No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Epidemiologia Descritiva
Advertisements

A história do Saneamento no BRASIL
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CEDER Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos? Ligue o Som Transição automática .
APRENDENDO NAS QUEDAS Letícia Thompson.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
CARTOGRAFIA B R A S Í L I A.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Ação programada da água e da cultura Decênio Mundial de Ação Água para a Vida Década Brasileira da Água – Dia Mundial da Água – ONU/UNESCO.
A Índia da TV e a Índia Real
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
Terra - escola dos Espíritos
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Cadê a sua Rosa?.
Imagens de João Parassu
A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado.
Aprendendo nas quedas....
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O PROFUNDO AMOR DE DEUS POR MIM
Verei Meu Jesus Melissa Barcelos.
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
A Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz celebra o centenário das expedições do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil ( ), com Carlos Chagas,
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
A Chave da Felicidade Letícia Thompson.
Cada um com sua cruz para carregar, graças a Deus
A VERDADE Letícia Thompson.
A Índia da TV e a Índia Real CLIQUE A Índia que a TV não vai mostrar ! Há cenas que mais parecem montagem, mas são reais.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
3º Ano Ensino Fundamental
O casamento de Isaque e Rebeca
Alunos: Bárbara Cristina
Do nosso Centro de Inteligência, vamos passear um pouco, ver coisas lindas e meditar.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
AÇÚCAR.
Cuidar da terra, cuidar dos outros
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Coisas más não acontecem só a pessoas más. As catástrofes naturais quando chegam não contam, não escolhem, elas saem arrasando tudo o que está pela frente.
Torre de marfim.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
Açúcar.
PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!.
By Búzios Slides APRENDENDO NAS QUEDAS.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
A rosa A rosa.
O PROFUNDO AMOR DE DEUS POR MIM
By Búzios Slides A VERDADE.
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Modo  Contudo, é importante destacar que nem todas as formações em –mente são advérbios de modo, como nos seguintes exemplos:  1 – Provavelmente, a.
UNIVERSO SOB ENCOMENDA
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
O ser humano é um ser em constante aprendizagem.
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Hoje é terça-feira, 27 de outubro de 2015 Agora mesmo são 10:48 h. Relaxe por alguns instantes e reflita na mensagem... Ligue o Som.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
ATIVIDADE EM GRUPO - 5 CADA GRUPO (de 4 pessoas) DEVE: Construir novas frases que representem atitudes positivas em relação ao meio ambiente e a segurança/saúde.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Estudo mensal – fevereiro 2012.
No interior do Brasil, apesar da evolução da ciência e tecnologia, as pessoas continuam com a simplicidade natural da alma interiorana; mesmo possuindo.
Transcrição da apresentação:

No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma”. A Educação Pela Pedra João Cabral de Melo Neto Outra educação pela pedra: no Sertão (de dentro para fora, e pré-didática).

Quando se vem vindo sertão de dentro, a gente pensa que não vai encontrar coisa nenhuma”....”o sertão é uma espera enorme.

“O sertão é bom. Tudo aqui é perdido, tudo aqui é achado... O sertão é confusão em grande demasiado sossego”.

... “sertão é onde manda quem é forte, com astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!”

... “sertão é onde manda quem é forte, com astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!”

“Grande sertão é uma forte arma. Deus é um gatilho?”

“Poucas regiões do mundo se prestam tão bem para um ensaio de natureza ecológica como a do Nordeste açucareiro, com sua típica paisagem natural... teve o Nordeste a vida do seu solo, de suas águas, de suas plantas e do seu próprio clima, tudo mudado pela ação desequilibrante e intempestiva do colonizador, quase cego às consequências de seus atos, pela paixão desvairada que dele se apoderou, de plantar sempre mais cana e de produzir sempre mais açucar. Josué de Castro

Poucas regiões do mundo se prestam tão bem para um ensaio de natureza ecológica como a do Nordeste açucareiro, com sua típica paisagem natural... teve o Nordeste a vida do seu solo, de suas águas, de suas plantas e do seu próprio clima, tudo mudado pela ação desequilibrante e intempestiva do colonizador, quase cego às consequências de seus atos, pela paixão desvairada que dele se apoderou, de plantar sempre mais cana e de produzir sempre mais açucar”. Josué de Castro

“Sertão não é maldito, nem caridoso - ele tira ou dá,ou agrada ou amarga, ao senhor, conforme o senhor mesmo. Sertão é penal, criminal. Sertão é onde homem tem que ter a dura nuca e mão quadrada. Sertão: é dentro da gente.

Sertão não é maldito, nem caridoso - ele tira ou dá,ou agrada ou amarga, ao senhor, conforme o senhor mesmo. Sertão é penal, criminal. Sertão é onde homem tem que ter a dura nuca e mão quadrada. Sertão: é dentro da gente”.

A explosão demográfica, ao retardar a elevação dos níveis de vida de certos grupos, pode agravar, sem dúvida, a sua situação de fome, mas nunca determinar este estado de coisas. A fome é, regra geral, o produto das estruturas econômicas defeituosas e não de condições naturais insuperáveis. Josué de Castro

A sociedade brasileira mudou, o Brasil mudou e nesses 100 anos, os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz vêm organizando continuamente expedições ao interior, para pesquisa e desenvolvimento de propostas de melhorias na saúde. No momento em que o Brasil se mobiliza para a eliminação final da pobreza extrema no país, com seu Plano Brasil sem Miséria, a Fiocruz, guardiã dos compromissos históricos daqueles pioneiros, faz expedições especiais, trazendo o fazer e o prazer da ciência, compartilhando conhecimento e descobertas, articulando e acelerando a integração entre saúde, ciência, educação, cultura e assistência social.

A sociedade brasileira mudou, o Brasil mudou e nesses 100 anos, os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz vêm organizando continuamente expedições ao interior, para pesquisa e desenvolvimento de propostas de melhorias na saúde. No momento em que o Brasil se mobiliza para a eliminação final da pobreza extrema no país, com seu Plano Brasil sem Miséria, a Fiocruz, guardiã dos compromissos históricos daqueles pioneiros, faz expedições especiais, trazendo o fazer e o prazer da ciência...

A sociedade brasileira mudou, o Brasil mudou e nesses 100 anos, os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz vêm organizando continuamente expedições ao interior, para pesquisa e desenvolvimento de propostas de melhorias na saúde.... compartilhando conhecimento e descobertas, articulando e acelerando a integração entre saúde, ciência, educação, cultura e assistência social.

Na perspectiva da Fiocruz, saúde, educação e cultura são elementos essenciais da superação da pobreza. Baseadas na difusão e compartilhamento de saberes, as expedições pretendem apoiar cidades em seu desenvolvimento social, consolidando as redes locais de afirmação da cidadania e a interação com as organizações sociais e a população local.

Na perspectiva da Fiocruz, saúde, educação e cultura são elementos essenciais da superação da pobreza. Baseadas na difusão e compartilhamento de saberes, as expedições pretendem apoiar cidades em seu desenvolvimento social, consolidando as redes locais de afirmação da cidadania e a interação com as organizações sociais e a população local.

A missão e a tradição da Fiocruz aproximam ciência de qualidade à inovação, à promoção da saúde e da equidade social.

O Nordeste do Brasil nos legou importantes pioneiros da luta pela educação e contra a fome e a pobreza...

... Josué de Castro, Gilberto Freyre, Paulo Freire, entre outros, são inspiradores de nossas expedições atuais.