Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Jornada Pedagógica – POIE
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO

Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ministério da Educação
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Educação Ambiental - GPEEA
ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Aproveitamento de Estudos
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Especialização em Educação a Distância
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
OBJETIVOS Objetivo Geral
Carga Horária: 8O horas Docente: Ms. Patrícia Quitero Rosenzweig Mini-Currículo: Graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda – PUC Goiás Pós-graduada.
Governança em Tecnologia da Informação
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
VIDEOCONFERÊNCIA – 25/05/2015 EDUCAÇÃO INTEGRAL
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
O papel do Estagio na Formação de Professores
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini Assessora: Juliana Veiga de Freitas Bolsista: Carolina Ramos

Objetivos do Curso 1. Contribuir para a formação de professores e para a construção de conhecimentos na área de Educação Integral; 2. Qualificar profissionais para atuarem na ampliação de diferentes espaços educativos, das novas gerações, para além dos espaços escolares; 3. Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta de Educação Integral.

Frequência mínima exigida Número de vagas: 55 Frequência mínima exigida pelo curso: 75%

Aulas e horários Carga horária: 360 horas/aula – 12 horas por semana Periodicidade das aulas: semanal Horário das aulas: Sextas Tarde: 13h30min- 17h30min Noite: 18h às 22h Sábados Manhã: 8h- 12h e, eventualmente das 13h às 17h

Requisitos exigidos Graduado ou licenciado em curso de duração plena; Professor(a) ou profissional atuante/ vinculado a instituição escolar pública; Experiência docente e/ou envolvimento com o Programa Mais Educação ou Programas de Educação Integral

Critérios de Seleção Carta de intenção do candidato justificando seu vínculo com Programas de Educação Integral ou interesse em atuar nele e as razões pelas quais deseja fazer o curso; Análise do curriculum vitae e documentos comprobatórios exigidos pelo edital

Observações: 1. A prioridade de seleção será dos candidatos que atuam no Programa Mais Educação/Programas de Educação integral, posteriormente, serão contemplados aqueles que possuem interesse no curso e contemplem os requisitos exigidos. 2. Excedendo o número de candidatos homologados (ou seja, que contemplam os critérios) será realizado sorteio público, na sala 101 da Faculdade de Educação, conforme previsto no edital.

Currículo do Curso Eixo Temático I – Contextualização da Educação Integral Disciplinas * Educação Integral: perspectivas históricas e desafios atuais * Gestão escolar integrada * Rede de saberes: projetos, planejamento, currículo

Eixo Temático II – A escola e o aluno contemporâneo Disciplinas * Escola contemporânea: inclusão, disciplinamento e aprendizagens * Culturas da infância e da juventude do século XX * Educação e as mídias digitais * Pesquisa em educação

Eixo Temático III – Currículo integrado na escola de turno integral Disciplinas ( focadas nos macrocampos) * Rede de saberes: Acompanhamento Pedagógico * Rede de saberes: Meio Ambiente e Prevenção e Promoção da Saúde * Rede de saberes: Culturas e Artes e Esporte e Lazer * Direitos humanos e cidadania – relações entre raça/etnia, gênero, geração e inclusão social

Transversalidades para potencializar a formação docente 1. Seminários Temáticos (3): discussão de conteúdos e temas emergentes. 2. Saídas de Campo (3): Visitas monitoradas por locais da cidade que possibilitam oportunidades educativas. Exemplos: Teatro São Pedro, Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, Ibere Camargo, Casa de Cultura Mário Quintana, etc.

3. Práticas Pedagógicas : Oficinas planejadas para serem ministradas pelos pos-graduandos, com orientação e supervisão dos professores do Curso. 4- Rodas de Conversa: “Saberes em circulação”, com objetivo de conhecer os êxitos e desafios da Gestão escolar das instituições com o projeto de Educação Integral.

Trabalho de Conclusão do Curso Para a conclusão do curso o pós-graduando deverá apresentar Trabalho de Conclusão de Curso na forma de artigo. Após essa etapa, será elaborada uma publicação com os artigos selecionados além de realização de um evento para socializar o conhecimento produzido tanto com as escolas que estão implementando os projetos de jornada ampliada quanto as demais escolas interessadas.

Datas importantes 29/02 : Palestra de Esclarecimento e Inscrições 09/03 : Divulgação das inscrições homologadas (site) 16/03 : Sorteio público dos candidatos inscritos - 14h / sala 101 da FACED 21/03 : Divulgação dos candidatos selecionados 22/03 : Matricula dos candidatos selecionados – das 14h às 18h30 / sala 101 da FACED 30/03 : Início das aulas do Curso ** Financiamento: FNDE (dinheiro público)