Unificação da Itália A configuração político- territorial da Itália, no início do séc. XIX, foi alterada pelo Congresso de Viena, que dividiu a Península.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
Advertisements

IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
Política das Nacionalidades
A Primeira Guerra Mundial
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
Cristianismo.
Revoluções Liberais do Século XIX
UNIFICAÇÕES ITALIANA E ALEMÃ (1871)
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IMPERIALISMO Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de conquistas sobre a África e Ásia, denominado Neocolonialismo.
A EUROPA NO SÉCULO XIX.
EUROPA APÓS NAPOLEÃO DIVISÃO.
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
A Europa no século XIX.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
Quiz HISTÓRIA 8ª SÉRIE PARTE 1 - 3ª etapa Profª Cristiane Angélica.
Unificação Italiana e Alemã
2º Guerra Mundial.
Unificação alemã e italiana
PROFº LEANDRO CRESTANI
A transição do império para a república no Brasil
A UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
As Unificações Italiana e Alemã
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália e Alemanha
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
UNIFICAÇÕES DA ITÁLIA E DA ALEMANHA
2ª Guerra Mundial.
29 As revoluções liberais e o nacionalismo Capítulo
UNIFICAÇÕES – ITÁLIA E ALEMANHA
UNIFICAÇÃO ITALIANA ( ).
Unificação da Alemanha e Itália e o Neocolonialismo
As unificações ITALIANA e ALEMÃ
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
A conquista da unidade política
A formação da Alemanha (1834 – 1871)
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
Unificação Italiana.
Professor Edley
Unificação Alemã.
Primavera dos Povos Revoluções Liberais de 1848
Conceitos: Imperialismo, “civilização”
Unificação Italiana. Unificação Italiana As unificações no século XIX: Alemanha e Itália 1. A Unificação Italiana ● Divisão em Vários Reinos ● Sul:
As Revoluções Liberais
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
A Era Napoleônica ( ).
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
UNIFICAÇÕES ITALIANA E ALEMÃ
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
18/04/2017 apresenta 2. 18/04/2017 apresenta 2.
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Leitura paradidático :
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
EUROPA SÉCULO XIX RESISTÊNCIA OPERÁRIA MERCADOS GOVERNO LIBERAL
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
A unificação da Itália e da Alemanha
Congresso de Viena e a Santa Aliança
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
A Primeira Guerra Mundial
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA: Dividida pelo Congresso de Viena (1815): –Norte e Noroeste – Reino de.
EUROPA SÉCULO XIX 1a. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA MERCADOS GOVERNO LIBERAL BURGUESIA INDUSTRIAL CERCAMENTO -> OPERÁRIOS TRANSPORTE = NAVIOS.
Unificação Alemã e Italiana
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
Revoluções Liberais do Século XIX E Unificações da Itália e Alemanha
Transcrição da apresentação:

Unificação da Itália A configuração político- territorial da Itália, no início do séc. XIX, foi alterada pelo Congresso de Viena, que dividiu a Península Itálica em diversos estados independentes, sendo alguns deles controlados pela Áustria.

1. Principais fatores que concorreram para a unificação italiana: O Nacionalismo, expresso por um movimento chamado de Risorgimento = Ressurreição, liderado pelo Conde de Cavour, 1º Ministro do Reino de Piemonte e Sardenha; Vitor Emanuel II, rei de Piemonte e Sardenha, da Casa de Savóia Camilo Benso, Conde de Cavour Nacionalismo é um sentimento de valorização e identificação com uma nação.

A atuação dos Carbonários (sociedade secreta de origem maçônica) que, utilizando muitas vezes a violência, contribuíram para vencer a resistência aristocrática contrária à unificação;

O Reino Piemontês (Norte) era industrializado e já possuía uma Constituição liberal; Apoiado pela burguesia e aliado à França, o Conde de Cavour iniciou uma guerra contra a Áustria anexando diversas regiões, como a Lombardia, Toscana, Parma e Módena; Imperador Francisco José I, da Áustria Giuseppe Mazinni, ideólogo da unificação italiana

No Sul, região rural (agrária) e economicamente atrasada, Giuseppe Garibaldi conquistou as Duas Sicílias (1860), liderando a “Expedição dos Mil”; Em 1861, com o apoio de Garibaldi, Vítor Emanuel II foi coroado como primeiro rei da Itália unificada, embora Roma ainda não estivesse em seus domínios. Partida da Expedição dos Mil, de Gênova, maio de 1860 Garibaldi encontra-se com Vitor Emanuel II, em Nápoles.

Finalmente, em 1870, Vitor Emanuel II anexou Roma (Estados Pontificados); A Questão Romana (1870-1929): o Papa Pio IX não reconheceu o novo Estado unificado; O Tratado de Latrão (1929). Papa Pio IX Papa Pio XI e Benito Mussolini assinam o Tratado que cria o Vaticano.

O Irredentismo Para a completa unificação, faltavam os territórios de Tirol, Trentino, e Ístria, ao Norte, ainda sob domínio austríaco, que somente seriam anexados ao final da Primeira Grande Guerra, com a derrota austríaca.

Unificação da Alemanha A tardia unificação de Itália e Alemanha seria um dos motivos da Primeira Guerra Mundial Até meados do séc. XIX, a Alemanha era dividida em 39 estados independentes liderados por Prússia e Áustria.

A Criação do Zollverein (1834): 1º passo para a unificação; O Zollvelein impulsionou a industrialização e o desenvolvimento econômico. Otto von Bismarck, o “Chanceler de Ferro, herói da unificação alemã.

O Norte, sob comando da Prússia, era industrializado, enquanto Sul era essencialmente agrário; Em 1862, o imperador da Prússia, Guilherme I, nomeou Bismarck 1º ministro e este travou guerras contra a Dinamarca (1864), a Áustria (1866) e a França (1870); Charge satirizando o expansionismo agressivo comandado por Bismarck durante o processo de unificação alemã.

Soldados franceses na Batalha de Sedan Coroação de Guilherme I, em Versalhes. Ao final desses conflitos, Guilherme I foi nomeado imperador da Alemanha; A última etapa foi marcada pela Guerra Franco-Prussiana, quando a Alemanha anexou o território francês da Alsácia-Lorena.

Assim como na Itália, o nacionalismo foi o principal fator da unificação, enquanto na Alemanha prevaleceu o espírito militarista dos prussianos. Canhoneiras prussianas atracadas no Rio Loire, durante a guerra contra a França (1870-71) Otto von Bismarck Guilherme I