Rochas Sedimentares Etapas de formação das rochas sedimentares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
Advertisements

Rochas Sedimentares Ciências Naturais 7º ano Prof. Teresa Marcelino.
APOSTILA 1, FRENTE 4, AULA 6 PROF. JOÃO BOSCORASSLAN CÂMARA.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Rochas Sedimentares.
Rochas Metamórficas São rochas que se originam a partir de rochas já existentes como no caso das sedimentares e ígneas. Devido ao efeito da pressão e da.
Rochas sedimentares.
A Estrutura da Terra Escola Estadual “ Machado de Assis “
ORIGEM E TIPOS DE SOLO.
MINERAIS E ROCHAS.
Metamorfismo e Rochas metamórficas
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ PANIAGO CAMPO GRANDE MS, DE MAIO DE 2012
EFEITOS DA SALINIDADE A salinidade é a concentração de sais dissolvidos na água que pode levar a um estresse osmótico: Alta concentração – perda de água.
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Patologias em Estruturas de Concreto Armado
Paisagens Geológicas.
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Aspecto de alguns minerais característicos
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Professora Fernanda Landim
Rochas: Arquivos da História da Terra
Paisagens magmáticas Prof. Ana Rita Rainho.
Glaciares.
Bem vindo à Terra No chão que pisas existem várias camadas de rochas, de variadíssimas cores, feitios, constituições e origens… Para as conheceres melhor.
Interacções entre os grandes grupos de rochas
Intervenção do Homem nos Subsistemas Terrestres -Atmosfera e Geosfera-
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas.
Trabalho realizado por: Catarina Silvestre Nº2 Inês Santos Nº7 Inês Nunes Nº9 Catarina Silvestre Nº2.
Trabalho realizado por:
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
O SOLO.
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
Brechas Cimento calcário e silicioso Cimento calcário.
NOME: Milene L.Gagliardo.
A Geologia, os geólogos e
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 3: ELEMENTOS DE GEOLOGIA
Ciências Naturais – 7.º ano
Rochas sedimentares(cont)
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Formação de rochas sedimentares
Lições nº 55 e Sumário: Rochas magmáticas. Revisões.
Luciane Costa de Oliveira
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
FIGURA 70: Influências da Erosão da Bacia no Curso D’Água
Conheces o ciclo das rochas?
Ciências Naturais – 7.º ano
- génese e constituição
ROCHAS METAMÓRFICAS.
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Ciências Naturais – 8.º ano
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Geologia, problemas e materiais
(Agentes internos e externos)
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Intemperismo, Movimentos de massa, formação dos solos
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Módulo Inicial – Tema I A geologia, os geólogos e os seus métodos Magda Charrua 2011/2012 BG I turma CT - COLÉGIO DA LAPA 1 Biologia/Geologia I.
Rochas Sedimentares Formação.
Dinâmica externa da Terra
1. 2 Processo da dinâmica interna da terra, através do qual qualquer tipo de rocha experimenta um conjunto de transformações mineralógicas e estruturais,
Ciências Naturais – 7.º ano
Transcrição da apresentação:

Rochas Sedimentares Etapas de formação das rochas sedimentares Classificação das rochas sedimentares detríticas Escola Secundária S. João da Talha Trabalho realizado por: Inês Santos nº 12 Susana Bento nº24

Ciclo das rochas

Etapas de formação de rochas sedimentares As rochas sedimentares, até á sua formação, sofrem processos de meteorização, erosão, transporte e diagénese. O primeiro processo que uma rocha pré –existente é sujeita é a meteorização: química ou física. Nesta etapa, os diversos processos que a constituem fragmentam as rochas em pequenas porções, que, posteriormente serão erodidas. Na erosão, os fragmentos são separados da rocha-mãe e, de seguida, transportados por diversos agentes de transporte. Por fim, ocorre a deposição dos sedimentos que irão sofrer diagénese. Nesta fase os sedimentos são transformados em rochas sedimentares consolidadas.

Meteorização Física: Este tipo de meteorização inclui os diversos processos que fragmentam a rocha em pedaços cada mais pequenos sem que ocorram transformações químicas que alterem a sua composição. Neste tipo de processo incluem-se processos, tais como a acção da água, acção do gelo, acção dos seres vivos, acção do calor, o crescimento de minerais e o alívio de pressão.

Acção da água A alternância de períodos secos com períodos de forte humidade, resultantes da variação cíclica dos teores em água das rochas, origina aumentos de volume e retracções, gerando tensões que conduzem á fracturação e, por vezes, á desagregação do material rochoso. Acção do gelo ou crioclastia Caso entre água na rocha e haja uma diminuição de temperatura suficiente para mudar o estado físico da água, pode ocorrer uma aumento das fissuras que possam existir, contribuindo para a desagregação da rocha Acção dos seres vivos Os seres vivos influenciam a desagregação das rochas através da implantação de sementes ou através da “construção” dos seus habitats, como por exemplo os coelhos.

Acção da temperatura ou termoclastia Caso haja uma variação muito brusca da temperatura pode haver uma variação do volume das rochas. Um aumento de temperatura implica uma dilatação; um arrefecimento implica uma contracção. Este movimento sistemático leva a uma grande fracturação das rochas com formação de materiais soltos. Crescimento de minerais ou haloclastia No caso de a água existente nas fracturas das rochas conter sais dissolvidos estes podem precipitar e iniciar o seu crescimento exercendo, assim, uma força expansiva, que contribui para uma maior desagregação das rochas.

Alívio de pressão A redução da pressão sobre uma massa rochosa pode causar a sua expansão e a posterior fragmentação. Quando são aliviadas do peso das rochas, expandem, fracturam e formam diáclases. Algumas vezes, este alívio de pressão, conjugado com a alteração química provoca o aparecimento de camadas concêntricas. Este processo designa-se por disjunção esferoidal. Diáclases Disjunção esferoidal