QUESTÃO 1 A primeira figura da apostila (tópico 1.1) do curso a distância O Magnetismo da Terra mostra os componentes do campo geomagnético. Pelas relações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Hidrelétrica.
Advertisements

Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
Energia Solar Térmica Radiação Solar Painéis Solares Aplicações AC.
CONDUÇÃO ELÉTRICA EM SÓLIDOS
Resolução da lista de exercícios
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
Eletromagnetismo.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
O que você deve saber sobre
Função Seno.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
01. A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso, da posição P, e cai sobre a mola ideal de constante elástica 2 x 102.
Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor
Transmissão de Calor.
O que são os Raios Cósmicos
Frentes e Frontogênese
MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO IVAN SANTOS. SN A PROPRIEDADE DE ATRAÇÃO É MAIOR NAS EXTREMIDADES. MAGNETISMO.
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
O Campo Magnético Externo
Capítulo 6 Os movimentos da Terra.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
Orientador: Clodomiro Alves Jr.
Da superfície ao centro da Terra
Magnetosfera e cinturões de Van Allen
Trabalho de Física.
A Terra: as estações do ano
MAGNETISMO: É a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ferro.  ÍMÃS  :  São pedaços  de metais  ferrosos que  têm a propriedade de se atraírem ou 
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
CANADÁ. Mapa do Canadá Território Grande extensão territorial torna o país um local com grandes diversidades visuais e diferenças de vegetação. Segundo.
Eletrodinâmica Aula 12 Prof Paulo Rosa INFI/UFMS.
Aula II – O Campo Elétrico
Professor: Diones Charles
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
Eletromagnetismo.
PROFESSORA: CAROL MALTA
Prof.ª Letícia P. Finamore
Prof. Vasco Vasconcelos
Questionamentos iniciais:
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
A Aurora Boreal Composta por: Carl Orff, em 1936 Executada pela: Orquestra Sinfônica de Boston Música: Carmina Burana Abertura: Ó Fortuna.
Prof. Jefferson O Clima.
Problemas Ambientais.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
Eletricidade Aula 14 Eletricidade e Magnetismo
MAGNETISMO.
Manto.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Física Experimental III – aula 9
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Curso de Ventos Estelares Marcelo Borges Fernandes.
FATORES CLIMÁTICOS.
Eletromagnetismo – parte 1
Ilustração esquemática da soma do campo geomagnético e um campo anómalo que produzem a anomalia (intensidade) representada no topo da figura.
Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento
Energia solar Sol é VIDA!.
FENÔMENOS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA
Professor: Diones Charles
Física - Ondas Iniciar.
PET GEOGRAFIA Oficina Orientação.
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
Força Magnética Professor John Disciplina Física E.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
Centro Superior de Educação Tecnológica – CESET UNICAMP Topografia para Saneamento ST-513 Prof. Dr. Mário Garrido Orientação.
O planeta Terra Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro.
Transcrição da apresentação:

QUESTÃO 1 A primeira figura da apostila (tópico 1.1) do curso a distância O Magnetismo da Terra mostra os componentes do campo geomagnético. Pelas relações trigonométricas entre eles, você pode calcular o campo magnético total (F) usando as medidas da componente norte (X), leste (Y) e vertical (Z). Imagine que hoje, em algum lugar da superfície da Terra, foram feitas as seguintes medidas: X=25610 nT Y= nT Z= nT Como informação adicional a inclinação magnética deste local atualmente é de aproximadamente 11 o 52 e a declinação magnética é de aproximadamente -12 o 3. Qual é aproximadamente o valor do campo magnético total (F) e em que região da Terra essa medida poderia ter sido feita? B - O campo magnético total (F) é de aproximadamente nT e estas medidas poderiam ter sido realizadas em Canberra, na Austrália. A - O campo magnético total (F) é de aproximadamente nT e estas medidas poderiam ter sido realizadas em Nantes, na França. D - O campo magnético total (F) é de aproximadamente nT e estas medidas poderiam ter sido realizadas em Ottawa, no Canadá. C - O campo magnético total (F) é de aproximadamente nT e estas medidas poderiam ter sido realizadas na Amazônia, no Brasil. E - O campo magnético total (F) é de aproximadamente nT e estas medidas poderiam ter sido realizadas no Pantanal, no Brasil.

Você errou !!! Resposta certa: C - O campo magnético total (F) é de aproximadamente nT e estas medidas poderiam ter sido realizadas na Amazônia, no Brasil.

Muito bem, você acertou !!!

QUESTÃO 2 A Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS) é a região onde o campo magnético é menos intenso. A AMAS é causada no núcleo por processos ainda discutidos na comunidade científica. Atualmente a teoria mais aceita para explicar esta anomalia é a teoria dos FLUXOS REVERSOS no núcleo. Mas como esta teoria explicaria a AMAS? B - Os fluxos reversos são causados por variações na condutividade elétrica do manto e geram um campo magnético na direção oposta ao do campo magnético daquela região, diminuindo assim a sua intensidade. A - Os fluxos reversos são causados pelo movimento do fluido no núcleo externo e pela rotação da Terra. As linhas de campo na região da AMAS são torcidas e se opõem àquelas do campo regional, diminuindo assim sua intensidade. D - Os fluxos reversos são causados pelo movimento do fluido no núcleo externo e pela variação de propriedades físicas do núcleo interno. As linhas de campo na região da AMAS são torcidas e se opõem àquelas do campo regional, diminuindo assim sua intensidade. C - Os fluxos reversos geram a AMAS através de correntes convectivas no núcleo externo que causam um aumento da intensidade do campo magnético na região. E - Os fluxos reversos são causados por variações na temperatura, pressão e composição do núcleo interno e externo e geram um campo magnético na direção oposta ao do campo magnético daquela região, diminuindo assim a sua intensidade.

Você errou !!! Resposta certa: A - Os fluxos reversos são causados pelo movimento do fluido no núcleo externo e pela rotação da Terra. As linhas de campo na região da AMAS são torcidas e se opõem àquelas do campo regional, diminuindo assim sua intensidade.

Muito bem, você acertou !!!

QUESTÃO 3 Quais são os cuidados que devemos ter para instalar um observatório magnético? I- Procurar locais distantes de redes elétricas, tráfego de automóveis e tubulações de gás. II- Deve-se fazer antes uma pesquisa no local (gradiometria magnética) para evitar fortes anomalias magnéticas causadas pela crosta (ou por objetos magnetizados enterrados) no local de instalação do observatório. III- Deve-se determinar o norte verdadeiro para que posteriormente sejam feitas as medidas do campo magnético no observatório. IV- Antes da construção das casas, todos os materiais devem ser testados para verificar se podem afetar as medidas do campo magnético natural. V- Há necessidade de treinamento da equipe local para a realização das medidas absolutas da declinação, inclinação e campo magnético total duas vezes por semana. São corretas as afirmativas: B - I, II, III, IV. A - I, II, III, IV e V. D - I, II, III, V. C - I, II, III. E - I e V.

Você errou !!! Resposta certa: A- I, II, III, IV e V.

Muito bem, você acertou !!!

QUESTÃO 4 Atualmente estamos caminhando para o máximo do ciclo solar 24. Nesta época as tempestades magnéticas são normalmente mais frequentes. O que isso significa em termos práticos para o ser humano? B - Podem ocorrer problemas frequentes em satélites artificiais, imprecisões no GPS, nas telecomunicações e apagões. A - Uma reversão do campo magnético pode ocorrer e o ser humano sofrer riscos de uma maior incidência da radiação solar. D - Uma tempestade magnética pode causar problemas em satélites artificiais e afetar diretamente a saúde do ser humano. C - Podem modificar a Lei de Joy e causar problemas nas telecomunicações na Terra. E - Podem causar apagões em várias cidades do mundo, principalmente no Brasil onde o campo magnético é mais intenso.

Você errou !!! Resposta certa:B - Podem ocorrer problemas frequentes em satélites artificiais, imprecisões no GPS, nas telecomunicações e apagões.

Muito bem, você acertou !!!

QUESTÃO 5 Se compararmos o campo magnético da Terra com o campo magnético de Júpiter, podemos afirmar que: B - A intensidade do campo magnético da Terra é cerca de dez vezes maior do que o de Júpiter. Ambos os planetas possuem auroras com a mesma luminosidade e um deslocamento similar do eixo magnético. A - O campo magnético de Júpiter é muito mais intenso do que o campo da Terra. A magnetosfera de Júpiter é muito fraca e não protege o planeta contra o vento solar. D - A intensidade do campo magnético da Terra é cerca de dez vezes menor do que o de Júpiter. A inclinação do eixo magnético é cerca de -11 o nos dois planetas e o deslocamento do eixo magnético é similar em ambos. C - A intensidade do campo magnético de Júpiter é cerca de dez vezes maior do que o campo da Terra. As auroras são somente geradas na Terra, devido à presença da magnetosfera. E - A intensidade do campo magnético de Júpiter é cerca de dez vezes maior do que o campo da Terra. As auroras de Júpiter podem ser milhares de vezes mais luminosas do que as da Terra. O deslocamento do eixo magnético é similar nos dois planetas.

Você errou !!! Resposta certa: E - A intensidade do campo magnético de Júpiter é cerca de dez vezes maior do que o campo da Terra. As auroras de Júpiter podem ser milhares de vezes mais luminosas do que as da Terra. O deslocamento do eixo magnético é similar nos dois planetas.

Muito bem, você acertou !!!