PROFETA DANIEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A grande Tribulação parte 1 Por Moisés Sampaio.
Advertisements

que tira o pecado do mundo
V F 1. O Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo. 2. O Apocalipse deve ser estudado e interpretado pela Bíblia. 3. Um dia profético simboliza.
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
1. Qual foi a visão que Daniel teve no capítulo 8 de seu livro 1. Qual foi a visão que Daniel teve no capítulo 8 de seu livro? Daniel 8:3-7 - Marque.
1. Que visão teve Daniel no primeiro ano do rei Belsazar? Daniel 7:2,3 Quatro do agitavam o
Nos relatos da Infância de Jesus
Período Interbíblico.
Escatologia Joanina Seminário Bíblico Palavra da Vida
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
MARCOS 13:14-23.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
A Revelação e sua transmisão
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
O JUÍZO FINAL Temei a Deus, e dai-lhe Glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
JOSÉ COMO GOVERNADOR DE TODO EGITO
A Visão do Selamento Nosso estudo começa com Apocalipse 6:12-17, onde encontramos uma descrição parcial do que ocorrerá por ocasião da segunda vinda.
A PAROUSIA DO SENHOR.
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
Blasfêmia. Blasfêmia BLASFÊMIA ? BLASFÊMIA BLASFÊMIA ? JOÃO 10:
V F Revisão - Lição O anticristo será um judeu da tribo de Dã. 2. O anticristo aparecerá durante o Milênio. 3. Paulo diz.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Alcançando As Promessas
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Escatologia O estudo da Bíblia para descobrir os planos e propósitos de Deus para o futuro.
Hebreus 7 A Aliança Superior
PROFECIAS VINDA DO REINO DE DEUS.
Uma Cronologia Bíblica do Futuro
OS DONS ESPIRITUAIS.
O EVANGELHO DO REINO NO IMPÉRIO DO MAL
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Adoração no livro do Apocalipse
Os Quatro Animais. Os Quatro Animais AS QUATRO BESTAS DANIEL 7:1-3.
Por Moisés Sampaio.
1.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
O Mistério da 2ª Vinda de Cristo
O Senhor Jesus está voltando e os sinais dos fins dos tempos!
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Entre os Dez Mandamentos escritos nas duas tábuas de pedra, se destaca o quarto mandamento que identifica o Doador da lei. Sua posição dentro da arca,
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
Introdução ao Novo Testamento.
Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. 1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lc
SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO
A ESCATOLOGIA EM DANIEL
As Epístolas Católicas
Fim do reino diferente e arrogante

IBFT – Escatologia Bíblica - 7
1. Em linguagem profética, a mulher de Apocalipse 12 representa a igreja verdadeira. 2. O Filho que ela deu à luz é Jesus. 3. O dragão que devoraria.
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
“...vinda a hora do seu juízo...” “...E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.”
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
Daniel 9 As 70 semanas de Daniel. Daniel 9 As 70 semanas de Daniel.
• Os temas escatológicos são encontrados
APOCALIPSE O LIVRO DAS REVELAÇÕES 2014 Corporate Presentation.
LIÇÃO 9 - O PRENÚNCIO DO TEMPO DO FIM
LIÇÃO 8 OS IMPÉRIOS MUNDIAIS E O REINO DO MESSIAS
“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
Símbolos Proféticos Mar = Pessoas/nações em Ap 17:15 Bestas = Reis/reinos em Dn 7:17 Ventos = Discórdia/destruição em.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Daniel 9 As 70 semanas de Daniel Moisés Sampaio.
Transcrição da apresentação:

PROFETA DANIEL

I - LINGUAGEM O livro foi escrito em duas línguas. a) 2:4 – 7.28 = aramaico. b) 1.1 – 2.3 e 8.1 – 12.13 = hebraico.

II - MENSAGEM GERAL 1) O livro de Daniel destaca a soberania de Deus com relação aos impérios gentílicos mundiais, até o tempo da destruição deles, na ocasião da segunda vinda do Seu Filho.

III - Tempo dos Gentios TEMPO DOS GENTIOS = Esta expressão tão usada em relação ao livro de Daniel não se encontra no livro dele, mas é uma frase do Novo Testamento. 2) Nosso Senhor Jesus foi o único que usou esta expressão – Lc 21:24.

III - Tempo dos Gentios 3) O tempo dos gentios começou com Nabucodonosor quando levou os israelitas em cativeiro (Jr 27:5-9). A glória do Senhor partiu de Jerusalém, como foi vista por Ezequiel = 9:3; 1-4; 10:18-19; 11:23.

IV - Plenitude dos Gentios Não se deve confundir a expressão “tempo dos gentios” com “plenitude dos gentios”. A plenitude dos gentios fala da Igreja e se refere ao número completo tirado dos gentios para a Igreja (Rm 11:25); Isto ocorrerá na vinda de Cristo para a Igreja (ITs 4:16-17; At 15:14).

IV - Plenitude dos Gentios 3) O Tempo dos Gentios terminará com a vinda de Cristo no juízo para estabelecer o seu reino em Jerusalém. 4) As profecias de Daniel falam do Tempo dos Gentios, mas não falam da Igreja, a qual foi o mistério escondido durante o tempo do Velho Testamento (Ef 3:5-6).

JUDEUS NA CORTE DA BABILÔNIA Significado hebraico Significado babilônico Daniel Deus julgará Beltessazar Belt, protetor do rei Hananias Jeová mostrou sua graça Sadraque Iluminado do deus do sol Misael Quem é como Deus? Mesaque Quem é como Vênus? Azarias O Senhor é meu ajudador Abede-Nego Servo de Nebo

SONHO NABUCODONOSOR - CAP 2

SONHO DO DANIEL CAPÍTULO 7

SONHO DO DANIEL CAPÍTULO 7 I - Semelhante a um leão. (Babilônia) 1) O leão é o rei dos animais, assim como o ouro é o metal mais precioso. O ouro do sonho do capítulo 2 e o leão do capítulo 7 representam o Império Babilônico e o rei Nabucodonosor.

SONHO DE DANIEL CAPÍTULO 7 2) No princípio, era um leão com asas, mas estas foram arrancadas; o leão perdeu sua força e recebeu coração de homem. Pode ser que isto se refira à experiência de Nabucodonosor, quando ele foi humilhado por Deus e andou como um animal (Dn 4; Jr 4:7).

II -Semelhante ao urso. (Medo/Persas) O urso representa o Império Medo-Persa, também representado pela prata no capítulo 2. Um lado foi levantado sobre o outro, porque os persas chegaram a ter mais força do que os medos (6:28). O urso tinha três costelas na boca, que podiam representar as conquistas por este império dos reinos da Lídia, Egito e Babilônia, todas vencidas pelo seu poder. No capítulo 8, este reino é representado pelo “carneiro com dois chifres”.

III -Semelhante ao leopardo. 1) O leopardo tinha quatro asas e quatro cabeças; representava o reino de bronze do capítulo 2 e o bode do capítulo 8. 2) As quatro asas falam de sua velocidade, e as quatro cabeças falam dos quatro reinos em que foi dividido o império de Alexandre: Síria, Egito, Macedônia e Ásia Menor. 3) No capítulo 7, o mesmo reino é representado pelo “bode com o grande chifre” (Alexandre, o Grande, e Antíoco Epifânio, o chifre pequeno). 4) O terceiro animal representa o Império Greco-Macedônico, estabelecido por Alexandre Magno, no ano 331 a.C.

IV - Quarto animal, com 10 chifres e outro chifre pequeno (vs. 7-8). O quarto animal representa o Império Romano. Esta visão trata do fim do Tempo dos Gentios. Quando o quarto animal com os dez chifres e o chifre pequeno estiver na sua plenitude, virá o fim. Este não é o juízo final, mas um que precede o milênio de paz, como se vê em Ap 4. O juízo (final e completo) cairá sobre o quarto animal e sobre o chifre pequeno. Os outros animais tinham sido julgados no seu tempo, perdendo a sua supremacia, mas não as suas vidas.  

COMPARAÇÕES DAS VISÕES DE DANIEL E JOÃO DANIEL 7:23-27 E APOCALIPSE 13.1-18 1) Daniel viu o quarto animal um grande monstro com dez chifres. 2) João viu o animal saindo do mar com dez chifres coroados e sete cabeças. 3)O chifre pequeno tinha olhos e boca que falava grandes coisas. 4)A besta foi dada uma boca falando grandes coisas e blasfêmias. 5)O chifre pequeno: Ele falará palavras contra o Altíssimo.

6)A besta abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus 7)O chifre pequeno: Ele consumirá os santos do Altíssimo. 8)Foi-lhe dado que fizesse guerra aos santos e que os vencesse. 9)O chifre pequeno dominará um tempo, dois tempos e metade de um tempo. 10) A besta foi dado poder para 42 meses – 3 ½ anos

TRÊS PERSONAGENS DO TEMPO DO FIM

I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA Ele será o primeiro a aparecer e será gentio. Ele é o homem de Satanás como vemos em Daniel e Apocalipse (13:1-10). Ele age como Satanás e se apodera do poder político, mas também dará atenção às coisas espirituais; é chamado príncipe que há de vir (Dn 9:27). Far-se-á amigo dos judeus que tem voltado para a Palestina e fará concerto com eles. Este concerto quebrará e juntamente com o anticristo começará a Grande Tribulação – que se chama a angústia de Jacó (Jr 30:4-7). Seu caráter verdadeiro será revelado no meio da semana.

I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA II – O TREBALHO DO CHIFRE PEQUENO 1) Abaterá três reis – deixando sete reis como em Apocalipse; Falará palavras contra o Altíssimo; ele será conforme o prazer dos que criticam a Palavra de Deus e negam a sua existência; 3) Fará guerra contra os santos e sob a sua autoridade todos que guardam a fé em Deus e na sua Palavra sofrerão grande perseguição;

I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA 4) Perseguirá os santos do Altíssimo — os judeus especialmente sofrerão na mão dele; 5) Mudará os tempos e as leis.

I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA III - O fim do chifre pequeno Ele dominará 3 ½ anos (Dn 7:25; Ap 11:2-3 e 12:6). No fim deste tempo, a pedra cairá (Dn 26-27). O reino será estabelecido e os santos do Altíssimo receberão o reino; e os reinos deste mundo serão reinos de Deus e de Cristo.

II - O ANTICRISTO Este não é o chifre pequeno de Daniel 7, nem do Capítulo 8. Ele é a segunda besta do Apocalípse 13.11-18 O anticristo é aquele do qual lemos em Dn 11:36-39; IITs 2 e Ap 13:11-18. É aquele de quem Cristo falou em João 3:43: “Se outro vier em seu próprio nome, recebê-lo-eis.”

II - O ANTICRISTO Ele vem com palavras lisonjeiras e os judeus o receberão como libertador. Será como rei no meio deles (Dn 11:36). Tem dois chifres, como carneiro, mas fala como dragão. Imitará a Cristo, porém, agirá com o poder da primeira besta, o poder de Satanás. Enganará a muitos com seus milagres (IITs 2:9-12). Seu poder será na Palestina, mas provavelmente será muito além da Palestina (Ap 16:13, 19:20). Ele é também chamado de “o falso profeta”.

III - O REI DO NORTE Ele é o chifre pequeno de Daniel 8, e é tipificado por Antíoco Epifânio (Dn 8 e 11) As profecias dos capítulos 8 e 9 já se cumpriram parcialmente, mas o cumprimento final será ainda realizado. Antíoco Epifânio (168 a.C.) é o tipo profético do outro que invadirá a terra durante os últimos dias de indignação.

III - O REI DO NORTE 4) Da profecia do capítulo 9, só falta se cumprir a última semana que inclui o Tempo do Fim. 5) Deve-se ligar o capítulo 7 ao capítulo 9, e o capítulo 8 ao capítulo 11 (Ocidente 7 e 9) e (Oriente 8 e 11). 6) O chifre pequeno do capítulo 7 é o príncipe do capítulo 9. O chifre pequeno do capítulo 8 é o rei do norte do capítulo 11.

A VISÃO DO CARNEIRO e do bODE cap 8 1) Na visão do carneiro que tinha dois chifres, descrito aqui por Daniel, um dos chifres cresce mais alto que o outro. Isto representa os reis da Média e da Pérsia. A Pérsia destacou-se mais que a Média e, desta maneira, cum­priu-se a visão de Daniel (Dn 8:3, 4, 20).

2)A visão do bode simboliza o Império Grego 2)A visão do bode simboliza o Império Grego. Sabemos isto pela interpretação divina (Dn 8:5, 21). 3) O chifre notável foi Alexandre Magno, que conquistou com grande velocidade (sem tocar no chão) o mundo conhecido em seus dias. 4) Também o leopardo com quatro asas (Dn 7:6) representa o mesmo Império Grego e a velocidade com que conquistava os povos.

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL CAP 9.20ss

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL CAP 9.20ss 1 - O primeiro que há de vir – Será gentio. Será aquele que faz o firme concerto com Israel. Ele é a primeira besta do Ap. 13. a) Este concerto não será com todos os judeus, Ele ajudará aos judeus e fará tudo para eles durante 3 ½ anos, então quebrará o concerto (vs. 27).

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL CAP 9.20ss 2) Os judeus aceitarão o anticristo como o Messias (Ap 13:11-18), durante 3 ½ anos. Sobre as asas das abominações virá o assolador, e isto até a consumação (Dn 9:27). As abominações são ídolos e adoração de ídolos. Por causa destas abominações haverá um que assolará a terra até o fim. Este será o Rei do Norte ou o Assírio (Mt 24:21; Ap 6:19).

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL CAP 9.20ss 2) Até terminar o período de setenta semanas de anos, seis obras divinas seriam realizadas (Dn 9:24): fazer cessar a transgressão (IICo 5:18; Gl 3:13) dar fim aos pecados (Cl 1:20; Ef 1:7) expiar a iniquidade (Hb 2:17; 9:26) trazer a justiça eterna (IPe 1:10-12) selar a visão e profecia (quando vier o perfeito) (ICo 13:9-10) ungir o Santo dos Santos.

3) O pequeno chifre será no fim aniquilado pela vinda do “Filho do Homem” (7:11) e toda a estrutura dos reinos temporais será esmagada pela “pedra cortada sem auxílio de mãos”, a qual estabelecerá um reino eterno, essa confederação de dez nações ainda está no futuro e será governada pelo “pequeno chifre”, o Anticristo, exatamente antes de Cristo vir para estabelecer o seu Reino eterno na Terra.