Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Advertisements

Biomas brasileiros.
América Latina : Quadro natural
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Airton.
Domínios vegetais originais
Domínio Amazônico Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS BRASILEIROS.
Escola Estadual Maria José
Floresta amazônica. Itens pesquisados Localização Localização Características do ambiente Características do ambiente Clima Clima Vegetação Vegetação.
BIOMAS.
Trabalho de Geografia Nome: Matheus Augusto n:15
Cerrado Brasileiro.
AMAZONIA.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
RELEVO E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Regionalização do espaço brasileiro
Ecossistemas Aquáticos:
Bacias Hidrográficas do Brasil
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
A importância da Biodiversidade
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Vanesa.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
DISTRITO FEDERAL.
PRINCIPAIS BIOMAS DO MUNDO
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
4º Ano Professora Alessandra Stock
Biomas brasileiros.
OS BIOMAS BRASILEIROS.
Biomas Terrestres.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Estrutura geológica brasileira
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Brasil: Divisão Política
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Floresta Amazônica.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
Pantanal.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
clique no mouse para passar as telas
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas do Brasil.
AS REGIÕES DO BRASIL.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
PROFESSOR: Warley Ferreira
Biomas Brasileiros.
BIOMAS DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Hidrografia
Canudos.
Amazônia: domínio natural do norte da América do Sul cuja área abrange, além do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
Interpretação de Mapas e gráficos
Transcrição da apresentação:

Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni Biomas Brasileiros. Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni

Caatinga: A caatinga é considerada o único bioma exclusivamente brasileiro, ou seja, que dificilmente pode ser encontrado em outras regiões do planeta. Ela possui uma área total de 734.478 km², estendendo-se sobre os estados do Maranhão, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Paraíba, Ceará e norte de Minas. Infelizmente, a caatinga sofreu com a exploração humana ao longo desses anos. Alguns especialistas acreditam que ela era uma mata heterogenia e rica em biodiversidade. Hoje, grande parte de sua vegetação (xefofila) está adaptada às condições de aridez.

Amazônia: A floresta Amazônica possui aproximadamente 5,5 milhões de km², sendo que 60% no Brasil, e o restante (40%) na Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, a floresta é chamada de Amazônia Legal e abrange os Estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, oeste do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Acre e Tocantins. A floresta Amazônica é densa e fechada, o que dificulta a sua penetração e ocupação, higrófita (adaptada a grande umidade), perenifólia (apresenta folhas verdes nas copas durante o ano todo), e latifoliada (folhas grandes e largas). Possui grande biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais).

Pantanal: O Pantanal é uma das maiores planícies inundáveis da Terra, considerado “Patrimônio Natural” pelo Artigo 225 da Constituição Brasileira (1988) e “Reserva da Biosfera” pela UNESCO (2000). O Pantanal, apesar do nome, não é um pântano, e sim uma imensa planície sedimentar que sofre inundações periódicas, ao contrário do pântano que é sempre alagado. O Pantanal fica localizada no centro da América do Sul tem cerca de 147 km2  (14-22º Sul e 53-66º oeste). Ele integra a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai que ocupa aproximadamente 500 mil km2 e é compartilhado pelo Brasil, Bolívia e Paraguai.

Mata Atlântica: : A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.  A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-Brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluiçao ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

Pampas: : Extensão aproximada: 176.496 quilômetros quadrados O bioma pampa está presente somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território do Estado. Ele constitui os pampas sul-americanos, que se estendem pelo Uruguai e pela Argentina e, internacionalmente, são classificados de Estepe. O pampa é marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. A vegetação predominante do pampa é constituída de ervas e arbustos, recobrindo um relevo nivelado levemente ondulado. Formações florestais não são comuns nesse bioma e, quando ocorrem, são do tipo floresta ombrófila densa (árvores altas) e floresta estacional decidual (com árvores que perdem as folhas no período de seca).

Cerrado: : Extensão aproximada: 2.036.448 quilômetros quadrados O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte de Goiás (97%), de Tocantins (91%), do Maranhão (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), além de cobrir áreas menores de outros seis Estados. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6.500 espécies de plantas já catalogadas.