Vivendo as rebeliões no período regencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Slide Padrão Videoconferência FE - Unicamp
Advertisements

Capa Índice.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA EDUCACIONAL
Resgatando o Folclore Brasileiro
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
Encontro Construindo um Web Site com o Nvu
Monitor de Vídeo.
Orientação do Artigo Interdisciplinar
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA
Informações gerais : Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. É a primeira vez que este importante evento futebolístico ocorre.
DIVULGAÇÃO DA PESQUISA
PROJETO MAPAS 3°B.
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
TÍTULO, CENTRALIZADO, TAMANHO 48, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO, IGUAL AO TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO SOBRENOMEBOLSISTA01, Fulano1; SOBRENOMEBOLSISTA02,
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
Vivendo as rebeliões no período regencial
Brasil: Período Regencial
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
PRODUÇÃO ACADÊMICA II Prof.: Rodney Caetano.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – EVOLUÇÃO POLÍTICA.
D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( ) BRASIL IMPÉRIO D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( )
PROGRAMAÇÃO 2010 CURSO: Nutrição PUC Campinas
AS REGÊNCIAS Regência Trina Provisória (1831) – início do avanço liberal através das reformas descentralizadoras. Regência Trina Permanente (1831 a 1835)
Universidade de São Paulo FFLCH – História do Brasil Independente I
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
REGÊNCIAS: a unidade ameaçada
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
NOME DO TREINAMENTO NOME DO CURSO Olá!
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES NA SEMANA DE PEDAGOGIA
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
I império brasileiro
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Jonatã; Diully ;Vinicius; Lucas M.;
A FERROVIA E SUA ORIGEM.
GUERRA DOS FARRAPOS O conflito de regiões.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Insira o Título do Trabalho Fonte: Elephant Tamanho 24 a 32 Alinhamento: Centralizado Cor: Verde Oliva Escuro (RGB 52; 65; 27) Adicionar nome do autor.
Insira o Título do Trabalho Fonte: Elephant Tamanho 24 a 32 Alinhamento: Centralizado Cor: Verde Oliva Escuro (RGB 52; 65; 27) Insira nome do autor e.
Imagens Créditos – Casa Das Sete Mulheres Imagens Créditos –
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
O trabalho deve conter obrigatoriamente a estrutura abaixo:
Capa Folha de Rosto Índice NOME COMPLETO NOME
O trabalho deve conter obrigatoriamente a estrutura abaixo:
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Capa Índice. Capa Índice Introdução, Desenvolvimento e Conclusão Introdução é a parte em que o autor vai mostrar o que o trabalho vai abordar, o propósito.
1 Prof. Esp. Andrew Rodrigues HTML.
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula 02. II - Linguagem de Marcação HTML 2 Sintaxe Básica do HTML Olá mundo!!
Situação de aprendizagem 1 Fronteiras da República Federativa do Brasil Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo.
Geografia Revisão 2016.
Pac programa de atividades complementares
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Brasil Império: o período regencial (1831 – 1840) Janaina Araújo.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Período Regencial  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade. 
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
Farroupilha Roberto filho.
TARSILA DO AMARAL Artistas brasileiros.
Transcrição da apresentação:

Vivendo as rebeliões no período regencial Trabalho dirigido aos alunos de 7ª série na disciplina de história.

INTRODUÇÃO Você vive por volta do ano de 1831 no Brasil. D. Pedro I acabou de abdicar o trono e os regentes assumiram o poder Executivo, até que seu filho (D. Pedro II) tivesse idade suficiente para assumir o trono. O momento é de grande agitação política, com províncias do Norte, Nordeste e Sul se rebelando contra o poder central, exigindo maior autonomia.

TAREFA Dividam-se em 4 grupos: Cabanos (AZUL) Balaios (AMARELO) Sabinos (VERDE) Farrapos(VERMELHO).

PROCESSO Dentro de cada grupo os alunos devem pesquisar sobre seu tema e descobrir: Onde aconteceu a revolta? (saber localizar no mapa regional) Quando? Quem foram os personagens principais? (confeccionando bonecos de papel em xerox ou desenho /1 aluno para cada personagem (lideres, povo, governo, etc) utilizando as cores de cada time) Como funcionava a sociedade nessa época? (a vida das pessoas e/ou figuras dos lugares) Como eram as relações de poder? Por que aconteceu a revolta? Quanto tempo durou? Como acabou?

RECURSOS Pesquisa na internet: cada grupo deve pesquisar sobre a sua revolta onde achar mais conveniente ou seguir algumas dicas, como: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/periodo-regencial-brasileiro.html http://historiapensante.blogspot.com.br/2010/06/rebelioes-do-periodo-regencial.html Mapa das regiões brasileiras (usado como tabuleiro na hora da apresentação) Bonecos de papel com os personagens em tamanho pequeno. (utilizar BrDraw para trabalhar as imagens,se for o caso) ou desenho livre. Resumo em texto de cada grupo sobre o assunto relativo ao seu time no formato determinado: (utilizar BrOffice, Arial 12, espaçamento 1,5cm) com cópias para 20 pessoas. Citar todas as fontes consultadas.

AVALIAÇÃO Serão avaliados os seguintes quesitos: organização do grupo ( 2,0) empenho dos componentes(2,0 /nota individual) qualidade e clareza do texto impresso (1,0) domínio do conteúdo ( 5,0)