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PublicouJoana Cabanas Alterado mais de 9 anos atrás
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Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou semicircular, tirantes de metal, cúpula, aletas. Profª Cristina Romba
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Frontão triangular Aleta Friso Cornija Arco de volta perfeita
Balaustrada Pilastra Abóbada de berço Igreja da Graça, Évora Profª Cristina Romba
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Elementos decorativos: frontões por cima de portas e janelas, balaustradas, cornijas, decoração naturalista (conchas, florões, grinaldas de flores). Profª Cristina Romba
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Pintura Grandes inovações
Flandres Itália Dois grandes focos de pintura Flandres Descoberta da pintura a óleo (atribuída a Van Eyck). Contribui para dar à composição mais vivacidade, mais brilho, maior durabilidade. Flandres Uma grande inovação Profª Cristina Romba
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Itália (várias inovações)
Aplicação da lei da perspectiva à pintura, o que permite: - criar a ilusão de profundidade/ tridimensionalidade; - dar à composição um aspecto de total equilíbrio (distribuição ordenada das formas). Outra grande inovação Profª Cristina Romba
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Leonardo da Vinci, A Virgem com o Menino e Santa Ana
Técnica do “sfumato”, provavelmente atribuída a da Vinci: confere à pintura um aspecto mais suave na transição da cor escura para a cor clara; Técnica do “modelato”: consiste na aplicação de camadas muito finas de tinta, que se vão sobrepondo sobre a mesma superfície, produzindo um efeito de brilho e transparência. Leonardo da Vinci, A Virgem com o Menino e Santa Ana Profª Cristina Romba
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Características da pintura
Naturalismo (presença de elementos naturais: paisagem, árvores, rios, rochedos…); Racionalismo (a composição parece enquadrar-se num esquema geométrico, geralmente uma pirâmide ou triângulo); Equilíbrio (distribuição equilibrada das formas, dos volumes); Aplicação da lei da perspectiva (profundidade); Presença de elementos arquitectónicos (pontes, arcos, edifícios…). Rafael, Madona no prado, 1505 Profª Cristina Romba
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Van Eyck, A Virgem e o Chanceler Rolin, 1485
Da Vinci, A Virgem dos Rochedos, 1506 Profª Cristina Romba
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Sandro Botticelli, Primavera
Profª Cristina Romba
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Capela Sistina, Vaticano
O fresco Miguel Ângelo Capela Sistina, Vaticano Profª Cristina Romba
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O retrato Inicialmente:
- Busto tendo como fundo uma janela ou uma paisagem (Monalisa, da Vinci); Depois: - Retrato a ¾ com fundo escuro. Mais realista (Retrato de Homem, Antonello da Messina). Profª Cristina Romba
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Escultura Características
Realismo/naturalismo: grande semelhança com o real, perfeito conhecimento do corpo humano (revela conhecimentos de anatomia); Dinamismo: sensação de movimento (nas pregas da roupa, na contracção dos músculos, na posição do corpo…); Expressividade: captação de sentimentos/ emoções (angústia, tristeza, êxtase, tranquilidade, …); Miguel Ângelo, David Profª Cristina Romba
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Racionalismo: recurso a esquemas compositivos geometricamente simples como o triângulo (Pietà) ou linhas/ contornos que acompanham o movimento do corpo (David); Harmonia/ equilíbrio/ proporção: recurso aos cânones clássicos (ex: cabeça = 1/7 da altura total do corpo). Miguel Ângelo, Pietà Profª Cristina Romba
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Os temas na pintura e na escultura
O Homem (enquanto ser humano e indivíduo); Figuras mitológicas (O nascimento de Vénus, Primavera, Júpiter…); Temas religiosos (Nossa Senhora, Menino Jesus, santos, a Criação…). Profª Cristina Romba
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O Renascimento em Portugal
Claustro da Sé de Viseu Claustro do Convento de Cristo, Tomar Profª Cristina Romba
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Igreja da Misericórdia, Guimarães Igreja dos Grilos, Porto
Profª Cristina Romba
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Quando o gótico-manuelino se encontra com o renascimento
Convento de Cristo, Tomar Profª Cristina Romba
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PORTUGAL: a persistência do Gótico e o Manuelino
Em Portugal, o Gótico prevaleceu até ao século XVI. Mantém-se a estrutura gótica (altura dos edifícios, a cobertura em abóbada de cruzamento de ogivas,…); …e adoptam-se novos elementos decorativos, inspirados nos Descobrimentos: o manuelino. Profª Cristina Romba
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Os elementos decorativos são, essencialmente:
a esfera armilar; os símbolos heráldicos; a cruz da ordem de Cristo; elementos naturalistas (algas, conchas…); cordas (simples ou entrelaçadas, nós). Janela do Convento de Cristo, Tomar Profª Cristina Romba
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Torre de Belém, Lisboa Profª Cristina Romba
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Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
Profª Cristina Romba
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