ASFÁLTICO USINADO A QUENTE EXECUÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO USINADO A QUENTE Engº Antonio Santos ENGEVIX ENGENHARIA S.A
EXECUÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO USINADO A QUENTE
USINAS DE CONCRETO ASFÁLTICO
Usina Asfalto Fluxo Contínuo.
Silo de Filler
Usina asfalto gravimétrica / Batelada.
Usina asfalto gravimétrica / Decantação Via Úmida.
Usina asfalto / Silos frio.
Usina asfalto / Silos frio.
CUSTO ÓLEO COMBUSTÍVEL (XISTO) USINAGEM Custo óleo xisto retirar 1% umidade agregados = R$ 0,97/tonelada Produção Usina de Asfalto = 80 t/hora Horas trabalhadas = 8 h/dia Dias trabalhados = 22/mês Meses trabalhados = 12/ano Custo = 12 X 22 X 8 X 80 X 0,97 = R$ 163.891,20/Ano RESULTADO FINANCEIRO X PRODUÇÃO USINA 80 t/hora 68 t/hora 12 x 22 x 8 x 80 = 169.000 t/ano 12 x 22 x 8 x 68 = 144.000 t/ano 169.000 t/ano x R$ 180,00/t 144.000 t/ano x R$ 180,00/t Valor= R$ 30.420.000,00/ano Valor= R$ 25.920.000,00/ano R$ 4.500.000,00/Ano
TEMPERATURA USINAGEM MASSA ASFÁLTICA CAP 85±10 sSF ou 170±20 cP (BROOKFIELD) Agregados 10ºC > CAP
Viscosímetro Brookfield NBR 15184/ ASTM D4402 Cisalhamento Dinâmico Temperatura 25 a 300ºC Viscosímetro Saybolt- Furol NBR 14950/ ASTM E102 Viscosidade Cinemática Temperatura 120 a 240ºC (135ºC)
CAP 20 Média Temperatura do Ligante 151ºC a 157ºC 154
20 - 50/60 50/70 85/100 CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO (CAP) VARIAÇÃO DA VISCOSIDADE DO CAP A 135° C (SSF) AO LONGO DOS ANOS NO BRASIL DESCRIÇÃO CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO (CAP) 50/60 20 50/70 85/100 TESE PREUSSLER 1983 185 a 261 (04 amostras) - 139 a 170 TESE SALOMÃO PINTO (1993) 195 a 217 CERTIFICADOS ANO 2000 210 CERTIFICADOS ANO 2004 190 CERTIFICADOS ANO 2006 147 CERTIFICADOS ANO 2007 160 CERTIFICADOS ANO 2010 174 CERTIFICADOS ANO 2010 (EUA) 246
Temperatura na usina.
CARGA CAMINHÕES USINA ASFALTO Segregação (Dispersão dos agregados)
Orientando carregamento usina.
EXECUÇÃO CONCRETO ASFÁLTICO USINADO A QUENTE Verificação equipamentos.
PINTURA LIGAÇÃO EMULSÃO ASFÁLTICA Curada ou Rompida; Tráfego; Emendas Transversal e Longitudinal.
Pintura de ligação / Remendo.
Pintura ligação / Emenda transversal.
Pintura de ligação / Sujeira.
TEMPERATURA X COMPACTAÇÃO MASSA ASFÁLTICA
TEMPERATURA X COMPACTAÇÃO MASSA ASFÁLTICA Compactação 140±15 sSF ou 280±30 cP (BROOKFIELD)
CAP 20 MédIa Temperatura de Compactação 139ºC a 145ºC 142
Temperatura antes descarga vibroacabadora.
Termômetro / Temperatura pista.
Temperatura / Rolo pneus.
Temperatura / Mesa extensível.
DESCARGA VIBROACABADORA Caminhão / Vibroacabadora / “Bumps” ou saliências
Orientação descarga.
ESPESSURA CAMADA Segregação / Diâmetro Máx. Agregado 2/3 espessura camada Empolamento / 20 a 25% espessura projeto
COMPACTAÇÃO MASSA ASFÁLTICA ROLO DE PNEUS Lastro; Junto / Vibroacabadora; Tangente / Curva; Marcas / Manchas; Aceleração / Frenagem.
COMPACTAÇÃO MASSA ASFÁLTICA ROLO DE PNEUS Marcas / Manchas: Calibragem dos pneus; Pneus recapados; Pneus desgastados ou velhos; Pneus com diferença de altura; Folga nas buchas das rodas; Excesso de óleo nos pneus.
Rolagem em tangente.
Rolagem tangente / Friso.
Marcas / Calibragem.
Trincamento / Infiltração d’água.
Manchas / Excesso de óleo.
Manchas / Excesso de óleo.
COMPACTAÇÃO MASSA ASFÁLTICA ROLO TANDEM VIBRO Frequência Vibração > 2400 VPM; Rolo Motriz; Temperatura adequada.
JUNTA OU EMENDA TRANSVERSAL Execução; Segregação.
Emenda transversal / Início Execução.
Emenda transversal / Segregação.
Emenda transversal / Segregação.
Emenda transversal / Trinca.
JUNTA OU EMENDA LONGITUDINAL Transpasse Segregação.
Emenda longitudinal.
Emenda longitudinal.
SEGREGAÇÃO MASSA ASFÁLTICA Emenda transversal / Emenda longitudinal.
Segregação / Peneira
Emenda / Segregação.
Segregação / Vassourão.
Segregação / Rastel tipo Ancinho.
Emenda segregada.
Emenda Remontada.
Emenda trincada.
Emenda trincada.
Emenda longitudinal.
Emenda transversal / “BUMP”.
Emenda remontada.
Emenda transversal.
Segregação / Início jornada trabalho.
Segregação / Início jornada trabalho.
Segregação / Mancha.
Segregação / Final jornada trabalho.
Segregação / Final jornada trabalho.
ALINHAMENTO DOS BORDOS
Alinhamento bordo / Pré-marcação.
Alinhamento bordo / Tangente.
Alinhamento bordo / Curva.
Alinhamento Bordo / Curva Externa.
Alinhamento Bordo / Curva Interna.
Alinhamento Bordo / Final 3ª Faixa.
Alinhamento Bordo / Início 3ª faixa.
Alinhamento Bordo / Início 3ª faixa.
Bordo desalinhado.
Bordo desalinhado.
Recuperação alinhamento bordo.
PARTICULARIDADES EXECUÇÃO CONCRETO ASFÁLTICO
Exsudação / Início jornada trabalho.
Exsudação / Fora de faixa.
Drenagem / Acostamento
Remendo / Limpeza.
Remendo / Pintura de ligação.
Remendo / Vibroacabadora.
Remendo / Motoniveladora.
Tape / Inadequado.
Acostamento / Sarjeta.
CONSIDERAÇÃO FINAL É fundamental que toda a equipe envolvida no processo executivo se preocupe com os pequenos detalhes e da importância deles para a qualidade geral da obra.
Obrigado! Eng. Antônio Santos ENGEVIX ENGENHARIA S.A.