A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROVA BRASIL – 2009. A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROVA BRASIL – 2009. A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas."— Transcrição da apresentação:

1 PROVA BRASIL – 2009

2 A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas públicas. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país.

3 As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação.Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.

4 Prova Brasil avalia sistemas, não alunos ou professores. Diferentes, portanto, das provas aplicadas costumeiramente em sala de aula.

5 As provas serão aplicadas por profissionais de uma empresa contratada exclusivamente para esse fim. Esses aplicadores são treinados e capacitados para manterem os critérios e a padronização dos testes em âmbito nacional.

6 Para os alunos de 9º Ano, os aplicadores farão apenas a leitura das orientações do teste. Caberá aos próprios alunos lerem os procedimentos para preenchimento do formulário de respostas e a interpretação das questões.

7 O tempo total estipulado para a realização das provas é de 2 horas e 30 minutos. Crianças portadoras de necessidades especiais também poderão participar.

8 Os testes são de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta para cada questão, sendo que apenas uma está correta. As respostas devem ser assinaladas no formulário de respostas com lápis ou caneta preta, bastando assinalar um ”X” na alternativa desejada.

9 Os testes de Língua Portuguesa da Prova Brasil tem como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. A alternativa por esse foco parte da proposição de que ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação

10 Ler não é apenas decodificar, mas entender. É uma atividade complexa que exige do leitor demonstrar habilidades como reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, hierarquizar.

11


Carregar ppt "PROVA BRASIL – 2009. A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google