usa uma agenda? Na página da agenda, a data é importante? Por quê? O dono dessa agenda é um menino ou uma menina? Que pista você seguiu para chegar a essa conclusão? Como você imagina que seja o dono dessa agenda?
Leia, adivinhando que palavra preenche os espaços: Agenda Se não_______ a minha agenda, _______ a receita nova, __________ a encomenda, Não ___________ pra prova. Se não _______ a minha agenda, não _______ solução. Só _______ uma vantagem: não _______ mais lição!
Normalmente elas aparecem terminando em: -ar, -er, -ir As palavras que você sugeriu indicam ação, movimento, estado...São chamadas verbos. Normalmente elas aparecem terminando em: -ar, -er, -ir e depois é que são conjugadas. Quer ver? Nas lacunas aparecerão os verbos e você deverá conjugá-los. É fácil. Tente!
leia Agenda Se não ser a minha agenda, perder a receita nova, esquecer a encomenda, Não estudar pra prova. não ter solução. Só teruma vantagem: não fazermais lição!
leia Agenda Se não fosse a minha agenda, perdia a receita nova, esquecia a encomenda, Não estudava pra prova. não teria solução. Só teria uma vantagem: não faria mais lição!
Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? http://vamostrabalhar2009.blogspot.com/2009/08/verbo.html Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? http://vamostrabalhar2009.blogspot.com/2009/08/verbo.html Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? http://vamostrabalhar2009.blogspot.com/2009/08/verbo.html
Leia o bilhete e diga que ideia de tempo passam os verbos: presente, passado ou futuro? Mariana, Dona Juliana tem cada uma... Nessa história de bilhetinho,a gente descansa a garganta, mas não cansa a mão né? Pelo menos estamos livres dos gritos da Virgínia. Minha canetinha azul está seca, me empresta a sua? Camila
Leia o bilhete ,diga em que tempo verbal ele está e diga o que indica esse tempo? Cleber, Briguei com o Joel no jogo. Eu estava na cara do gol, o fominha de bola fingiu que não me viu e tentou driblar dois pra entrar na área de chutar. Você viu, a bola acabou acertando o professor de Educação Física. De onde eu estava teria feito o maior golaço! Mauro
Reescreva o bilhete começando assim: “Eu e o Fábio não...” Samanta. Não consigo parar de pensar que você e o Paulinho mudarão de cidade e que não verei mais meus amigos aqui na escola. Será que no próximo ano encontrarei colegas tão legais quanto vocês? Já com saudades, Bruna
Agora,explique o motivo de ter feito algumas mudanças ao reescrever o bilhete.
Observe
Responda Qual das noticias foi publicada primeiro?Como você descobriu? Qual a sílaba tônica dos verbos que estão no futuro? Com que sílaba terminam esses verbos? Os verbos da notícia B informam fatos que já aconteceram ou vão acontecer? Qual a sílaba tônica dos verbos que estão no pretérito?
Faça frases com os verbos abaixo,prestando atenção se a ação que eles indicam já aconteceu ou vai acontecer. a)Receberão b)Receberam c)Voltaram d)Voltarão