Tira-Dúvidas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
Advertisements

Orientação – acesso ambiente virtual
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
XIX CONCURSO DE JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DO ESTADO DE RONDÔNIA
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP
ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UFRRJ
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
DIREITOS, DEVERES E PRAZOS DO PETIANO
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Escolha PNLD 2010 Passo a Passo
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
GSE GDAE - ACADÊMICO - CONCLUINTES.
Principais Tecnologias – NF-e
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Rede Romano de Educação
Provas Terceirão Você está recebendo um caderno com um total de 10 questões por disciplina, sendo 9 múltipla escolha e 1 somatória ou aberta Verifique,
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Procedimentos e Normas do Estágio
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
Equipe de Psicologia | Andressa F. Maria e Fernanda B. Martins (CRP 12/10278)
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Prof. Edilson História Prof. Edilson História NOVO ENEM 2009.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
O que é?. O que é? O QUE É O ENEM O Enem é muito mais do que um exame. É a nova forma de acesso ao ensino superior. O Enem substitui o vestibular tradicional.
Estágio Supervisionado
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
O título no texto dissertativo Se o título for solicitado, ele será obrigatório. Caso não seja colocado na redação, algo será perdido por isso. Não muito.
Contagem Sequencial do Estoque
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
1 Escolha PNLD 2011 Passo a Passo 1)ACESSANDO O SIMAD2a7 2)CADASTRO DO RESPONSÁVEL8a11 3)REGISTRO DA ESCOLHA12a18 4)RECUPERAÇÃO DO CÓDIGO DE SEGURANÇA19a24.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
ENSINO MÉDIO
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Serviço de Psicologia e Orientação
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Transcrição da apresentação:

Tira-Dúvidas

CONSULTE LOCAL DA PROVA ENEM 2012 PROVAS: 03 e 04 de novembro CONSULTE LOCAL DA PROVA NO SITE: http://www.enem.inep.gov.br

14 verdades e mentiras mais comentadas sobre o ENEM 1- Quando não se sabe a resposta, é melhor deixar em branco. MENTIRA! Ao contrário de alguns métodos de avaliação, você não perde pontos se errar a pergunta. Se não souber, chute! A folha de respostas é corrigida por um computador, por isso, deixando em branco, ela é automaticamente considerada errada. 2 - Questões podem ter valores diferentes. VERDADE! No Enem, as questões têm valores diferentes. Mas o número de pontos de cada uma não é divulgado. Por isso, alguém que acertou o mesmo número de questões que um colega pode ter uma nota diferente.

3 - A nota do Enem pode prejudicar você na hora de ingressar na faculdade. Se achar que ela é muito baixa, não inclua no processo de seleção. MENTIRA! Algumas universidades combinam a nota do Enem com o resultado do vestibular. É aconselhável sempre informar a nota do Enem durante o processo de seleção, se a instituição permitir. Se a nota do Enem for baixa o suficiente para prejudicar o vestibulando, ela é desconsiderada em algumas instituições. 4 - Estuda-se para o Enem como se estuda para o vestiba. VERDADE! O melhor método para se preparar para as provas do Enem é refazendo questões das provas anteriores para treinar a capacidade de interpretação (algo que exige paciência) e testar seus conhecimentos. Estar sempre atualizado com os acontecimentos e fatos atuais é muito importante. Lembre-se: não basta apenas saber o conteúdo, é necessário conhecer a linguagem da prova. Quanto mais prática a leitura, melhor.

5 - Não é preciso escolher a instituição e o curso antes de se inscrever no Enem. VERDADE! Faça o Enem e leve a sério todas as provas, inclusive a redação. O Enem é a forma de você ter vantagens na hora da seleção para o vestibular, por isso mande bem mesmo. Depois que você tiver o resultado da sua nota, é hora de começar a escolher a universidade. Passada a régua no Enem, mais livre você está de escolher a faculdade que quiser! 6 - O Enem tem leituras obrigatórias. MENTIRA! Não. Quem tem são só os vestibulares. 7 - Preocupe-se apenas em estudar o que vai cair na prova. MENTIRA! Estude todos os conteúdos! Muitas vezes, uma pergunta sobre um determinado assunto se utiliza de outros temas para ser contextualizado. Às vezes, é preciso de conhecimentos a mais para poder resolver uma questão.

8 - Se a universidade não exigir as cinco provas do Enem em seu processo de seleção de ingresso, não é necessário fazê-las. MENTIRA! Se a universidade dos seus sonhos não exige o Enem como um dos requisitos para seleção, muita calma! Você pode precisar do Enem para outras oportunidades, como para garantir uma bolsa de estudos. 9 - O aluno deve fazer a prova no ano em que está se formando. MENTIRA! Não é obrigatório fazer no ano em quese forma, mas é recomendável. Se o aluno optar por adiar a entrada na universidade, pode adiar o Enem. Mas o ideal é fazer no mesmo ano do fim do colégio.

10 - O Enem substitui o vestibular em algumas universidades. VERDADE 10 - O Enem substitui o vestibular em algumas universidades. VERDADE! O Enem substituiu na íntegra o vestibular em algumas universidades. Em algumas instituições, é preciso ter feito as duas provas. A verdade é que cada universidade tem um critério. Informe-se. 11 - A inscrição para o Enem só pode ser feita online. VERDADE! Você pode se inscrever e saber mais informações sobre a prova no mec.gov.br. 12 - Há limite para quantas vezes um aluno pode fazer o Enem. MENTIRA! Você pode fazer a prova quantas vezes quiser. As instuições sempre contabilizam a nota da última edição, mas isso pode mudar: logo o aluno poderá utilizar a melhor nota e não a última.

13 - Não há diferença entre o novo e o antigo Enem. MENTIRA 13 - Não há diferença entre o novo e o antigo Enem. MENTIRA! A versão atual tem objetivo classificar os estudantes por desempenho e ser um instrumento de concurso. As provas anteriores a 2008 tinham o objetivo de diagnosticar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e fornecer dados de pesquisa para sustentar possíveis mudanças no currículo. 14 - Há diferenças do atual Enem para o vestibular tradicional. VERDADE! A abrangência, a linguagem e o conteúdo programático são diferentes. Enquanto o vestibular é específico para uma instituição, o Enem é um credenciador para o aluno ingressar em muitas faculdades pelo Brasil afora. Enquanto cada vestibular tem sua linguagem própria, o Enem tem uma linguagem interdisciplinar, focada em interpretação de textos relacionados ao dia a dia.

Hora de tirar as dúvidas !!!

DATAS 1 - Quando será a aplicação das provas do Enem 2012? Nos dias 03 e 04 de novembro de 2012, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação. Obs.: Não temos horário de verão, portanto, seguiremos o horário de Brasília.

2 - Haverá atendimento diferenciado a participantes com necessidades especiais? Sim, desde que o participante nessas condições tenha informado suas necessidades especiais no ato na inscrição. Eles deverão dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento. 3 - Estudantes de classes hospitalares poderão fazer o Enem 2012? Sim. Para isso é fundamental que essa informação tenha sido prestada no ato da inscrição. O participante nessa situação deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

4 - E os guardadores do sábado. Sabatista terá sua condição respeitada 4 - E os guardadores do sábado? Sabatista terá sua condição respeitada. Para tanto, é indispensável que tenha solicitado, no ato de inscrição, esse atendimento específico. Ele deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes – entre 12 e 13h, horário de Brasília – e irá aguardar em uma sala o início de sua prova. 5 - O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição? Sim, o número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do participante e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.

6 - Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha 6 - Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha? A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento. 7 - O participante receberá cartão de confirmação? Sim, pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame. Esse documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação. Cabe ao participante acompanhar sua inscrição, por meio da página de acompanhamento. Obs.: Se não receber pelos Correios, retire da Internet no site do Inep.

COMPONENTES CURRICULARES 8 - Como serão as provas do Enem 2012? Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. Provas objetivas e a redação avaliarão: ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTES CURRICULARES Ciências Humanas e suas Tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Química, Física e Biologia. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Matemática e suas Tecnologias. Matemática.

9 - Quando será cada prova e qual sua duração 9 - Quando será cada prova e qual sua duração? No primeiro dia, sábado, de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. 10 - Onde serão aplicadas as provas? As provas serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição.

11 - É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova? Sim, o documento deve ter foto e não pode estar com a validade vencida. 12 - Que documentos de identificação com foto podem ser apresentados?Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

13 - Mas e se a validade do documento estiver vencida e a foto não possibilitar identificação? Nesses casos o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio. 14 - E se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado?Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio. 15 - Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova? Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

16 - Qual será o procedimento quanto a aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova? Ao entrar na sala o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta–objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O porta- objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação. 17 - Que outros objetos são proibidos? O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e óculos escuros. Caso esteja portando esses objetos, deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.

18 - Quando o participante poderá deixar o local do Exame 18 - Quando o participante poderá deixar o local do Exame? Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação. 19 - Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões? Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação. 20 - Como preencher o Cartão-Resposta? O participante deve ficar atento ao preencher seu cartão. Na capa do Caderno de Questões há informações sobre a cor do caderno e também uma frase em destaque. O participante deverá marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do seu Caderno de Questões. A frase em destaque deverá ser escrita nos Cartões-Resposta. Tanto a prova objetiva como a redação deverão ser transcritas nos respectivos Cartões- Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sala ao término do Exame. Só será permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente. Somente serão corrigidas as redações transcritas na Folha de Redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no Cartão-Resposta.

CORREÇÃO DAS PROVAS 21 - Em que condição o participante não terá as provas corrigidas? Em algumas situações: a) quando deixar de indicar a cor do Caderno de Questões no Caderno de Respostas; b) quando sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes das duas horas de início do Exame; c) quando não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta e a Folha de Redação ao terminar as provas; d) quando não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, caso deixe a prova em prazo anterior aos últimos 30 minutos para o término; e) quando ausentar-se da sala de prova portando o Cartão-Resposta e/ou a Folha de Redação; f) quando não atender as orientações complementares da equipe de aplicação durante a realização do Exame;

22 - O que pode resultar na exclusão do participante 22 - O que pode resultar na exclusão do participante? Fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet, agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do Exame; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame. 23 - Os Cadernos de Questões serão considerados para efeito de correção das provas? Não, os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção. 24 - Nas questões objetivas, como é feita correção do Cartão-Resposta? O processamento do Cartão-Resposta é realizado por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso é imprescindível que o preenchimento do Cartão-Resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica.

25 - Como é corrigida a redação 25 - Como é corrigida a redação? A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 300 pontos ou mais entre as duas notas (numa escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor. A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. 26- Em que casos poderá haver nota zero na redação? Nos seguintes casos: a) quando o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”; b) quando inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada “Em Branco”; c) quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente” – quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;

27 - Há mecanismos diferenciados para a avaliação das provas escritas dos participantes surdos ou com deficiência auditiva Sim. Na correção das provas escritas desses participantes serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 28 - Quando os gabaritos serão divulgados? Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. 29 - Quando serão divulgados os resultados das provas individuais? Os resultados individuais do Enem 2012 somente serão disponibilizados no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, em data a ser divulgada. Para acessar o resultado, o participante deverá informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha. 30 - Por quanto tempo a informação do resultado individual permanecerá disponível? O Inep manterá o registro dos resultados individuais de todos os participantes da edição 2012 do Enem disponível para consulta eletrônica por 2 (dois) anos, contados a partir da divulgação dos resultados.

Boa Prova!

O Primeiro ENEM foi realizado no ano de 1998 O Primeiro ENEM foi realizado no ano de 1998. Os resultados do Enem saem sempre no ano seguinte, ou seja, os resultados de 2011, sairam em 2012, e os resultados de 2012 sairão em 2013.