SiSU Sistema de Seleção Unificada do MEC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acesso ao ensino superior
Advertisements

Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
Universidade Federal do Ceará
CONFIRMAÇÃO DA 1ª FASE E NOVA 2ª FASE
Programa Intel® Educar
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1 Sistema de Ensino Graduação Módulo Matrícula. 2 Datas Matrícula Encomenda 23 a 27/07 Divulgação Parcial da Encomenda 28/07 Ajuste da Encomenda 28 a.
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Sistema de Cadastro de Alunos
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
14 de janeiro de 2011 Matemática teve a nota mais alta; linguagens, a mais baixa A maior nota registrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.
Secretaria Virtual S I A
Sistema de Seleção Unificada Aberta a primeira etapa de inscrição, o candidato acessa o sistema de seleção informando seu número de inscrição no Enem e.
INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014
Inscrição GDAE Equipe de Atribuição de Aulas - CELP/DRHU/SE 2011.
Orientações para encerramento do ano letivo
O valor total do semestre é referente a 6 parcelas.
Programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados
Procedimentos para a aplicabilidade da 1ª Promoção resultante do desenvolvimento profissional - Portaria UNESP 788/09 e a Instrução nº 02 - CRH/PRAd, de.
GSE GDAE - ACADÊMICO - CONCLUINTES.
Principais Tecnologias – NF-e
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Tutorial de inscrição online do PRONATEC – Cursos Subsequentes
Rede Romano de Educação
TUTORIAL (Dependência)
VESTIBULAR. Ter foco. Qual universidade
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
Para iniciar a inscrição, clique aqui.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será utilizado por todas as 59 universidades federais do país. A entrada em 30 delas será exclusivamente pela.
Língua Inglesa realizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo
DINTER em Administração UFMG/UFAM e associadas
MATRÍCULA - ENSINO MÉDIO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE CALENDÁRIO INSCRIÇÃO 04 de outubro 2010 a 24 de fevereiro 2011 Seleção – concomitante as inscrições Divulgação do resultadoMatrícula.
DIRETORIA DE ENSINO MOGI MIRIM
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Seja bem-vindo!. SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico Cadastro.
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Prof. Edilson História Prof. Edilson História NOVO ENEM 2009.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
UFV.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
O Papel das Universidades da Pesquisa no Mundo do Conhecimento
PROCESSO DE MATRÍCULA. PROCESSO DE MATRÍCULA O PROCESSO DE MATRÍCULA é fundamental para a permanência do aluno na Universidade. TODOS os alunos devem.
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
Serviço de Psicologia e Orientação
Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”
PROJETO ENEM 2014 ANO LETIVO: PROJETO ENEM 2014 Conhecendo o ENEM Testes Vocacionais CPF E RG 100% Aulões aos sábados Aulões Noturnos Plantão de.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Transcrição da apresentação:

SiSU Sistema de Seleção Unificada do MEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS SiSU Sistema de Seleção Unificada do MEC

O QUE É O SiSU O Sistema de Seleção Unificada – SiSU, é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação – MEC, por meio do qual são selecionados candidatos a vagas em cursos de graduação presenciais disponibilizadas pelas Instituições Públicas de Educação Superior que queiram aderir ao Sistema. Ao aderir ao SiSU a Instituição informa os cursos, turnos e vagas a serem ofertadas no Sistema, bem como os pesos e as notas mínimas estabelecidas para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno.  

SiSU - QUEM PODE PARTICIPAR Como o Sistema é baseado nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, somente poderão se inscrever no SiSU os candidatos que participarem do Enem.  

SiSU 1º/2012 – 1º SEMESTRE DE 2012 Poderão concorrer às vagas do 1º semestre de 2012, somente os estudantes que fizeram as provas do ENEM 2011. Endereço do SiSU sisu.mec.gov.br Documentos necessários para acessar o SiSU Nº de inscrição e senha do Enem/2011  

CRONOGRAMA DO SiSU 1º/2012 Período de Inscrições 7 a 12/1/2012   1ª Chamada 2ª Chamada Resultado 15/1/2012 26/1/2012 Matrículas 19 a 20/1/2012 30 a 31/1/2012 Declaração de interesse em participar da Lista de Espera 26/1 a 1/2/2012 Divulgação da Lista de Espera 4/2/2012

cursos diferentes em uma mesma Instituição; Nº DE ETAPAS DO SiSU 1º/2012 O SiSU 1º/2012 terá uma única etapa de inscrições e 2 (duas) chamadas, ou seja, haverá somente um único período para os candidatos se inscreverem. Cada candidato poderá se inscrever em até 2 (duas) opções de curso, com ordem de prioridade: 1ª e 2ª opção. As opções poderão ser: cursos diferentes em uma mesma Instituição; cursos diferentes em Instituições distintas; cursos iguais em Instituições distintas.

SiSU PASSO A PASSO 1. Conferir seus dados pessoais; 2. Preencher a ficha de inscrição, especificando em ordem de prioridade até duas opções de vaga em instituição, curso, turno e modalidade de concorrência às quais deseja concorrer; 3. Se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos pela Instituição para concorrer às vagas às quais fez opção, sob pena de, caso seja selecionado, perder o direito à vaga; 4. Verificar dia a dia sua situação no Sistema, alterando a(s) opção(ões), se achar conveniente; 5. Consultar o resultado na página do SiSU e da(s) Instituição(ões) as qual(is) fez opção; 6. Verificar, se classificado, os procedimentos e documentos para a matrícula exigidos pela Instituição, os horários de atendimento por ela definidos, bem como o cronograma estabelecido pelo SiSU.  

  INSCRIÇÃO - ALTERAÇÕES Durante o período de inscrições, o candidato poderá alterar suas opções de curso, turno e Instituição, lembrando que será considerada a última inscrição efetuada e confirmada pelo candidato no Sistema. Durante esse período, o candidato poderá também efetuar o cancelamento da sua inscrição. NOTA DE CORTE - CONSULTA A partir do segundo dia de inscrições, o candidato poderá consultar o SiSU para verificar a nota de corte nos cursos de sua opção. Como é calculada a nota de corte: a partir do nº de vagas disponíveis para cada um dos cursos (por instituição, turno, modalidade) e a totalidade dos inscritos nesses cursos, processando, em ordem decrescente, as suas notas no Enem, levando-se em consideração os pesos definidos pela Instituição. É preciso, porém, levar em conta que essa nota reflete a realidade de concorrência verificada pelo sistema no dia anterior, uma vez que, em todos os dias de inscrição, à noite, o SiSU é fechado para o processamento da nota de corte. Em razão disso, a nota de corte deve ser tomada apenas como uma referência, não assegurando a classificação final do candidato.  

CLASSIFICAÇÃO ... Encerrada a fase de inscrições, os candidatos serão classificados na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM após a aplicação dos pesos (caso a Instituição tenha adotado), na(s) opção(ões) de curso(s) para o(s) qual(is) se inscreveram, observado o limite das vagas disponibilizadas pela(s) Instituição(ões). Para a classificação, não será levado em consideração as opções de curso (1ª ou 2ª opção). O SiSU divulgará a 1ª lista de selecionados, definindo o período de matrícula. Após o término das matrículas, o SiSU apurará os cursos com vagas disponíveis e divulgará a 2ª lista de selecionados, baseada no nº de vagas que não foram preenchidas na 1ª chamada.

Será selecionado somente em sua 1ª opção; ... CLASSIFICAÇÃO ...   Em caso de classificação simultânea nas duas opções de curso, o candidato: Será selecionado somente em sua 1ª opção; Não constará da relação de aprovados em seu curso de 2ª opção. Efetuando ou não a matrícula, sairá do sistema e não mais participará do processo.

Candidato selecionado em 2ª opção: ... CLASSIFICAÇÃO ... Candidato selecionado em 2ª opção: Efetuando ou não a matrícula, permanecerá no sistema, concorrendo no curso que definiu como 1ª opção na chamada subsequente.

Candidato não selecionado, tanto em 1ª quanto em 2ª opção:   ... CLASSIFICAÇÃO Candidato não selecionado, tanto em 1ª quanto em 2ª opção: Permanecerá no sistema, concorrendo no(s) curso(s) que definiu como 1ª e como 2ª opção na chamada subsequente.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE ENTRE OS CANDIDATOS (definido pelo SiSU) Nota obtida na Redação; Nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; Nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

UFLA (1º semestre 2012) - CURSOS, TURNOS E VAGAS NO SiSU CURSOS DIURNOS VAGAS CURSOS NOTURNOS Administração 24 Administração Pública 30 Agronomia 60 Filosofia (Licenciatura) 39 Ciência da Computação Física (Licenciatura) 19 Ciências Biológicas (Bacharelado) 15 Letras (Licenciatura) Ciências Biológicas (Licenciatura) 18 Matemática (Licenciatura) Educação Física (Bacharelado) Sistemas de Informação Educação Física (Licenciatura) TOTAL 160 Engenharia Agrícola Engenharia Ambiental TOTAL GERAL - 592 Engenharia de Alimentos Engenharia de Controle e Automação Engenharia Florestal Medicina Veterinária Nutrição Química (Licenciatura) Zootecnia 432

Nota mínima: 20% na Redação. Distribuição de pesos por área nas provas e na Redação do Enem (UFLA) ÁREAS CURSOS FIL ADM, ADP, LET EAG, EAS, EAL, ECT, EFL, FIS, MAT AGR, EDF, QUI, ZOO CBI, NUT BCC, BSI MEV PESO Ciências da natureza e suas tecnologias 1,75 1,00 3,00 4,00 2,00 Ciências Humanas e suas tecnologias 1,50 Linguagem, códigos e suas tecnologias Matemática e suas tecnologias REDAÇÃO  FIL: Filosofia (Licenciatura); ADM: Administração; ADP: Administração Pública; LET: Letras (Licenciatura); EAG: Engenharia Agrícola; EAS: Engenharia Ambiental e Sanitária; EAL: Engenharia de Alimentos; ECT: Engenharia de Controle e Automação; EFL: Engenharia Florestal; FIS: Física (Licenciatura); MAT: Matemática (Licenciatura); AGR: Agronomia; EDF: Educação Física (Bacharelado e Licenciatura); QUI: Química (Licenciatura); ZOO: Zootecnia; CBI: Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); NUT: Nutrição; BCC: Ciência da Computação; BSI: Sistemas de Informação; MEV: Medicina Veterinária. Nota mínima: 20% na Redação.

(o peso varia de curso para curso) Nota Final do candidato EXEMPLO DO CÁLCULO DA NOTA FINAL DE UM CANDIDATO QUE OPTOU POR UM DOS CURSOS DA UFLA NO SiSU (dados fictícios) ENEM UFLA Candidato (Fictício) Curso X (UFLA) (o peso varia de curso para curso) Prova Nota Mínima Nota no ENEM Peso Nota Final do candidato Redação 200,00 700,00 2,00 1400,00 Linguagens 0,00 625,30 1250,60 C.Humanas 635,80 3,00 1907,40 C.Natureza 635,10 1,00 Matemática 686,30 1372,60 Total 6565,70 Nota Final* 656,57 * Nota Final do candidato (o próprio Sistema efetua o cálculo): multiplicar cada uma das notas pelo respectivo peso, no curso escolhido, somar e dividir pelo somatório dos pesos (10)

MATRÍCULA A Lei nº 12089, de 11/11/2009, da Presidência da República, proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. Portanto, a partir da 2ª chamada, ao lançar a matrícula de um candidato já matriculado, o SiSU efetuará o seu cancelamento automaticamente.

MATRÍCULA NA UFLA Os candidatos convocados para matrícula, nas duas chamadas do SiSU, deverão preencher Ficha-Cadastro pela Internet (www.drca.ufla.br), seguindo o cronograma do SiSU, e enviar para a UFLA, por Sedex, com data de postagem até o primeiro dia útil subsequente à data limite de matrícula em cada chamada, ou entregar, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, Prédio da Administração Central da UFLA, cópias (tamanho A4, legível e sem rasuras) dos documentos solicitados (consultar a relação de documentos no Termo de Adesão, disponível no site www.copese.ufla.br). Nas duas chamadas,a matrícula dos candidatos será ON-LINE.

LISTA DE ESPERA Para constar da Lista de Espera, o candidato deverá, a partir da 2ª chamada do SiSU, manifestar o interesse pela vaga, no período a ser definido pelo próprio SiSU. A Lista de Espera levará em conta apenas a 1ª opção de curso do candidato.

UTILIZAÇÃO DA LISTA DE ESPERA NA UFLA ... Após a segunda chamada do SiSU, o preenchimento das vagas não ocupadas, será realizado por ordem de classificação da “Lista de Espera”, por curso, observado o limite de TRÊS semanas após o início das aulas, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/UFLA. As datas e formas de convocação da “Lista de Espera” constam no Edital nº 141 – DIPS/UFLA, publicado no site www.copese.ufla.br e nas “Instruções de Matrícula”, publicadas no site www.drca.ufla.br. Em todas as convocações da LISTA DE ESPERA, a matrícula dos candidatos será PRESENCIAL.

INFORMAÇÕES Sobre o Sistema de Seleção Unificada do MEC – SiSU: mec.gov.br Sobre a oferta de cursos da UFLA no SiSU: www.copese.ufla.br Sobre os cursos de graduação da UFLA: www.prg.ufla.br Sobre matrícula na UFLA: www.drca.ufla.br