Desenvolvimento de um game para android os

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de um game para android os Francisco Mariani Guariba Filho RA:826391 Ivo Rodrigues de Freitas Neto RA:721531 Orientador: Eduardo Morgado

Introdução A tecnologia avança com o passar do tempo, novos tempos requerem respostas imediatas, facilidade de interação com os dispositivos e claro, uma resposta audiovisual que agrade e corresponda a expectativa das novas gerações.

Motivação e Justificativa “Entre os seres humanos o jogo não se limita apenas à infância; ao contrário, o ser humano aprecia o jogo e as brincadeiras até o fim de sua vida, até a morte. Os jogos têm finalidade de nos ajudar na adaptação à realidade, além de facilitar sobremaneira o aprendizado, o comportamento cognitivo” Ivan Bystrina.

O que está sendo estudado sobre Android? Desenvolvimento Mobile: Funcionamento do Android OS; Desenvolvimento para Android OS; Linguagem Java; Eclipse, Monodevelop e SDK Android.

O que está sendo estudado e será estudado sobre desenvolvimento de games? Programação para jogos eletrônicos: Física e GA; Colisão; Corpos rígidos (massa, gravidade, velocidade e atrito); Tratamento da imagem (tiles); Inteligência Artificial.

AndEngine Criada exclusivamente para o desenvolvimento de jogos para Android; Conta com várias extensões, dentre elas: Textures (imagens); Engine Box2D (física); Formato TMX (XML).

Enredo Tempo e Espaço: Japão antigo; Tema: conflitos que haviam entre os clãs de senhores feudais; Protagonista: Samurai; Antagonista: Senhor feudal de um clã inimigo; Escolha realizada através de uma pesquisa histórica.

Interface do Game Produção com o auxílio do estudante de Design, Henrique Fernandes.

Divisão das Tarefas Estruturação e mecânica (Ivo Rodrigues de Freitas Neto); Controle de eventos (Francisco M. Guariba Fº); Ilustração (Henrique Fernandes).

Cronograma: 1º Semestre (1) Estudo do Android; (2) Definição da game engine; (3) Definição do enredo, espaço, tempo, personagens; (4) Apresentação Parcial – Fundamentação Teórica do TCC; (5) Implementação do protótipo; (6) Apresentação Final – Trabalho desenvolvido no 1º Semestre de 2012, segundo cronograma proposto;

Cronograma: 2º Semestre (7) Implementação oficial; (8) Testes; (9) Apresentação do Trabalho com a presença dos Orientadores; (10) Entrega da monografia; (11) Apresentação do Projeto para Banca Examinadora; (12) Mostra de TC.

Cronograma: Tabela de Atividades Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 1 X 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Obrigado!!! Referências: ALÍPIO, Douglas: Máquina Virtual Dalvik. Mai. 2011. Disponível em: <http://www.euandroid.com.br/iniciante-android/2011/05/maquina-virtual-dalvik/>. Acesso em: 08 abr. 2012.   VIANA, Thiago Campos. Projeto e implementação de um jogo de Futebol 3D com uso de software livre. Monografia de conclusão de curso apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC-USP. São Carlos-SP. Junho de 2009. DOS SANTOS, Maikon Cismoski. Renderização de Cenas Tridimensionais Interativas em Computadores com Recursos Gráficos Limitados. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre. Programa de pós-graduação em Informática, Universidade Federal do Paraná. Curitiba– PR. 2009. SCHEMBERGER¹, E. Elder; FREITAS, Ivonei¹; VANI, Ramiro². Plataforma Android..¹UNIOESTE- Universidade Estudal do Oeste do Paraná – Cascavel- PR. ²UNIVEL- Uniaão Educacional de Cascavel – Cascavel- PR. 2009.