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Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.

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1 Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou semicircular, tirantes de metal, cúpula, aletas. Profª Cristina Romba

2 Frontão triangular Aleta Friso Cornija Arco de volta perfeita
Balaustrada Pilastra Abóbada de berço Igreja da Graça, Évora Profª Cristina Romba

3 Elementos decorativos: frontões por cima de portas e janelas, balaustradas, cornijas, decoração naturalista (conchas, florões, grinaldas de flores). Profª Cristina Romba

4 Pintura Grandes inovações
Flandres Itália Dois grandes focos de pintura Flandres Descoberta da pintura a óleo (atribuída a Van Eyck). Contribui para dar à composição mais vivacidade, mais brilho, maior durabilidade. Flandres Uma grande inovação Profª Cristina Romba

5 Itália (várias inovações)
Aplicação da lei da perspectiva à pintura, o que permite: - criar a ilusão de profundidade/ tridimensionalidade; - dar à composição um aspecto de total equilíbrio (distribuição ordenada das formas). Outra grande inovação Profª Cristina Romba

6 Leonardo da Vinci, A Virgem com o Menino e Santa Ana
Técnica do “sfumato”, provavelmente atribuída a da Vinci: confere à pintura um aspecto mais suave na transição da cor escura para a cor clara; Técnica do “modelato”: consiste na aplicação de camadas muito finas de tinta, que se vão sobrepondo sobre a mesma superfície, produzindo um efeito de brilho e transparência. Leonardo da Vinci, A Virgem com o Menino e Santa Ana Profª Cristina Romba

7 Características da pintura
Naturalismo (presença de elementos naturais: paisagem, árvores, rios, rochedos…); Racionalismo (a composição parece enquadrar-se num esquema geométrico, geralmente uma pirâmide ou triângulo); Equilíbrio (distribuição equilibrada das formas, dos volumes); Aplicação da lei da perspectiva (profundidade); Presença de elementos arquitectónicos (pontes, arcos, edifícios…). Rafael, Madona no prado, 1505 Profª Cristina Romba

8 Van Eyck, A Virgem e o Chanceler Rolin, 1485
Da Vinci, A Virgem dos Rochedos, 1506 Profª Cristina Romba

9 Sandro Botticelli, Primavera
Profª Cristina Romba

10 Capela Sistina, Vaticano
O fresco Miguel Ângelo Capela Sistina, Vaticano Profª Cristina Romba

11 O retrato Inicialmente:
- Busto tendo como fundo uma janela ou uma paisagem (Monalisa, da Vinci); Depois: - Retrato a ¾ com fundo escuro. Mais realista (Retrato de Homem, Antonello da Messina). Profª Cristina Romba

12 Escultura Características
Realismo/naturalismo: grande semelhança com o real, perfeito conhecimento do corpo humano (revela conhecimentos de anatomia); Dinamismo: sensação de movimento (nas pregas da roupa, na contracção dos músculos, na posição do corpo…); Expressividade: captação de sentimentos/ emoções (angústia, tristeza, êxtase, tranquilidade, …); Miguel Ângelo, David Profª Cristina Romba

13 Racionalismo: recurso a esquemas compositivos geometricamente simples como o triângulo (Pietà) ou linhas/ contornos que acompanham o movimento do corpo (David); Harmonia/ equilíbrio/ proporção: recurso aos cânones clássicos (ex: cabeça = 1/7 da altura total do corpo). Miguel Ângelo, Pietà Profª Cristina Romba

14 Os temas na pintura e na escultura
O Homem (enquanto ser humano e indivíduo); Figuras mitológicas (O nascimento de Vénus, Primavera, Júpiter…); Temas religiosos (Nossa Senhora, Menino Jesus, santos, a Criação…). Profª Cristina Romba

15 O Renascimento em Portugal
Claustro da Sé de Viseu Claustro do Convento de Cristo, Tomar Profª Cristina Romba

16 Igreja da Misericórdia, Guimarães Igreja dos Grilos, Porto
Profª Cristina Romba

17 Quando o gótico-manuelino se encontra com o renascimento
Convento de Cristo, Tomar Profª Cristina Romba

18 PORTUGAL: a persistência do Gótico e o Manuelino
Em Portugal, o Gótico prevaleceu até ao século XVI. Mantém-se a estrutura gótica (altura dos edifícios, a cobertura em abóbada de cruzamento de ogivas,…); …e adoptam-se novos elementos decorativos, inspirados nos Descobrimentos: o manuelino. Profª Cristina Romba

19 Os elementos decorativos são, essencialmente:
a esfera armilar; os símbolos heráldicos; a cruz da ordem de Cristo; elementos naturalistas (algas, conchas…); cordas (simples ou entrelaçadas, nós). Janela do Convento de Cristo, Tomar Profª Cristina Romba

20 Torre de Belém, Lisboa Profª Cristina Romba

21 Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
Profª Cristina Romba


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