Ouro Preto A Arquitetura Esplendor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Arcadismo ou Neoclassicismo
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A Inconfidência Mineira
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Projeto vida consciente
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
Tomás Antônio Gonzaga Literatura Engajada.
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Religião e sociedade na América portuguesa
O Brasil e a África do século XVIII
Ouro Preto Nasce Vila Rica Sementes Negras
EUROPA ANTES DO BRASIL.
Rembrandt (vídeo – Slides)
DESCOBERTA DO OURO.
Comercio, Empresa e Industria, sua História e Herança
Manual para Pequenos Canteiros.
A Expansão Portuguesa.
ALEIJADINHO
Barroco no Brasil ( ).
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
No tempo, espaço, características e seus representantes.
Profª. Karen Neves Olivan
Torre de marfim.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
BARROCO NO BRASIL.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
LITERATURA INFORMATIVA
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
Aleijadinho Ronaldo Alves.
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
PERLIMA APRENSENTA Passagem automática não click.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
ARCADISMO Introdução.
Arte das Minas: o Barroco
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
Escola: Coopen Alunas:Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B.
A ARTE GREGA.
Nascimento da Cultura Brasileira
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
ARTE ISLÂMICA.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Obras do mestre Aleijadinho
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
O BARROCO.
Transcrição da apresentação:

Ouro Preto A Arquitetura Esplendor Fonte: site da Prefeitura de Ouro Preto. O maior conjunto barroco do mundo. Uma cidade setecentista em pleno séc. XXI. Anacronismos à parte, a antiga Vila Rica foi palco da vaidade, da soberba, da competição e da genialidade humana. Sentimentos muito atuais hoje, mas que naquela época eram traduzidos com estilo, com orgulho. A arte era resultado de anos, da paciência e da entrega absoluta.

Ouro Preto A Arquitetura Esplendor De nada adianta todo o ouro do mundo se não é possível ostentá-lo. Não foi diferente na Vila Rica. A fé foi uma das válvulas de escape para o poder acumulado por setores da emergente sociedade mineira do séc. XVIII. Poderosas e seculares ordens religiosas retratavam a segmentação da população. A ordem dos poderosos, dos negros, dos pardos... Cada qual tinha por finalidade construir a mais bela igreja, demonstrar sua força e influência.

Ouro Preto A Arquitetura Esplendor Deu-se início a um tipo de competição não declarada, cujo combustível era o metal amarelo, que se esparramou por altares, imagens e demais instrumentos litúrgicos. Minas vivia uma espécie de Renascimento, onde figuravam mecenas, desabrochavam as artes e nasciam gênios.

Ouro Preto A Arquitetura Esplendor No vaivém dos telhados, na espremida confusão do casario geminado. Os palácios, as pontes e os chafarizes... O barroco europeu aqui chegou e se adaptou. A geografia conferiu singularidade ao barroco mineiro. A montanha transforma o espírito, em si mesma a criatividade. Olhando tudo o que foi construído dá para imaginar o barulho incessante das ferramentas, igrejas se elevando ao céu, quilômetros de túneis ocultando conchavos; é isso que fascina em Ouro Preto.

Ouro Preto A Arquitetura Esplendor São muitas e deliciosas histórias. Mestres como Ataíde, Xavier de Brito, Servas e outros tantos circulando pelas ruas, quando não estavam enfurnados em templos, na labuta da arte. O mais conhecido foi Antônio Francisco Lisboa, eternizado como Aleijadinho, gênio pardo e acometido de terrível doença deformadora. Aleijadinho sintetiza a falência do conceito bem e mal. Foi o feio que produziu o belo, o monstro que produziu anjos... Ouro Preto é assim: fé interessada, inconfidentes heróis. Quem visita a cidade deve perceber que ela brinca com referenciais infantis, abusa e funde contrários.

Ouro Preto A Arquitetura Esplendor Na efervescência cultural do séc. XVIII também têm espaço os poetas, a música e sempre ela, a política. O amor proibido entre Tomás Antônio Gonzaga e sua eterna Marília. Ele, nobre e inconfidente; ela, outrora próxima e agora proibida. Ambos apaixonados. É atribuída a ele a publicação anônima "Cartas Chilenas", onde ocultamente denunciava os desmandos do ex-governador Cunha Menezes, chamado "Fanfarrão Minésio".

Ouro Preto A Arquitetura Esplendor O mitológico Chico Rei, monarca na áfrica, escravo em Minas. Trabalhou nas minas, comprou sua liberdade e a de seus súditos. Mandou construir seu templo e morreu respeitado. Na Vila Rica o único valor era o ouro, não importava a que pertencesse. Em Ouro Preto as paredes falam, cantam seus versos, sufocam a dor. Revelam mais que sua aparente arquitetura.