Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Advertisements

FONTES DE ENERGIA Diógenes Luís.
GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
FONTES DE ENERGIA.
FONTES DE ENERGIA PROF. Neno 2012
Fontes e formas de energia
Petróleo Surgimento do petróleo
Evolução no uso das fontes de energia
Energia que move o Mundo.
Política e meio ambiente
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
FONTES DE ENERGIA.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Escola Padre Vítor Melícias
Energias renováveis.
ENERGIA Aula 09/06/10 Ciências da Natureza I 1º Período de Pedagogia
Fontes de energia.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Estudos de Contemporaneidade
FONTES DE ENERGIA PROFº CÉLIO
Energia Elétrica. Energia Elétrica Importância: COMMODITIE Itaipu: Paraguai exporta eletricidade Bolívia: exporta gás natural Países da OPEP.
TIPOLOGIA DE ENERGIA MANUAL / TRAÇÃO: muscular EÓLICA: vento
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
RECURSOS ENERGÉTICOS Carvão Eólica; Petróleo Solar; Gás natural
Energias renováveis e não-renováveis
Energia no Brasil.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
Fontes de Energia.
FONTES MODERNAS DE ENERGIA
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Fontes de Energia.
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
Nossos Recursos Naturais (Cap. 9) Os Estados Físicos da Água (Cap.10)
FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
MÓDULO 21 - ENERGIA.
Química Energias Químicas no Cotidiano 12 de Setembro de 2015
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Consumo energético e meio ambiente
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
USINAS TERMELÉTRICAS: POLUENTES E CRESCENTES. REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO E INCONVENIENTES DO PROCESSO DE CONVERSÃO DE ENERGIA TÉRMICA PRESENTE NOS GASES.
“As alterações climáticas constatadas em razão do aquecimento global afetam todo o Planeta. Sabemos que o efeito estufa é um fenômeno natural que tem como.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia

Fontes de energia tradicionais Carvão mineral; Petróleo; Gás natural; Hidroelétricas; Nuclear.

Carvão Mineral Uso intensivo após a Revolução Industrial (Seculo XVIII). É uma fonte abundante em diversos países e continentes. Ex: Rússia, China, Índia, Estados Unidos, Europa, entre outros. É fonte energética com alto teor de poluição. Gases do efeito estufa e chuva ácida.

Carvão Mineral no Brasil Existem jazidas nos estados do Sul. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É de baixa qualidade e teor energético. É utilizado na indústria siderúrgica e em poucas usinas termoelétricas.

Petróleo Responde por 40% de toda a energia produzida no Planeta. Usinas termoelétricas. Geradores de energia. Automóveis, caminhões, trens, aviões e máquinas em geral.

Sofre oscilações de preço no mercado internacional de acordo com o nível de consumo. Causador de conflitos entre países. Ex: Oriente Médio. Forte causador de poluição. A descoberta de jazidas na plataforma continental e em águas profundas coloca o Brasil como um dos futuros maiores produtores mundiais desse recurso. OPEP: Organização dos Países Produtores de Petróleo.

Principais regiões e países produtores Golfo Pérsico; Mar Cáspio; Norte da África; Golfo da Guiné; Sul dos Estados Unidos; Equador e Venezuela; Mar do Norte; Rússia e Indonésia.

Gás Natural Reservas abudantes. Produção mundial em expansão. Alta eficiência na produção de energia termoelétrica. Grandes investimentos em infra-estrutura de transporte (gasodutos ou terminais marítimos).

Hidroelétricas 18% da energia produzida no mundo. 90% da energia produzida no Brasil. Fonte renovável, limpa, não poluente e baixo custo. Grandes investimentos na construção. Sujeitas aos períodos de seca.

Energia Nuclear Terceira maior fonte geradora de energia no mundo. 438 usinas em operação no mundo. Brasil (Angra dos Reis). Produção de lixo radioativo. Riscos de acidentes minimizado pelo avanço tecnológico. Estigma de Chernobyl (Ucrânia). Atritos com movimento ambientalista.

FONTES ALTERNATIVAS Eólica; Geotérmica; Solar; Biomassa; Maremotriz.

Eólica Energia padrão dos movimentos ambientalistas. Não gera nenhum tipo de poluição ou resíduo. Produção instável, sujeita a ventos e calmarias. Litoral brasileiro: enormes potencialidades. Expansão dessa matriz por todo o Planeta.

Geotérmica Aproveita o calor do subsolo da Terra. É explorada nos Estados Unidos, Filipinas, México, Itália e Islândia. É viável apenas em poucas regiões do mundo (atividade vulcânica). Utilizada como auxiliar nos sistemas de calefação (aquecimento de residências e edifícios comerciais).

Solar Índice zero de poluição. Alto custo de implantação. Questões político-econômicas envolvem a utilização em larga escala dessa tecnologia. Viável em regiões ensolaradas (zona tropical e desertos).

Biomassa Agrupa várias opções como: Madeira, Carvão vegetal, Celulose, Bagaço de cana-de-açúcar, Plantas oleaginosas em geral (mamona, soja, amendoim, Carnaúba, Babaçu, Oiticica, entre outras). Aproveitamento de restos de culturas agrícolas.

Matéria orgânica em geral. Reduz o desperdício. Geradora de muitos empregos. Problema com a entressafra.

FIM