A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

2 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO DOCUMENTO BASE (2007)  Decreto 5.154/2004  TRABALHO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA como categorias indissociáveis da formação humana a) Trabalho; b) Ciência; c) Tecnologia; d) Cultura.

3 A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A necessária autonomia para que o ser humano possa, por meio do trabalho, atuar dessa forma pode e deve ser potencializada pela pesquisa, a qual contribui para a construção da autonomia intelectual e deve ser intrínseca ao ensino, bem como estar orientada ao estudo e à busca de soluções para as questões teóricas e práticas da vida cotidiana dos sujeitos trabalhadores. Nesse sentido, é necessário que a pesquisa como princípio educativo esteja presente em toda a educação escolar dos que vivem e viverão do próprio trabalho. (BRASIL, 2007:48)

4 LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 CAPÍTULO II DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Seção II Das Finalidades e Características dos Institutos Federais

5 Art. 6º Os Institutos Federais têm por finalidades e características I – (...) II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais; III – (...) IV - (...) V – (...) VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino; VII - (...) VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico; IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

6 Seção III Dos Objetivos dos Institutos Federais Art. 7º. Observadas as finalidades e características definidas no art. 6º desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais I - (...) II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica; III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade; IV – (...) V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; e VI - (...)

7 PARECER CNE/CEB Nº 11/2012 Capítulo II – Princípios Norteadores  Art. 6º São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: I – (...); II – (...); III – trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular; IV – articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico; V – indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; VI – indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino- aprendizagem; (...)

8 E no Ensino Superior?  Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: O ensino superior tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, bem como deve estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, o incentivo ao trabalho de pesquisa e a investigação científica, com vistas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive, além da promoção e da divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicação do saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação. Uma das alternativas em busca do conhecimento é o ensino através da pesquisa, desenvolvendo a autonomia dos alunos, instigando-os a questionamentos constantes.

9 DESAFIOS

10  Superar o modelo de ensino- aprendizagem baseado no repasse de conhecimento.  Oportunizar condições para que o professor desenvolva suas atividades de pesquisa. Aprendizagem significativa com ampliação da autonomia intelectual dos discentes. Quadro docente com experiência e capacidade de mediar a construção de novos conhecimentos para si e para os discentes.

11  Implementar e consolidar Programa de iniciação científica. Desenvolvimento da habilidade de investigação propiciando a consciência crítica dos discentes.

12 Desse modo...  Alinhamento entre ENSINO & PESQUISA em todo o processo de aprendizagem: LOCAL: sala de aula até os diferentes espaços METODOLOGIA: práticas diferenciadas: educar pela pesquisa, PBL Quebra de paradigma: O Professor constituindo-se em pesquisador (diferente de ensinador)

13 “É preciso acreditar que antes, determinados tipos de homens, criam determinados tipos de educação, para que depois, ela recrie determinados tipos de homens. ” Paulo Freire

14 Agradecimento


Carregar ppt "A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google