A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Renata Medici

2 DEFINIR ATMOSFERA

3  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície terrestre  A atmosfera é a mistura de gases inodora e incolor que envolve a Terra e que acompanha os seus movimentos de rotação e translação.  Sua composição atual é fruto de processos físico-químicos e biológicos iniciados a milhões de ano. ATMOSFERA

4 QUAIS AS FUNÇÕES DA ATMOSFERA Proteger o planeta Sustentar da vida Regular a temperatura do planeta

5 PROTEÇÃO DA VIDA - Fator determinante na qualidade e quantidade de radiação solar que atinge a superfície terrestre – Absorção e dispersão - Destruição de meteoros SUSTENTAÇÃO DA VIDA Ar que respiramos REGULADORA DA TEMPERATURA DO PLANETA Efeito estufa

6 FILTRO DOS RAIOS SOLARES Absorção e Dispersão dos raios solares

7 ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR Fonte: Química atmosférica – A química sobre nossas cabeças Espectro real da radiação solar antes da interação com a atmosfe ra Espectro após o processo de absorção, causado pelos principais constituintes absorvedores da atmosfera. Banda absorvida.

8 DISPERSÃO DA RADIAÇÃO SOLAR Fonte: https://tellescopio.com.br/porque-o-sol-e-vermelho-no-horizonte

9 DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS Na modelagem de transporte advectivo e difusivo de poluentes atmosféricos, o termo dispersão é definido como a combinação entre os processos de advecção e o de difusão.difusão Processo de transporte de uma propriedade atmosférica, somente pelo movimento da massa (como um campo de velocidade) na atmosfera. Processo de mistura de propriedades de um fluído por movimentos moleculares ou turbulentos.

10 TURBULÊNCIA Movimento altamente aleatório e irregular do fluído Turbulência Mecânica Obstáculos naturais – provocada pelo ar que sopra perpendicular a um obstáculo Turbulência Convectiva Causada pelas variações térmicas verticias superiores a 1 o C/100m Convecção: processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria devido a diferença de densidade e à gravidade.

11 A ATMOSFERA É DIVIDIDA EM CAMADAS Fonte: Química atmosférica – A química sobre nossas cabeças A estrutura das regiões da atmosfera quase sempre é definida de acordo com as variações da temperatura com a altitude Camada mais instável

12 CURIOSIDADE ATMOSFERA – AURORAS POLARES Aurora boreal (no Hemisfério Norte) e austral (no Hemisfério Sul). 1.Sol emite fluxo de partículas carregadas (protóns e elétrons) com alta energia – vento solar 2.Quando estas partículas se aproximam da Terra, algumas são penetram na ionosfera, onde colidem com átomos e moléculas de oxigênio e nitrogênio, que são temporariamente energizados. 3.Quando estes átomos e moléculas retornam do seu estado energético, eles emitem energia na forma de luz, o que constitui as auroras.


Carregar ppt "Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google