Crônicas para gostar de ler. e escrever

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
MORANGOS Por Roberto Shinyashiki.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Uma linda idéia a ser imitada......
Origem e desenvolvimento da crônica
BORDADOS DA VIDA.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
ACREDITE SE QUISER.
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
O Segredo do Sucesso.
CRÔNICAS.
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
A BONECA.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Planejamento PNAIC 2014.
CRôNICA.
Observação da sala de aula
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
MORANGOS Por Roberto Shinyashiki.
APREDENDO A ORAR.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
... A ATITUDE É TUDO ....
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Leitura de Textos Científicos
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Verbo Língua Portuguesa.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
BORDADOS DA VIDA.
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
A tigela de madeira.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Era uma vez ………….
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Dona Angélica Dona Angélica.
Reflexões sobre Produção Textual
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Roberto Shinyashiki Clique para avançar Talvez, ao me ouvir falar em felicidade, você se pergunte se eu não tenho problemas, se tudo dá sempre certo.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Crônicas para gostar de ler. e escrever Crônicas para gostar de ler... e escrever ! Sequência didática desenvolvida com as turmas 81 e 83 E.B.M. Beatriz de Souza Brito Professora: Ângela Beirith

Objetivos Compreender a crônica como um gênero de circulação social cuja função é entreter, divertir, levar a uma reflexão. Interpretar crônicas pela leitura e escuta de textos desse gênero. Conceituar crônica, identificando os elementos que constituem o gênero: função social, linguagem, assunto e elementos textuais. Produzir uma crônica incorporando as características do gênero estudado.

Conteúdos abordados Cronograma: 12 aulas Conceituais: função social da crônica; características do gênero crônica; conceito de crônica. Procedimentais: leitura e escuta de crônicas; leitura e análise oral de crônicas diversas; leitura e análise escrita da crônica “Da arte de comer melancia”; produção de texto. Atitudinais: leitura-fruição de crônicas; exercício de atitudes de escuta e respeito à leitura do outro. Cronograma: 12 aulas

Recursos didáticos Dicionários Livros da Coleção Para Gostar de Ler e cópias impressas das crônicas: “Arte de ser Feliz”, de Cecília Meireles “O padeiro”, de Rubem Braga “O menino escritor”, de Fernando Sabino “Gravação”, de Carlos Drummond de Andrade “Tintim”, de Luís Fernando Veríssimo “Emergência”, de Luís Fernando Veríssimo “Chatear e encher”, de Paulo Mendes Campos “Ladrão que rouba ladrão”, de Domingos Pelegrini “Da arte de comer melancia”, de Flavio José Cardozo Texto “Um cronista no coração das coisas”, de Marisa Lajolo.

1ª Parte: Aproximação ao gênero Metodologia 1) Ativação do conhecimento prévio: origem e significado da palavra crônica (curiosidade: mito de Cronos). 2) Leitura-fruição de diferentes crônicas: distribuição de crônicas iguais a cada 3, 4 alunos; leitura silenciosa e em voz alta pelos alunos, distribuindo entre eles os papeis de narrador e personagens. 3) Análise oral das crônicas lidas por meio de perguntas pré-elaboradas pela professora quanto: ao assunto, à linguagem, à organização textual e à função social.

Perguntas para orientar a análise oral das crônicas lidas Obs.: Dizer o título e identificar o autor antes das respostas ASSUNTO Qual é o assunto do texto? O assunto do texto tem relação com a vida cotidiana? ORGANIZAÇÃO TEXTUAL Há narrador no texto? Há marcas que identificam o narrador? Quais? Qual o tipo de narrador: narrador- personagem ou narrador-observador? Há personagens no texto?

Observa-se a presença de diálogos? Que marcas indicam que há diálogo? LINGUAGEM A linguagem é mais formal ou mais informal? Localize no texto expressões que a identificam como mais formal ou mais informal. O texto é engraçado ou não? O que torna o texto engraçado? FUNÇÃO SOCIAL Qual a função social/intenção da crônica lida? Informar, entreter, divertir, trazer uma reflexão? Onde você pode ler textos como este?

2ª Parte: Estudo do gênero crônica Sistematização e Consolidação Metodologia 1) Motivação: a partir do que já foi estudado até aqui, é possível pensar na produção de uma crônica cujo assunto seja melancia? 2) Leitura em voz alta, pela professora, da crônica “Da arte de comer melancia”. 3) Análise escrita da crônica lida, observando os seguintes aspectos: função social, linguagem, assunto e elementos textuais. 4) Sistematização, com os alunos do conceito de crônica a partir do que foi analisado. Registro no caderno. 5) Leitura do texto “Um cronista no coração das coisas”, de Marisa Lajolo, reforçando as características do gênero.

Da arte de comer melancia Fico chocado quando vejo alguém comer melancia de qualquer jeito. Ainda ontem presenciei esta desgraça: o sujeito colocou a pobre fruta de pé, deu-lhe um talho de alto a baixo, pegou as duas metades e partiu-as também ao meio, deixando na mesa, numa poça d’água, um triste conjunto de quatro pedaços que foram sendo grosseiramente escavados. Nada da poesia que o evento pede. Uma coisa feia, mal-acabada. Meu pai, sim, era um artista na arte de se comer melancia. O requinte dele já começava na compra, em que fazia todo um investimento de boa paciência. Aproximava-se da carroça, avaliava o conjunto, rolava umas e outras, depois de algum tempo é que elegia a que mais o impressionou. Para já levar? Não, claro que não. Para examinar, com cuidado. Eram, se bem me lembro, uns três testes. Primeiro, o dos piparotes.

Com o indicador, ele dava na barriga da melancia alguns piparotes que produziam um som que lhe traduzia, aos seus ouvidos experimentados, o grau de madureza a que a fruta havia chegado. Depois, agarrava-a entre as mãos, elevava-a à altura do ouvido e aplicava-lhe um forte aperto: o estalo resultante reforçava o diagnóstico dos piparotes. Por fim, determinava ao vendedor que abrisse na melancia uma janelinha. O homem trazia na ponta da faca uma fração de rubra polpa, que meu pai olhava com astúcia. Só então é que os dois falavam em preço. Se a parte comercial chegasse a bom termo, tínhamos melancia. Mas a melancia não entrava logo na faca. Era do ritual deixá-la se refrescando um pouco num tanque d’água (não havia geladeira), para perder os calores acumulados na viagem da carroça. Até que, por fim, chegava o momento. O modo de meu pai partir a melancia era, penso eu, o mais lógico e usual entre as pessoas de sentimento e bom senso.

Só que ele fazia tudo com muita compenetração, como se estivesse desmanchando um relógio de ouro. Deitava a fruta, cortava-lhe uma ponta, cortava outra e, com precisão máxima, rasgava-a em talhadas regulares, iguais entre si em largura e profundidade. Arrematava a cirurgia com um soquinho que afrouxava as talhadas, a primeira das quais entregava, gentil, a Dona Isaura. Depois é que autorizava o nosso ataque. E sabíamos bem: ninguém podia tocar no miolo, o miolo ficava para o fim. Não entendo como é que alguém pode partir uma melancia sem dar tal ênfase ao miolo. De barriga já fazendo bico, íamos sempre ao miolo como ao momento central da festa. A melancia, senhores, é uma fruta frívola, mais água que substância. Muito dos prazeres dela está mesmo é no visual e foi muito bom ter aprendido a comê-la também com os olhos. Sinceramente, fico até triste quando vejo por aí certas barbaridades. Flávio José Cardozo

Análise da crônica “Da arte de comer melancia” Assunto O assunto da crônica é o ritual que envolve a degustação da melancia (que na opinião do cronista constitui-se em uma arte). O assunto do texto tem relação com a vida cotidiana. Organização do texto Há um narrador que ao mesmo tempo é personagem (narrador-personagem) da situação. Entre as marcas que o identificam estão o uso de verbos na 1ª pessoa do singular, “Fico chocado”; e do pronome possessivo meu: “Meu pai, sim, era um artista na arte de se comer melancia.” Os personagens são o próprio narrador, o pai, o vendedor e dona Isaura. Não há diálogos no texto. Quanto ao enredo, a crônica descreve o ritual praticado por uma família para saborear uma melancia, desde a apreciação e análise do produto, passando pela negociação para a compra e o acondicionamento até chegar à degustação da fruta. Linguagem A linguagem é mais formal, o que pode ser observado pela ausência de gírias e expressões da oralidade, pelo uso de pronomes oblíquos (comê-la, deu-lhe), pelas escolhas de vocabulário (elevava-a à altura do ouvido, em vez de “erguia”, frívola, astúcia, talhadas regulares, etc.) Função social A intenção da crônica lida é sensibilizar o leitor e, ao mesmo tempo, levá-lo a uma reflexão.

Reflexões A sensibilidade com que o autor nos relata um ato tão simples e ao mesmo tempo tão carregado de significado pode nos remeter a outras situações cujos rituais parecem ter sido esquecidos, como o tempo de maturação das coisas, a observação atenta dos fenômenos, as escolhas que fazemos, o respeito ao outro, etc. Ao mesmo tempo, o prazer que algo tão comum e acessível como saborear uma melancia pode nos proporcionar; como diria Cecília Meireles, uma pequena felicidade certa.

Crônica é um gênero textual geralmente curto, elaborado em linguagem mais informal, construído a partir de fatos do cotidiano. Tem como objetivo entreter os leitores e, ao mesmo tempo, levá-los a refletir sobre a vida e os comportamentos humanos. Costuma ser veiculado em jornais ou revistas antes de ser reunido em livros.

3ª Parte: Produção de uma crônica Metodologia 1) Planejamento da escrita (com roteiro). 2) Produção da 1ª versão e entrega para revisão. 3) Leitura dos textos dos alunos à medida que vão sendo produzidos, como forma de estimular os colegas que ainda estão “sem ideias”. 4) Orientações coletivas e individuais sobre os erros mais recorrentes identificados nas produções. 5) Reescrita da 2ª versão na Sala Informatizada. 6) Publicização (Mostra da Escola).

Planejando a escrita Ao escrever sua crônica, siga as instruções: Pense no leitor e no objetivo que você tem em vista: você quer diverti-lo, sensibilizá-lo, ou fazer com que ele reflita? Aborde um fato ou uma situação do cotidiano que tenha sido presenciada ou vivida por você procurando ir além do que aconteceu, narrando com sensibilidade, ou se quiser, com humor. Escreva um rascunho e antes de passar seu texto a limpo, faça uma revisão cuidadosa.

Bibliografia consultada CARDOZO, Flávio José. Beco da Lamparina. Florianópolis: Lunardeli, 1987. COLEÇÃO PARA GOSTAR DE LER- Crônicas, editora Ática.Volumes 1, 5, 7, 14. EVSLIN, Bernard. Heróis, deuses e monstros da mitologia grega. Trad. de Marcelo Mendes. São Paulo: Arxjovem, 2004. GERALDI, João Wanderley Geraldi. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995. KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. Rio de Janeiro: Record., 1968. In: Comunicação e Expressão: Novo português através de textos. SOARES, Magda. São Paulo. Abril, 1982. SCHNEUWLY, Bernad e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na Escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Gladis Sales, Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004. VERÍSSIMO, Luís Fernando. O analista de Bagé. Porto Alegre: L&PM, 1981.