Missionária Ir. Dorothy Stang

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Advertisements

Madre Assunta Marchetti:
12 de Janeiro de O Senhor é a minha força O Senhor é minha força Ao Senhor o meu canto. Ele é meu Salvador NEle eu confio e nada temo. (bis)
“É preciso ter uma meta, e a nossa meta é muito grande.
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Hebreus 12,1-4 Irmãos, rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos.
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
PRINCIPIO RIO.
JOSÉ COMO GOVERNADOR DE TODO EGITO
Desde criança quis ser sacerdote. O seu sonho irá evoluindo e na juventude manifesta desejo de ser sacerdote missionário. Entrou na Ordem Dominicana.
Visita De Jesus
São José Operário.
Surdos e Mudos Ligue o som.
Que a Páscoa aconteça....
Mães e filhos.
Rainha das Virgens.
O Pecado.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
CEU.
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
“Sabemos que toda a criação geme" (Ro 8,22)
Adoração no livro do Apocalipse
Bem-aventurados os puros
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
MARIA PASSA NA FRENTE...! Hoje é domingo, 2 de abril de 2017
Bem aventurados... Todos os Santos.
BISPO FRANCISCO OLIVEIRA
SEMANA NACIONAL DA VIDA DE 1 A 7 DE OUTUBRO
Dê uma olhada em sua própria vida e responda:
A visita.
Tapetinho Vermelho.
QUARESMA.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
(Mateus 21,9) Meu irmão, minha irmã, essa bela pintura nos lembra o momento em que Jesus chega a Jerusalém levando em seu coração o amor que ia derramar.
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Hebreus O Sofrimento na vida do cristão
Quaresma 2008 Ampliar O Deus do universo vos criou para as altas montanhas, para a liberdade e para os caminhos infinitos! Por que, gente do meu povo,
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
Pai Nosso... (Mateus 6,9).
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado
"Glória a Deus nas alturas..."
"Vai, a tua fé te salvou".
Comunidade Dandara: um exemplo de luta por dignidade Situada no bairro Céu Azul, região da Pampulha, em Belo Horizonte, MG, Brasil, a Comunidade Dandara,
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” Ef 2.6.
SINAIS DA ESPERANÇA.
UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS PALAVRA DE DEUS UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS.
MARCAS DO QUE SE FOI Ligue o sOm.
Canção do grupo de Corá SALM0 47
“Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com.
Nascido da Virgem Maria parte 2
para ser cantado pelo cantor principal do templo.
IRMÃS FRANCISCANAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
FELIZ PÁSCOA Ressuscitei e estou com você...
O ser humano é um ser em constante aprendizagem.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
COLHENDO OS SONHOS QUE DEUS PLANTOU NO SOLO FÉRTIL DO SEU CORAÇÃO VEJO DOR, MAS TAMBÉM VEJO ESPERANÇAS, QUE O SENHOR DEPOSITOU EM SUAS MÃOS. EU SEMPRE.
(Salmo 44,3) Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia maravilhosa pra dar a você nestes dias de um novo ano. Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
Somos a Igreja de Cristo parte 1
No silencioso escuro da noite, nasce a VIDA...
Estamos todos entristecidos diante das cenas dessa tremenda catástrofe que destruiu cidades, famílias, vidas preciosas. Também fomos atingidos, pois.
Ciclo C V Domingo da Quaresma 17 de Março de 2013 Música: Salmo “A Ti levanto os meus olhos” da Sinagoga hebraica (2’16)
Atos 7. 1 Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? 2 A isso ele respondeu: "Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso.
Transcrição da apresentação:

Missionária Ir. Dorothy Stang "proveniente de uma grande tribulação, alvejou suas vestes no sangue do cordeiro" (Ap. 7, 14) e tombada no chão por mãos assassinas, encontra-se agora, de pé, diante do trono (cf.Ap 7,9), e junto com uma grande multidão, clama: "Até quando Senhor, tardarás em fazer justiça contra os habitantes da terra?” (Ap 5,10)

Irmã Dorothy Mae Stang, de 73 anos, missionária de Notre Dame foi assassinada na manhã de hoje (12/02/05), às 9h, quando caminhava com dois trabalhadores rurais para uma reunião no Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS – Esperança, localizado a 40 Km de Anapu do Oeste Paraense. Irmã Dorothy vinha enfrentando ameaças de morte por fazendeiros da região, desde que começou um trabalho de apoio aos trabalhadores rurais, em 1997, que pretendiam projetos de assentamento adequados à conservação da Amazônia, os conhecidos PSD.

Nós, Religiosas e Religiosos do Brasil, neste dia 12 de fevereiro de 2005, recebemos estarrecidas/os a notícia do assassinato brutal de mais uma companheira de Testemunho, Profecia e Esperança. Ir. Dorothy, "proveniente de uma grande tribulação, alvejou suas vestes no sangue do cordeiro" (Ap. 7, 14) e tombada no chão por mãos assassinas, encontra-se agora, de pé, diante do trono (cf.Ap 7,9), e junto com uma grande multidão, clama: "Até quando Senhor, tardarás em fazer justiça contra os habitantes da terra? " (Ap 5,10).

Como Conferência dos Religiosos do Brasil, vínhamos acompanhando a trajetória profética de Ir. Dorothy que já sofrera graves acusações e ameaças de morte. Com a notícia de seu assassinato, sentimos que uma dor profunda transpassou os sonhos e esperanças de um povo, os sonhos e esperanças da VR. E unimo-nos, solidárias/os, ao clamor por justiça que brota do chão manchado pelo sangue de balas assassinas e pelos pés incansáveis da solidariedade cúmplice e efetiva de nossa Irmã que, há mais de 20 anos, junto com 600 famílias, apostou num outro modelo de desenvolvimento econômico para a região. Irmã Dorothy Stang, 74 anos, de origem norte americana e cidadã brasileira, membro da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur, foi assassinada com nove tiros, dos quais três fatais e simbólicos. Uma bala atingiu seu cérebro, outra seu coração e outra suas vísceras. Quiseram eliminar o pensar, o sentir e o gerar desta pequena, simples, humilde e idosa mulher. Seu cérebro, seu coração e seu útero eram uma ameaça para o modelo de desenvolvimento econômico implantado neste país, especialmente na Amazônia.

O testemunho de Ir. Dorothy coloca-a no rol dos/as grandes mártires O testemunho de Ir. Dorothy coloca-a no rol dos/as grandes mártires. Aconselhada a se afastar de Anapu para proteger sua vida, repetia sem cessar: "Eu não corro risco de vida, mas os colonos sim. Eles têm família para sustentar".

Numa homenagem e ato de apoio prestada pela CRB Regional, no dia 20 de agosto de 2004, em Belém, Ir. Dorothy, diante de Bispos e de toda a VR ali reunida, testemunhou sua fé e sua decisão de resistir até a morte, se preciso fosse, em defesa dos colonos. E no ato público de apoio que a OAB de Belém lhe prestou no dia 10 de dezembro, acompanhada por dois irmãos seus que vieram dos Estados Unidos, Ir. Dorothy fez um ato de fé e de humildade que emocionou e silenciou todo o público presente. Como VR do Brasil professamos nossa fé no Deus da Vida. Manifestamos nossa indignação por este e por tantos outros assassinatos. Exigimos justiça e lutaremos por ela. Expressamos nossa gratidão e profunda solidariedade com seus familiares, a sua Congregação Religiosa e, particularmente, o seu povo de Anapu.

E temos a certeza de que o assassinato de Ir E temos a certeza de que o assassinato de Ir. Dorothy não vai conseguir apagar o grito profético em favor da justiça e da paz. O seu sangue derramado em favor da vida dos pobres agricultores e da defesa do meio ambiente agora clama mais forte por justiça. A sua vida é semente e símbolo de resistência na luta por um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, pautado em critérios éticos de cuidado com a natureza e com a vida das pessoas. Acreditamos que sua luta não acabou com sua morte, mas continua viva, como disse um dos agricultores de Anapu: "Derrubaram Ir. Dorothy, mas a semente dela não morreu, já está nascida". Conferência dos Religiosos do Brasil Sede Nacional - Rio de Janeiro Montagem do slide: Pe. Renato,SJ – Roma Fev.2005 Fotos de: Ir. Dorothy, Painel de Cerezo Barredo, velório.