O PENSAMENTO SOCRÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

Dois Filósofos Pré-Socráticos
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.
O método socrático.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
Os Grego e a Democracia Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
TRABALHO DE HISTÓRIA.
O Plano de Ação Curricular na Escola
Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Seminário de Filosofia Antiga.
Prof. Everton da Silva Correa
CIDADANIA.
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
A atitude e a experiência filosófica
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
BATALHAS GREGAS.
Revisão para Avaliação I
Em busca de uma compreensão
Escola Padre Carmelo Perrone
Filosofia, retórica e democracia
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Platão e o mundo das Ideias
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense DEMOCRACIA 2ª parte.
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Prof. Uilson e Bruno. 8ª Série – 9º ano Uberaba Setembro de 2014.
- Uma aproximação histórica e etimológica
Introdução à Filosofia
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
FILOSOFIA.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
O Processo de Educação na Grécia Antiga
Prof. Ricardo Filosofia
História da Antiguidade Clássica e Roma
Os mestres da argumentação
Surgimento da filosofia
Introdução e contextualização histórica
Introdução à Filosofia Aula 10
FILOSOFIA.
Do Mito ao pensamento Filosófico
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Alicerces da filosofia ocidental
ATENAS.
Sofistas A retórica.
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
OS SOFISTAS.
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
O conhecimento na antiguidade
O que é filosofia?.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Grécia: período clássico e período helenístico
Das aparências ao mundo das idéias.
Transcrição da apresentação:

O PENSAMENTO SOCRÁTICO

APRESENTAÇÃO DO TEMA SÉCULOS VI E V a.C, A SOCIEDADE GREGA FOI IMPULSIONADA POR ATENAS; PASSOU POR TRANSFORMAÇÃO POLITICA E CULTURAL CONHECIDA COMO “SÉCULO DE OURO”, OU “SÉCULO DE PÉRICLES”; QUEM FOI PÉRICLES?

UM DOS MAIS IMPORTANTES LEGISLADORES E CIDADÃOS ATENIENSES; RESPONSÁVEL POR ESTIMULAR AS ARTES E AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA CIDADE,TORNANDO-SE REFERÊNCIA ÀS DEMAIS PÓLIS GREGAS; O IMPERIALISMO CAUSOU UMA CISÃO NO MUNDO GREGO COM A VITÓRIA SOBRE OS PERSAS NAS GUERRAS MÉDICAS.

CONFLITO ENTRE A CIDADE DE ATENAS E SUAS ALIADAS; E A CIDADE DE ESPARTA E SUAS COLIGADAS ,(GUERRA DO PELOPONESO “; ATENAS QUE ERA A CIDADE - ESTADO MAIS PRÓSPERA COMEÇOU,A SER DOMINADA POR SUA RIVAL ESPARTA E DEPOIS PELOS MACEDÔNIOS.

A ÁGORA ÁGORA SIGNIFICA: ESPAÇO PÚBLICO DESTINADO AO ENCONTRO DOS CIDADÃOS; PONTO REFERENTE PARA NEGOCIAÇÕES DE PRODUTOS E DISCUSSÕES SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADA DA CIDADE-ESTADO; APESAR DAS IGUAIS CONDIÇÕES E DOS DIREITOS POLITICOS;

APENAS AQUELES QUE TINHAM O DOM DA ORATÓRIA,DA ARGUMENTAÇÃO E DE RETÓRICA,EXERCIAM O DIREITO DE FALAR EM PÚBLICO E, EXERCER TAL DIREITO; CONDUZINDO AS VONTADES INDIVIDUAIS EM DIREÇÃO ÀS DECISÕES PÚBLICAS; ESSE CENÁRIO POLÍTICO CONTRIBUIRAM PARA O SURGIMENTO DOS SOFISTAS.

OS SOFISTAS

QUEM ERAM OS SOFISTAS? SOFISTAS PALAVRA DE ORIGEM GREGA “ SOPHOS”: “GRANDE MESTRE OU SÁBIO”; A PRINCIPAL CARACTERISTICA DOS SOFISTAS ERA A PREOCUPAÇÃO INTELECTUAL DE COMO OBTER UM RACIOCINIO MELHOR; PROFESSORES VIAJANTES QUE POR DETERMINADO PREÇO,VENDIAM ENSINAMENTOS PRÁTICOS DE FILOSOFIA;

AS LIÇÕES DOS SOFISTAS TINHAM COMO PRINCIPAL OBJETIVO: 1- O DESENVOLVIMENTO DO PODER DA ARGUMENTAÇÃO; 2- A HABILIDADE DA RETÓRICA; 3- CONHECIMENTO DE DOUTRINAS DIVERGENTES;

EM UMA ÉPOCA MARCADA POR MUITAS LUTAS POLITICAS E INTENSO CONFLITO DE OPINIÕES NAS ASSEMBLEIAS DEMOCRÁTICAS,MUITOS CIDADÃOS SENTIAM A NECESSIDADE DE APRENDER A RETÓRICA OU A ORATÓRIA,PARA PERSUADIR AS PESSOAS EM ASSEMBLEIAS PARA FAVORECER SEUS INTERESSES INDIVIDUAIS OU DE SEU GRUPO SOCIAL.

NA GRÉCIA ANTIGA OS SOFISTAS TOMAVAM PARA SI: A TAREFA DE ENSINAR CONHECIMENTOS GERAIS E A ARTE DA ELOQUÊNCIA PARA OS CIDADÃOS GREGOS; POSTULANTES À PARTICIPÇÃO ATIVA NA VIDA POLITICA

ESSAS CARACTERISTICAS DOS ENSINAMENTOS DOS SOFISTAS FAVORECERAM O SURGIMENTO DAS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS RELATIVISTAS SOBRE AS COISAS; PARA O RELATIVISMO NÃO HÁ UMA VERDADE ÚNICA,ABSOLUTA; TUDO SERIA RELATIVO AO INDIVIDUO,AO MOMENTO HISTÓRICO,A UM CONJUNTO DE FAATORES E CIRCUNSTÂNCIAS DE UMA SOCIEDADE.

FOI NESSE DESENVOLVIMENTO POLITICO QUE OCORREU UMA IMPORTANTE MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO DO SABER FILOSÓFICO; ENQUANTO A PREOCUPAÇÃO DOS PRÉ – SOCRÁTICOS ESTAVA RELACIONADA COM À ORIGEM DA “PHYSIS” E DA CAUSA RESPONSÁVEL PEA EXISSTÊNCIA DO TODO “ ARCHE”

ESSAS PREOCUPAÇÕES FORAM SUBSTITUIDAS PELA PREOCUPAÇÃO COM O SER HUMANO E COM O SEU DESTINO NA PÓLIS AS PREOCUPAÇÕES DOS HOMENS FORAM GANHANDO CADA VEZ MAIS IMPORTÂNCIA; OS DEBATES EM TORNO DA DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS,VOLTAM-SE AOS PRINCIPIOS DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

DAÍ NASCE A IMPORTÂNCIA DO BEM FALAR,DA RETÓRICA ,NECESSÁRIOS AO CONVENCIMENTO FATORES IMPORTANTES PARA SE ESTABELECER AS CONVENÇÕES QUE REGERIAM A VIDA COLETIVA; “NOMOS” – ÀQUILO QUE VEM DO HOMEM,CRIADO PELO HOMEM; PORTANTO,POSSUI REGRAS DISTINTAS DAS DA PHYSIS.

O HOMEM TORNA-SE O CENTRO DE TUDO; OS SOFISTAS NÃO SE CONSIDERAVAM FILÓSOFOS,PORQUE SUA RELAÇÃO COM A SOPHIA NÃO ERA DE PAIXÃO MAS SIM DE CONVENIÊNCIA; ENSINAVAM ÀQUELES QUE TINHAM INTERESSE E CONDIÇÕES FINANCEIRAS,OU SEJA,UM MERCADO PLENO DE INDIVIDUOS INTERESSADOS A APRENDER A SER CIDADÃOS;

OS SOFISTAS FAZEM PARTE DE UM QUADRO: EM QUE O PODER POLITICO É AMPLIADO; EM QUE A DEMOCRACIA APARECE COMO UMA EXPRESSÃO DESSE EXERCICIO DO PODER; EM QUE A CIDADANIA DEFINE UM ESPAÇO DE DEBATE ONDE A ARTE DO CONVENCIMENTO É VALORIZAD,OU SEJA, A RETÓRICA.

OS SOFISTAS: PRIEMIROS PROFESSORES PENSAMENTO SOFÍSTICO: PONTOS SIGNIFICATIVOS

PRIMEIRO LUGAR NÃO É POSSIVEL A CLASSIFICAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS DOS FILÓSOFOS; CLASSIFICAR OS SOFISTAS POR ESCOLAS DE PENSAMENTO; O OBJETIVO NÃO É O DE INVESTIGAR A PHYSIS E SEU PRINCIPIO MOTIVADOR,A ARCHÉ; MAS SIM A ATENÇÃO AO NOMOS.

NOMOS: FRUTO DA CRIAÇÃO HUMANA E QUE NÃO É MOVIDO PELAS LEIS NATURAIS QUE REGEM A PHYSIS; MAS PELAS LEIS CRIADAS POR HOMENS E , PODEM SER MODIFICADAS ATRAVÉS DE ARGUMENTOS.

SEGUNDO PONTO CONCEPÇÃO DOS SOFISTAS NOS DIAS ATUAIS; PLATÃO CRITICO DOS SOFISTAS,A CONCEPÇÃO NOS FAZ UM ALERTA: “QUE A ARTE DA SOFISTICA ERA USADA DE FORMA NEGATIVA DENTRO DA DEMOCRACIA ATENIENSE,O QUE NÃO REFLETE NECESSARIAMENTE A REALIDADE,MAS UMA VISÃO CONSTRUIDA POR SEUS CRITICOS”.