Carregar apresentação
1
Planejamento PNAIC 2014
2
PLANEJAMENTO Espaço para antecipação do que será feito.
Ao elaborar as sequências de atividades, será necessário pensar como essa sequência poderá contribuir para a construção dos conceitos que serão trabalhados. Os objetivos de aprendizagem necessitam estar explícitos no planejamento para que os alunos compreendam os conteúdos. Todo o planejamento precisa prever que a aula deva ter início, meio e fim.
3
Planejar envolve pensar em:
Objetivos; Materiais ; Organização do espaço; Instrumentos; Retorno aos alunos ; Fechamento da aula ;
4
Organização da sala de aula:
É preciso pensar nas diferentes formas de organização, tanto no espaço físico da sala de aula quanto do movimento de problematização, discussão e sistematização de conhecimentos matemáticos. Espaço físico da sala de aula: com instrumentos, símbolos, objetos e imagens pertencentes ao campo da matemática escolar e não escolar.
5
Ambiente propício a aprendizagem
Cenário de investigação, espaço de aprendizagem em que os alunos possam matematizar, ou seja, formular, criticar e desenvolver maneiras matemáticas de entender o mundo.
6
Registro O registro matemático é entendido como uma comunicação sobre ideias, objetos e processos matemáticos. Pode ser realizado por meios de diferentes gêneros textuais: registro reflexivo para os alunos, registro de comunicação aos colegas e professor, registro de processo para constituir memória, registro como forma de sistematização, como apropriação de uma linguagem, registro como forma de comunicação da resolução e/ou formulação de um problema.
7
Fechamento da aula Todo o trabalho que foi planejado e desenvolvido em sala de aula necessita de um fechamento; Socialização – Produzir coletivamente com os alunos um texto síntese discutindo as principais ideias ou, quando as atividades forem individuais, os próprios alunos contam aos demais como pensaram as situações propostas; Atividades em grupo: escolher 3 ou 4 grupos que tenham utilizado estratégias diferenciadas para socialização; Entrega de produções escritas: Recolher registros produzidos. Dar retorno, fazendo observações, chamando atenção para aspectos que podem ser melhorados, dando sugestões.
8
Avaliação A avaliação deverá ocorrer ao longo do processo, seja pela observação sistemática e intencional do professor, seja pelos registros produzidos pelos alunos e professores.
9
Modalidades organizativas do trabalho Pedagógico
Atividades permanentes Sequências didáticas Projetos Atividades de Sistematização
10
Atividades Permanentes:
Trabalho regular que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual ou um determinado assunto/tema de qualquer área de conhecimento de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. ( Você sabia?, Notícia da hora, Nossa semana foi assim..., Vamos Brincar? , Fazendo arte, cantando e se encantando, Leitura diária feita pelo (a) professor( a), etc....) Podem ser diárias, semanais, quinzenais, mensais ou de acordo com a organização e objetivo do professor.
11
Sequência Didática A sequência didática pressupõe um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, ou seja, uma sequência de atividades, durante um determinado período, com objetivo comum, criando-se assim uma modalidade de aprendizagem mais orgânica.
12
Atividade de Sistematização
São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. Em relação à alfabetização, são os conteúdos relativos à base alfabética da língua ou ainda às convenções da escrita ou aos conhecimentos textuais.
13
Projetos . Esta modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas, e por fim avaliação final em função do que se pretendia. O projeto é um trabalho articulado e pode envolver várias áreas. É comum que os projetos sejam construídos a partir de uma necessidade ou interesse do grupo.
14
Bibliografia Síntese realizada a partir do caderno 01 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Organização do trabalho Pedagógico /2014 Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade /2006, MEC.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.