Movimento Revolucionário 8 de Outubro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEI “MARIA DA PENHA”.
Advertisements

História e Geografia de Portugal
25 de Abril de 1974.
OS GOVERNOS MILITARES HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Passeata contra a ditadura militar no Brasil
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
A descolonização da África
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
DITADURA MILITAR
Regime Militar (1964 – 1985).
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Professor Ulisses Mauro Lima
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Rumos da América Latina no Século XX
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
A DITADURA MILITAR DE 1964 Características gerais: centralização do poder política, legislação autoritária, hipertrofia do Poder Executivo, e uso frequente.
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
4º Bimestre Avaliação Mensal : 9º A. B : 31/10 9º C: 31/10
Destacar o novo papel dos sindicatos nas reividicações salariais e sua luta por espaços mais democráticos. Objetivo da aula 1/12.
Ditadura Militar Por quê? Jânio louco. Urss pensava em revolução no Brasil. Desculpa esfarrapada. Fica pior depois da revolução Cubana. Vários fatores.
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Da queda da monarquia à formação da URSS.
O PASSADO E O PRESENTE DE UMA ASSALTANTE PÁGINAS DA HISTÓRIA DO BRASIL QUE DEVERIAM TER MAIS DIVULGAÇÃO.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
O GOLPE MILITAR DE 1964: ANOS DE CHUMBO
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
MULTIMÍDIA.
O que é isso, companheiro?
DITADURA MILITAR NO BRASIL
O Caderno Brasil Movimento por um BRASIL livre, democrático e soberano.
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
DITADURA MILITAR NO BRASIL HISTÓRIA – PROFESSORA LISIANE 8ª SÉRIE
A verdadeira conversão
Contextualização Histórica da Obra
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
CUBA Estou AQUI!!!.
Brasil: o que foram os anos de chumbo? (1964 – 1985) Avaliação Mensal 24/10 9º A/B/C Capítulos: 16 e 17.
Por: Bárbara Rêgo e Sara Dias
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
REDEMOCRATIZAÇÃO Introdução
O PASSADO E O PRESENTE DE UMA ASSALTANTE PÁGINAS DA HISTÓRIA DO BRASIL QUE DEVERIAM TER MAIS DIVULGAÇÃO.
Curso Direito à Memória e à Verdade
ABRIL 1974.
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
Curso Direito à Memória e à Verdade
Rolagem Automática Faixa 9 do CD “Botando a Boca no Trombone 1”
DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985) PROF.: FELIPE DOMINGOS.
REGIME MILITAR NO BRASIL
Repressão e fechamento político
A DITADURA NO BRASIL (1964 – 1985) 31/03/1964: Deposição de João Goulart: Golpe x Revolução? Golpe civil-militar! Repressões começam no dia 02 de.
Revolução Cubana Alan.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.
Ditadura Militar no Brasil a 1985
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
 Grupos: 1 - conflitos no IRAQUE 08/ BÓSNIA 10/04 2 – ISRAEL E PALESTINA 08/04 5 –CAXEMIRA 15/04 3 – PRIMAVERA ÁRABE 10/04 6 – KOSOVO 15/04.
O golpe militar de 1964 * O golpe de novembro de 1964 representa um esgotamento do regime implantado pelo MNR * Um novo setor econômico ligado à agro-
Transcrição da apresentação:

Movimento Revolucionário 8 de Outubro MR-8

Contexto histórico O Brasil vivia uma Ditadura militar, onde não havia o direito de expressão, a censura era muito grande e todo o poder do país estava concentrado na mão do executivo. Regime em que qualquer tipo de manifestação acabava em prisão, tortura e assassinato. O povo clamava por liberdade.

Ditadura Militar, nunca mais!

Manifestações:

MR-8 O que é isso companheiro?  Foi uma organização política que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira. Surgido em 1964 com o nome de Dissidência do Rio de Janeiro, foi depois rebatizado, inspirado no dia em que Ernestro “Che” Guevara foi preso na Bolívia, em 8 de outubro de 1967.

Objetivos do MR8 Tinha como objetivo a instalação de um Estado socialista no Brasil e acabar com a ditadura.

Quem fazia parte desse grupo? Os grupos de Esquerda armada no Brasil foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários influenciados pelas teses marxista-leninista. Mas também existiram guerrilheiros oriundos do exército, de sindicatos e de alas progressistas da Igreja Católica.

Sequestro do embaixador Tornou-se nacional e internacionalmente conhecida pelo sequestro do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969.

Exigências: O plano funcionou, as exigências foram aceitas e os prisioneiros foram libertados. Os integrantes do grupo foram duramente perseguidos e reprimidos o que levou à quase extinção da organização.

Operações armadas Mesmo com as perseguições, as operações armadas, como roubos e assaltos a continuaram.

Outras ações importantes No MR-8 militava Lara Lavelberg, companheira do ex-capitão Carlos Lamarca e em 1971, com a quase completa destruição da VPR da qual ele era um dos dirigentes, o MR-8 passou a contar com a militância do líder guerrilheiro. Aquele ano, porém, Lamarca foi morto na Bahia Seguindo-se à morte de Iara em Salvador, pouco menos de um mês antes

Quem fim levou o MR-8 ? Em 1971 a repressão do regime militar aumentou muito e o MR-8 quase chegou ao fim em 1972. A maioria dos militantes se refugiaram no Chile, onde a direção teve que se reestruturar. A luta armada deu lugar ao jogo político e o MR-8 aproximou-se do MDB, tendo Orestes Quércia como principal liderança. O grupo passa a editar o periódico “Hora do Povo”.

Até hoje o MR-8 continua atuando como uma corrente dentro do PMDB, aparecendo em movimentos sindicais e nas diretorias da União Nacional dos Estudantes (UNE). O braço juvenil é conhecido como Juventude Revolucionária Oito de Outubro (JR-8). Politicamente o MR-8 tem afinidade atualmente com o regime socialista cubano e também com o presidente venezuelano Hugo Chávez.

Nele vocês encontram informações e podem estudar para a prova! Grupo: Felipe Fernandes Victor Mateus Tales de Marco Anna Letycia Se tiver interesse em saber mais sobre esse movimento visite nosso blog: http://mr8anglodivinopolis.wordpress.com/ Nele vocês encontram informações e podem estudar para a prova!