Montagem e Manutenção de Computador I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Introdução a Informática
Aula 5 – Anatomia da Placa-Mãe
Histórico dos Sistemas Operacionais
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arquitetura e organização de computadores
Componentes de Um Computador
Noções de Informática Prof. Eduardo
Sistemas Operacionais - 3
Onde estão os computadores?
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Como Funciona o Computador
PLACA MÃE (motherboard)
Professor Victor Sotero
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
Fundamento à Informática
Tecnologias de Informação I
DEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAIS.
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Professor Robson Campos
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Etec Prof. Fausto Mazzola
Professor Felipe Monteiro Lima
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Computadores Tipos e estrutura interna
Introdução ao Processamento de Dados
Trabalho realizado por: Filipa Almeida, nº3 Rita Matias, nº5 Inês Costa, nº12 9ºB.
PLACAS-MÃE (Motherboard)
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Arquitetura Cliente /Servidor
Virtualização.
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Definição e características funcionais
Montagem e Manutenção de Computador I
Técnico em Informática
Escola Eça de Queiroz S. T. C. Composto por : Bruno Ponces.
Hardware Aula 03.
Curso de Formação de Praças – CFP/
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Componentes de um computador
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 05.
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
CURSO DE INFORMÁTICA MÓDULO BÁSICO.
Componentes de Hardware
Componentes de um Sistema de Computação
Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Tecnologias de Informação e Edição (2014/15) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço)
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Informática Aplicada à Gestão (2012/13) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço) –Válvulas.
INFRA-ESTRUTURA: HARDWARE
Projeto Operador de Computador
Jackson Eduardo da Silva
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Prof. José Leandro de lima júnior
Tipos de Computadores Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Como Funciona o Computador
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
 Processamento de dados: requer a execução de uma série de passos, o programa (software)  Cada passo é uma instrução, ou ordem de comando, dada ao.
História do Computador Projeto Amigos do Planeta.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 02

HISTÓRIA DO COMPUTADOR Tudo começou em 1904, com a invenção da válvula a vácuo, que foi usada como elemento de controle para integrar alguns dispositivos. Nos anos 50, com a descoberta dos semicondutores, surgiram o diodo e o transistor, que substituíram a válvula a vácuo, permitindo a redução do tamanho dos circuitos e aumentando a confiabilidade dos equipamentos. Esta geração é constituída por todos os computadores construídos à base de válvulas a vácuo e cuja aplicação fundamental se deu nos campos: Científico e Militar. As válvulas a vácuo falhavam com frequência, portanto os computadores de primeira geração não funcionavam a maior parte do tempo. Os computadores dessa geração eram conhecidos pela desconfiança por causa das válvulas a vácuo que continuavam a queimar.

OS TIPOS MAIS COMUNS SÃO: TIPOS DE COMPUTADORES Na década de 1970 e início da década de 1980, o comum era se referir basicamente a dois tipos de computadores, o Mainframe ou Microcomputador (PC), porém, atualmente existe uma grande quantidade de dispositivos que nos possibilitam utilizar suas funções como processadores de dados, variando de tamanho, poder de processamento, funcionalidades específicas. OS TIPOS MAIS COMUNS SÃO:

MAINFRAMES São computadores de grande porte, com grande capacidade de processamento e armazenamento. Atualmente os microcomputadores podem executar programas que exigem alto desempenho dos computadores, e quase não dependem mais do processamento em mainframes, porém, ainda são bastante utilizados, onde é necessário grande acesso de usuários ou grandes bancos de dados. Ex.: AGÊNCIAS BANCARIAS

SERVIDORES São computadores preparados para fornecer determinados serviços aos usuários em uma rede de computadores. Exemplo: UM SERVIDOR DE ARQUIVOS DE IMPRESSÃO

Microcomputadores Também chamados de PC (Personal Computer) ou Computador de mesa (Desktop), são computadores de pequeno porte. O primeiro modelo foi lançado pela IBM, porém, atualmente há uma grande variedade de marcas e modelos, sendo ainda possível a montagem de um computador pelo próprio usuário utilizando componentes adquiridos separados.

COMPUTADORES PORTÁTEIS São os computadores compactos que utilizam alta tecnologia. Em sua grande maioria, possuem características iguais ou superiores aos Desktops. Possuem a grande vantagem de possibilitar ao usuário o seu transporte devido ao tamanho, peso reduzidos e ocuparem pouco espaço físico para seu manuseio. Ex.: NOTEBOOK NETBOOK

Exemplos: HANDHELDS OU PDAS; SMARTPHONE E TABLETS. COMPUTADORES DE MÃO São Computadores projetados com tecnologia que visa compactar tanto os equipamentos quanto a forma de armazenar dados. Normalmente possuem várias funcionalidades executadas em um Desktop, como por exemplo: O acesso à Internet, a grande facilidade de transporte e manuseio. Exemplos: HANDHELDS OU PDAS; SMARTPHONE E TABLETS.

Qualquer computador é composto pelos mesmos componentes básicos: PROCESSADOR MEMÓRIA HD PLACA-MÃE PLACA DE VÍDEO MONITOR.

COMPONENTES BÁSICOS

Essa mesma divisão básica se aplica também a outros aparelhos eletrônicos, como: Palmtops Celulares. A principal diferença entre eles e que nos aparelhos eletrônicos os componentes são integrados numa única placa de circuito (muitas vezes no mesmo chip) e são chamados de memória flash, no computador e conhecido como HD.

Placa Mãe OffBoard Antigamente, a placa-mãe era OffBoard funcionava apenas como um ponto central, contendo os slots e barramentos usados pelos demais componentes.

OffBoard

Com a integração dos componentes, a placa-mãe passou a incluir cada vez mais componentes, dando origem às placas “onboard” que utilizamos atualmente (existem placas que já vêm até com o processador e chips de memória). Isso permitiu que os preços dos PCs caíssem assustadoramente, já que, com menos componentes, o custo de fabricação é bem menor. Para quem quer mais desempenho ou recursos no computador, é sempre possível instalar placas adicionais, substituindo os componentes onboard.

Placa Mãe OnBoard

Função Geral dos Componentes: Com o computador montado, o próximo passo é instalar o sistema operacional e programas, que finalmente vão permitir que o computador faça algo de útil. Função Geral dos Componentes: PROCESSADOR MEMÓRIA HD PLACA DE VÍDEO PLACA-MÃE HARDWARE X SOFTWARE