Miranda do Douro Visita à Sé

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

Oração Eucarística II Na verdade, ó Pai, Vós sois Santo.
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
Barroco.
Barroco Brasileiro.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
◄ Nossa Senhora da Conceição – Igreja Matriz de Ansião
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
M i r a n d a d o D o u r o Visita ao Centro Histórico
Jesus chama os apóstolos...
Miranda do Douro Fotografias Antigas
Mosteiro de São Bento Rio de Janeiro Brasil 2012.
Nossa Senhora das Graças
A Presença Real de Jesus
Tema: Ano Litúrgico (A, B e C)
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Desenho de Arquitectura
Maria - Um modelo de fé.
A eucaristia Começar.
Miranda do Douro Antes e Agora
Maria, Mulher Eucarística
Maria Mãe da Eucaristia
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
Nossa Senhora das Dores
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando.
Barroco no Brasil ( ).
O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro carrega muitas curiosidades – Ícone de estilo bizantino. Andrea Ritzos, pintor grego do século XV, realizou.
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora da Consolação.
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
NOSSA SENHORA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada.
Fonte: Acólitos – São João da Madeira
Natividade de Nossa Senhora
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Nossa Senhora das Graças
Assunção de Maria.
Arte Bizantina.
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
História da Cultura e das Artes
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
IGREJA DE S. PEDRO DE RATES Caso Prático 2 ______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro Escola.
História de Porto Seguro A Historia do Brasil tem início em Porto Seguro. Em 22 de Abril de a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou pela.
CLICAR A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
Transcrição da apresentação:

Miranda do Douro Visita à Sé www.mirandadodouro.com.pt

Pretendo com este trabalho, dar a conhecer o património de Miranda do Douro. Por outro lado, pretendo sensibilizar a população local para a importância do seu próprio património.

Vista Do alto da torre desfruta-se o mais vibrante panorama de Miranda do Douro, vendo-se as arribas abruptas sobre o Douro e as dobras, que mais parecem lombos de animais colossais, até às terras espanholas, ali à mão de semear. Um panorama grandioso que nunca mais se esquecerá na vida!

Fachada Um amplo adro lajeado e balaustrado antecede dignamente a majestosa e austera frontaria da Sé. O corpo central da frontaria, encimado por balaustrada, contém o portal maneirista justaposto aos dois andares e terminado por alta cruz de pedra, elevada até ao peitoril da balaustrada sobre a qual se ergue uma outra mais alta ainda e bela e elegante cruz barroca, de ferro forjado.

Interior Igreja, de três amplas naves seccionadas em cinco tramos, está coberto com abóbadas nervadas, embora as nervuras pareçam não exercer qualquer função estrutural, mas unicamente decorativa. Elevam-se a grande altura, o que confere ao espaço a imponência própria de uma catedral, para o que muito contribui ainda a perfeita cantaria da sua execução.

São Pedro Séc. XVIII - Excelente exemplar de talha do barroco nacional, mostrando a ornamentação um conjunto de autêntica filigrana de parras, uvas, aves e meninos.

St. Amaro Séc. XVII - Com retrato a óleo de D. João III, a quem Miranda deve o seu período áureo. A ornamentação muito exuberante anuncia o período barroco

N. Sra. do leite ou N. Sra. da Alegria Séc. XVIII - Relicário, nasceu da necessidade de recolher o grande número de relíquias oferecidas à catedral por bispos e gente nobre e devota, incluindo a própria Rainha D. Catarina, esposa de D. João III.

Santíssimo Sacramento Rico Retábulo de Talha Joanina do último período. No arco da capela do Santíssimo Sacramento podemos ver a data de 1736, e sobre o arco um brasão com as insígnias Reais. A D. Frei Aleixo se devem as grades de ferro da capela do Santíssimo Sacramento, mandadas fazer e ali colocadas em 1760, encimadas pelo escudo e pelas suas armas.

Sra. da Soledade, São João e Senhor da Piedade Belíssimo Cristo na Cruz, expressiva escultura setecentista de extraordinária modelação anatómica e alvo panejamento esvoaçante. Retábulo Barroco.

Calendário Janeiro Março Maio Fevereiro Abril Junho Julho Setembro Novembro Agosto Outubro Dezembro Há na sacristia uma colecção de 12 quadros a óleo, que representam os meses do ano.

São Bento Séc. XVI - Peça de talha mais antiga de toda a catedral. Este retábulo tem interesse iconográfico expresso em todos os conjuntos de escultura e pintura das edículas e das predelas.

Capela-Mor “A fundamentis” Séc. XVII - Retábulo terminado em 1614, devido ao mestre galego, Gregório Fernandes, o maior expoente daquele importante centro artístico. Além da sua beleza, o retábulo maneirista é tido como o primeiro notável sinal do barroco entre nós, concretamente nas figuras dos Apóstolos, ladeando o Sacrário e alinhados sobre o painel esculpido representando a Assunção da Virgem. O retábulo, dispõe-se em dois andares – acima do registo dos Apóstolos, a referida Assunção flanqueada por quatro outros temas relativos a N.ª Senhora; sobre o entablamento, um magnífico Cristo Crucificado, entre sua Mãe e S. João Evangelista, e dois registos de momentos de paixão; no frontão superior, as duas virtudes (Fé e Esperança) e a figura do Padre Eterno.

Capela-Mor “A fundamentis” Padre Eterno Anunciação do Anjo S. Ana e N. Senhora Cristo Crucificado entre Sua Mãe e S. João Evangelista Assunção da Virgem Nª. Sª. da Conceição Encontro das Santas Ana e Isabel

Capela-Mor “Ad fundamentis” São Mateus São João São Marcos São Lucas Ornamentam o tabuleiro do altar da celebração eucarística, quatro esculturas de escola barroca de boa talha, estão estufadas a ouro e as vestimentas estão pintadas com muita elegância e finura de colorido, representando os quatro evangelistas. Os quatro evangelistas estão acompanhados dos quatro símbolos zoomórficos, à excepção do evangelista São Mateus que não tem o Anjo por se ter perdido. Águia de S. João, o leão de S. Marcos e touro de S. Lucas

Capela-Mor “Ad fundamentis” Porta do Sacrário: Nesta porta podemos ver em cima a Pomba que representa o Espírito Santo, por baixo desta, o Cordeiro que simboliza o Corpo de Cristo, o anjo segurando o cálice do vinho simbolizando o Sangue de Cristo. Mais abaixo as ferramentas da flagelação, a coroa de espinhos, o chicote, as pedras, o martelo, os cravos, o alicate, a lança e a vara que na ponta contém a esponja que embebida em vinagre foi dada a Cristo para beber.

Cadeiral Cadeiral maneirista, do século XVI, com docel em avançamento curvo, friso de talhas já barrocas, e pinturas emolduradas com arcaria perspectivada entre colunas coríntias.

N. Sra. das Graças, N. Sra. da Saúde e N. Sra. dos Remédios Séc. XVII - Altar maneirista, mas com características vincadamente barrocas. Vendo-se como pano de fundo, uma bela escultura, em madeira (S. José).

Sagrado Coração de Jesus Tem a notabilizá-lo um retábulo (séc. XVIII), A Ceia dos Apóstolos.

Menino Jesus da Cartolinha A lenda vem do período de 1706 a 1713. Foi neste tempo, mais concretamente em 1711, que o exército castelhano invadiu Miranda e a assolou durante vários meses. Quando a cidade se encontrava invadida, saqueada e vexada pelos castelhanos e sem esperança de remissão, esperando o reforço das nossas tropas que nunca mais chegava, aparece nas muralhas um menino vestido de fidalgo chamando os mirandeses e gritando às armas contra os invasores. De todas as casas sai gente armada de foices, gadanhas, espingardas e varapaus para escorraçar os espanhóis. À frente dos mirandeses o menino ora aparecia ora desaparecia, até que no fim da luta, depois da cidade libertada, o menino não mais se viu. Procuraram-no por toda a parte, mas em vão. O pequeno "General" tinha desaparecido. Os mirandeses consideraram que se tratava de um autêntico milagre esta vitória contra os espanhóis e que foi, sem dúvida, um favor muito grande do Menino Jesus. Mandaram então esculpir uma imagem do Menino Jesus vestido de fidalgo cavaleiro, à maneira do tempo, e colocaram‑no num altar da catedral.

Stª. Bárbara, São Jerónimo e S. Sebastião Séc. XVIII - O retábulo mostra ser do último período do estilo joanino, já com características rococó.

Stº. António Séc. XIX - todo o conjunto de talha é de estilo rocaille, encontrando-se junto dele uma pia Baptismal, peça rara, feita de uma só pedra (séc. XVI).

São Caetano Séc. XVII - Em arco sólido. Obra de talho do primitivo barroco português. Mandado fazer pela confraria de S. Caetano, padroeiro dos nobres do reino.

Órgão Órgão setecentista onde sobre exuberância dourada assenta a tubagem ornamentada com uma composição que sugere uma frontaria gótica de diversos arcos quebrados e pontiagudos coruchéus, interpretada em linguagem barroca.

Concepção: Raúl Silva Música: Riu Piu Piu - Galandum Galundaina email: yousoumirandes@gmail.com www.mirandadodouro.com.pt F I M