O Vestuário Diferenças Culturais Trabalho realizado por:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Líricas de Camões
Advertisements

ÁFRICA Vestuário.
ETNIA AFRICANA. ETNIA AFRICANA Originário da África, eram principalmente agricultores, criadores de gado, técnicos de mineração, artífices. Não puderam.
Tango.
Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009
Escócia Our ideal country, our ideal Europe
A natureza humana é essencialmente cultural
GÊNESIS 37 : 3 -Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.
A moda e o vestuário em Roma
Moda Africana.
Século XII Para a guerra, a túnica era feita de tecido resistente ou de couro e coberta com placas de metal. Os homens desta época usavam braies ou calções,
O Neolítico A idade da pedra polida
Líricas de Camões
Imigrantes Alemães Prof. Marceli T.41 Giovana E Mariana.
O Vestuário nos Tempos Bíblicos
Enfeites Africanos.
Vestimentas e culinária
Lavagna, Província de Génova,
Imigrantes Alemães Ana Laura Turma: 42 Marceli.
Unidade 3 O Vestuário.
Luana Adão – nº15 8ºB Como visualizar este PowerPoint?
O USO DO VÉU NA BÍBLIA.
Imigrantes Italianos Daniel Prof. Marceli Turma 41.
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
PROFESSORA LAISMARA TASCA
Os Romanos.
Na Roma Antiga era assim:
Santeira Maior OBA ADDA
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Artes Têxteis e Personalizada -1
"Estar nu é estar sem palavras" (Velho Ditado Africano)
Trabalho realizado por:
Você está na moda?.
Trabalho realizado por: Joana Cunha nº 13 Sara Couto nº 21 9ºH
Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2 27/12/2006.
Roma.
Trabalho realizado por Ana Catarina, Nº2, 9ºE Catarina Ferreira, Nº5, 9ºE.
Escola: Coopen Aluno: Lucas Martins Lenza Cardoso Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Moraes Vilela Série: 5°ano B
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Maria Clara Série:5° ano B.
Curiosidade: A origem dos calçados
Soraya Arroyo Holgado y Ana González Mata. Fazer uma breve descricão do lugar A Região Autónoma da Madeira constitui uma das regiões autónomas de Portugal,
7º Ano Apostila – 2015 Artes Professor Juventino
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Pedro Paulo Série: 5º ano B.
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Inácio Santana Rodrigues Série: 5° ano B
CURIOSIDADE: A origem dos calçados Escola: COOPEN Aluno: Bruno Série: 5°ano B.
PORTUGAL: traditional clothing PORTUGAL: trajes tradicionais
Trajes Tradicionais Portugueses
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Laressa Série: 5° ano B.
E T I Q U E T A.
Escola:COOPEN Aluna: Ana Carolina Série:5°ano A
Anos 10 1º guerra mundial ( 1914 – 1918 )
A Origem dos Calçados Escola: Coopen Aluno: Arthur Série: 5°ano A.
Aluno: João Vitor Escola: Coopen Série: 5°Ano A
Escola: COOPEN Aluno: Diôgo Série: 5°A. Curiosidade: A origem dos calçados ● Existe evidências que mostram que o calçado surgiu no final do período paleolítico.
Aluno: Caio Escola: COOPEN Série: 5º Ano A
A origem dos calçados Escola: Coopen Série: 5º ano A Aluno: Nicolas.
Escola:Coopen Aluna: Mariana Castro Nicoli Série: 5° ano B
Escola:COOPEN Aluno: Eduarda Série:5°A. Curiosidade: A origem dos calçados ● Existe evidências que mostram que o calçado surgiu no final do período paleolítico.
A origem dos calçados Escola: COOPEN Aluno: Leonardo Magalhães Série: 5º ano.
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira Série: 5º ano B.
Moda no Séc. XVII Os homens começaram a utilizar perucas encaracoladas que se tornaram moda depois de No séc. XVII, temos um grande personagem.
Vimes O trabalho em vime é uma das principais indústrias da Madeira. Nos anos cinquenta os principais centros de produção eram a Camacha, a Boaventura.
A Origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Augusto Série: 5°ano A.
PORTUGAL: traditional clothing PORTUGAL: trajes tradicionais
Transcrição da apresentação:

O Vestuário Diferenças Culturais Trabalho realizado por: Ana Valente n.º1 Joana Reis n.º13 12ºC

Em muitas partes do mundo moderno as pessoas vestem-se de forma semelhante: calças de ganga e t-shirt. No entanto, as roupas tradicionais continuam a ser uma opção mais prática em algumas regiões do mundo. A forma como as pessoas se vestem, normalmente, mostra que elas pertencem a um determinado grupo ou cultura. Vejamos alguns trajes tradicionais de diferentes culturas

Que culturas vamos abordar?

América Central – Mayan, México Huipil Vestido de forma rectangular com adornos de plantas ou formas geométricas e linhas em cores vivas. Feito de algodão. Quando usado em cerimónias tem como motivo a forma de um diamante (representa o sol).

Europa , América do Norte e Austrália Nestas duas regiões a população opta por um vestuário mais casual, t-shirt e calças de ganga. Em ocasiões especiais ou em trabalho, optam por um vestuário mais formal, fato e gravata.

América do Sul – Peru Poncho -Casaco/Xaile Chullo -Gorro Todas as suas roupas são feitas de lã (de ovelha,lama ou alpaca) para proteger do frio, e têm como temas formas geométricas e cores vivas. São influenciadas pela cultura dos povos colonizadores da América, principalmente da cultura espanhola.

Escócia – kilt e plaid Plaid Uma manta que passa por cima do ombro esquerdo, presa por um alfinete nas costas. Kilt -Saia curta tipicamente escocesa,feita de lã, com pregas e tecido axadrezado. É presa com um alfinete. -Cada família tem o seus padrão e cor típicos.

Berberes Homens: Usam túnicas de mangas largas até aos joelhos Calças curtas e folgadas Turbante na cabeça (tira de pano de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça) Calçam chinelos Mulheres: Usam túnicas e calças O rosto é tapado até aos olhos com um véu

Tuaregues Homens : Usam túnicas de algodão sem mangas, umas calças largas e um albornoz apertado na cintura Na cabeça usam o litham (faixa de tecido azul escuro para os nobres e branco para os vassalos que envolve o crânio e o rosto até aos olhos). Este serve para proteger contra o sol do deserto e das rajadas de areia. Segundo as suas convicções dizem que protege dos maus espíritos . Simboliza que o homem já atingiu a idade adulta. Mulheres : Usam camisas, saias e um manto Como não sofrem dos rigores do islamismo, não usam nenhum véu

Afeganistão e Paquistão - Burka A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos. As mulheres do Afeganistão e do Paquistão são obrigadas a usa-la, pois segundo os homens, a mulher não deve ser observada por outros sem o consentimento do seu marido O seu uso deve-se ao facto também de muitos muçulmanos acreditarem no livro sagrado islâmico, o qual exige que os homens e as mulheres se vistam e comportem modestamente em público.

Indianos Mulheres: Usam tradicionalmente o sari (longo tecido com 6 m. de comp.), que se enrola á volta do corpo. Por baixo deste a mulher usa uma blusa que cobre só os seios e um saiote que vai até ao chão. O sari é usado apenas por razões culturais em ocasiões especiais ( casamentos etc.), pois assim tornam-se mais bonitas. Homens: Usam o  dhôti que é uma espécie de “sari” masculino, um pano enrolado no corpo como se fosse uma saia. No entanto a roupa mais comum nestes é o salwar kameez masculino (ou Kurta Pajama). As suas roupas são feitas de algodão, decoradas com pinturas à mão, lantejoulas, bordados e diversos tons vivos.

Japoneses Os Japoneses usam tradicionalmente o Quimono, sendo este usado por homens mulheres e crianças. Os quimonos são: - Vestes longas de linho, algodão, seda ou cetim que são amarrados por um obi (faixa usada amarrada à cintura para manter o kimono fechado) Acessórios dos Quimonos: - Geta - Sandália de madeira - Kanzashi - adereços para o cabelo - Tabi - Meia de algodão na altura dos tornozelos, com divisão para o dedão do pé Hoje em dia só se usam em ocasiões especiais, variando os estilos e acessórios de acordo com as ocasiões

Conclusão Na realização deste trabalho tivemos algumas dificuldades em encontrar informação, tanto na internet como em livors, e quando encontrávamos esta estava em inglês, o que nos impossibilitou de realizar um trabalho melhor. Contudo, gostámos de o realizar . Aprendemos que o vestuário utilizado depende da zona geográfica do planeta e que este é influênciado pelo clima (em zonas quente as pessoas usam roupas mais finas devido ao calor, e em zonas mais frias usam as peles para os aquecer), e também pela religião em algumas culturas.

Netgrafia http://dcgeografia.blogspot.com/2008/02/vesturio-indiano.html http://www.infopedia.pt/$o-kilt-escoces http://www.e-peru-tours.com/hotels-peru-tours/typical-dress-peru.html http://exchangeofrealities.today.com/2009/04/24/characterizing-cultures-with-clothing/ http://www.buzzle.com/articles/traditional-mayan-clothing.html http://bestfashiontrends.info/all_images/indian-sari-1.jpg http://www.bocc.ubi.pt/pag/schouten-johanna-mulheres-islamicas.html http://www.culturajaponesa.com.br/htm/kimono.html http://69.59.144.162/MSK/MSK47/MSK47_large.jpg http://en.wikipedia.org/wiki/Tabi http://www.jlifeinternational.com/apparel_gif/yukata/women1/yb-375.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Burca