Os Espíritos e Sua Morada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Existência e Sobrevivência do Espírito
Existência e Sobrevivência do Espírito
ESPÍRITO E MATÉRIA Clicar para avançar.
Pontos Principais da Doutrina Espírita
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
Programa III Roteiro 01.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
PERISPÍRITO O corpo denso nada mais é que a materialização das ações e necessidades do Espírito reencarnante. Nossos pensamentos e ações passadas, através.
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Escala Espírita 25/03/2017.
CAPÍTULO III - DO PRINCÍPIO VITAL "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"
Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
Sobre as leis da Espiritualidade
apoio ao estudo apostila Reunião Mediúnica Antes, Durante e Depois Fontes de Consulta.
ESCALA ESPÍRITA.
O Espiritismo.
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
CICLO I ESPÍRITOS 24 AGOSTO ROSANA DE ROSA 28 AGOSTO ROSANA CARDOSO.
Encarnação e Reencarnação
Terra - escola dos Espíritos
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 6ª AULA
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS. PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
3ª AULA TEÓRICA -3/9 Perispírito Conceito Classificação Propriedades
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
LIVRO DOS ESPIRITOS Perg O que é a alma. É um espírito encarnado. Antes de vir ao corpo é espírito. Antes de se unir ao corpo a alma é um dos seres.
Capítulo x natureza das comunicações
O PERISPÍRITO *Conclusão *Formação e Funções *Particularidades
01/21.
Reino de Deus se não nascer de novo
Aprender a ser, é educação transdisciplinar.
Deus Módulo III Objetivo Geral
Existência e Sobrevivência do Espírito
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Existência e Sobrevivência do Espírito
Resumo da Doutrina dos Espíritos
“Há muitas moradas na casa de meu Pai” Capítulo III itens 1 a 7
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
XIV Conferência Espírita. SOFRIMENTO POR QUE EXISTE O Paulo Machado UMA PERGUNTA...
Classificação dos Espíritos
Roteiro Origem e natureza do Espírito Funcionamento do Perispírito
Quem ama os animais no fundo do seus corações
Roteiro Generalidades Conceito Constituição Natureza.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
Estrutura da Alma A alma é um espírito encarnado. (LE Q.134) Atanásio Rocha – 03/07/2014.
Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
Centro Espírita Allan kardec
Existência e Imortalidade
ROTEIRO Liberdade natural, liberdade de pensar e liberdade de consciência Livre- arbítrio e responsabilidade Livre arbítrio e fatalidade O princípio de.
CICLO II 18 de Julho PM Quarta Marisa Libório
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Módulo IV: Objetivo Geral: Existência e sobrevivência do Espírito
GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC
Existência e Sobrevivência do Espírito
Deus e a Criação do Universo
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
Dualismo, ou dualidade foi uma doutrina estabelecida por René Descartes, e Christian von Wolff quem primeiro utilizou o conceito em sua concepção moderna,
A alma e o objetivo da encarnação.
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

Os Espíritos e Sua Morada LE Primeira Parte: cap.2 LE Segunda Parte: cap. 1 e 6.

O Espírito LE 23 – Que é o espírito? O Princípio inteligente do Universo. a) Qual a natureza íntima do espírito? Não é fácil analisar o espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa. Ficai sabendo: coisa nenhuma é o nada e o nada não existe. O espírito tem como atributo essencial a inteligência, e é distinto e independente da matéria. Para intelectualizar a matéria, no entanto, é necessário unir espírito e matéria. LE: 23, 24, 25

LE 76 - Que definição se pode dar dos Espíritos? “Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.” Os Espíritos, assim como tudo no universo, foram criados, e continuam a ser, por Deus. Todos são criados simples e ignorantes, tendo tanta aptidão para o bem quanta para o mal. Nem um é “privilegiado” por Deus. LE: 76, 78, 80, 81, 115, 121.

Princípio Inteligente “O Princípio Inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período da humanização, começando a ter consciência do seu futuro”. “Durante algumas gerações, pode ele [Espírito] conservar vestígios mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porquanto nada se opera na natureza por brusca transição. Há sempre anéis que ligam as extremidades da cadeia dos seres e dos acontecimentos”. “O Espírito não chega a receber a iluminação divina que lhe dá o livre-arbítrio e a consciência, sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra da sua individualização”. LE: 597a, 599~604a. A Gênese: Capítulo VI, 19.

Os Espíritos LE 92: Têm os Espíritos o dom da ubiqüidade? Por outras palavras: um Espírito pode dividir-se, ou existir em muitos pontos ao mesmo tempo? Não pode haver divisão de um mesmo Espírito; mas, cada um é um centro que irradia para diversos lados. Isso é que faz parecer estar um Espírito em muitos lugares ao mesmo tempo. Vês o Sol? É um somente. No entanto, irradia em todos os sentidos e leva muito longe os seus raios. Contudo, não se divide. LE 88: Os Espíritos têm forma determinada, limitada e constante? Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea. LE: 88, 88a, 91, 92, 92a.

Perispírito “Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.” “Substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tal, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca.” Este envoltório está diretamente relacionado com a evolução do planeta onde o Espírito está. Assim, quando Espíritos que habitam mundos superiores ao nosso vêm ao nosso planeta, precisam de revestir-se de um perispírito de acordo com a nossa matéria. LE: 93~95, 135a.

Alma e Espírito São a mesma coisa. Diferenciam-se apenas para questões de estudo: Alma  Espírito encarnado. Espírito  Espírito desencarnado. LE: 134, 134a, 135b.

Ordens de Espíritos “São ilimitadas em número, porque entre elas não há linhas de demarcação traçadas como barreiras, de sorte que as divisões podem ser multiplicadas ou restringidas livremente. Todavia, considerando-se os caracteres gerais dos Espíritos, elas podem reduzir-se a três principais.” LE: 92~113, 135a.

3ª Ordem Espíritos Imperfeitos Predominância da matéria sobre o espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são conseqüentes 2ª Ordem Bons Espíritos Predominância do Espírito sobre a matéria; desejo do bem. 1ª Ordem Espíritos Puros Nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens.

“Primeira classe - Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.” LE: 113.

Mundo dos Espíritos Os espíritos desencarnados povoam o universo fora do mundo material, ou seja, o mundo espiritual (ou das inteligências incorpóreas), que preexiste e sobrevive a tudo, e que constitui o mundo invisível para nós, que estamos momentaneamente encarnados. Os espíritos desencarnados estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual. Estão sempre ao nosso lado, nos observam e agem entre nós de diversas maneiras, pois os Espíritos são uma das forças da natureza e os instrumentos dos quais Deus se serve para a realização de Seus desígnios. LE: