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Prof. Ricardo Lima Filosofia

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Apresentação em tema: "Prof. Ricardo Lima Filosofia"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates e os Sofistas Prof. Ricardo Lima Filosofia

2 Sofística Em meados do século V a.C., irrompeu na Grécia um movimento cultural sui generis, que teve consequências decisivas para o mundo ocidental. Nascia a Sofística, promovida pelos Sofistas. Identificados como educadores profissionais que davam instruções a jovens, e exercícios públicos de eloquência, por pagamento.

3 Os Sofistas A palavra sofista (em grego sophistes) deriva de sophia «sabedoria», e designa todo o homem que possui conhecimentos consideráveis em qualquer ramo do saber, nomeadamente gramática, astronomia, geometria, música, entre outras.

4 Os sofistas ensinavam a qualquer um que desejasse aprender, não importando a origem social do mesmo.
Eles realmente cobravam por seus ensinamentos, mas não exigiam do aluno qualquer conhecimento prévio. Assim seus cursos partiam desde os níveis mais elementares. Recebendo sempre alunos em diferentes níveis de aprendizagem.

5 Numa sociedade que desprezava os trabalhos técnicos, os sofistas não se intimidavam em aprender e ensinar estas artes. Protágoras, um dos mais importantes sofistas dava primazia ao ensino da técnica. Eram herdeiros tanto dos filósofos pré-socráticos (estudiosos da física), como dos poetas.

6 Em outras palavras... O sofista era alguém a que hoje chamaríamos de sábio. Ensinavam tudo o que se podia ensinar, "tinham a pretensão de formar homens completos, habituados a todas as sutilezas do pensamento refletido, hábeis em manejar a palavra, corajosos e fortes na ação, dignos de todos os triunfos, de todas as felicidades". Landormy (1985:13).

7 A quem diga, no entanto: Que os sofistas praticavam um ensino desligado de preocupações de  ordem ética.  Como diz Landormy (1985:15), fingiam "adotar as opiniões comuns, a moral das pessoas honestas, os preconceitos ou as superstições do povo"  de modo a agradarem ao maior número de pessoas.

8 O seu objetivo principal era agradar de forma a obterem os seus proveitos próprios, sem atenção aos valores essenciais. Daí o uso artificioso da oratória e da retórica como forma precisamente de, através da palavra, conseguir persuadir os cidadãos.

9 Sócrates Pelo contrário, como diz Bonnard (1980: 442) "Sócrates quer educar o seu povo, conduzi-lo à consciência do seu verdadeiro bem, ao perigo e à nobreza da escolha. Quer libertá-lo da servil obediência à opinião estabelecida, para o comprometer no livre serviço da verdade severamente verificada.

10 ....Quer tirá-lo da infância, que pensa e age por imitação e constrangimento, para fazer dele um povo adulto, capaz de agir por razão, de praticar a virtude não por temor das leis e do poder (ou de deuses ao seu dispor), mas porque sabe de ciência certa que a felicidade é idêntica à virtude"

11 Sócrates acreditava que se, através do seu método, conseguisse levar as pessoas a descobrirem o que é a aretê (VERDADE), então esta descoberta obrigaria os seus interlocutores a agir de forma virtuosa.

12 Uma outra diferença fundamental separa Sócrates dos Sofistas.
É que, enquanto aqueles se consideravam sábios, profundamente conhecedores de várias matérias, e, justamente por essa razão, se faziam pagar pelos seus ensinamentos, Sócrates defendia aquela fórmula tão célebre quanto enigmática pela qual ficou para sempre conhecido: "Só sei que nada sei"

13 Sócrates combateu os sofistas, julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra, que segundo ele não visava estabelecer o verdadeiro mas produzir a aparência. Sócrates defendia energicamente a necessidade e a possibilidade de conhecer a verdade.

14 Sócrates está à procura do logos, o sentido do ser em si mesmo.
O logos filosoficamente falando é a razão que se dá de algo, ou o que hoje chamaríamos de conceito.

15 É esta a sua maneira de ser cidadão.
Ele tomou como ocupação exclusiva da sua vida, ajudar a descobrir em cada homem a verdade que nele existia. Mesmo sem salário e quase sem esperança, exerceu até à morte este serviço de educador do seu povo, o mais insubmisso de todos os povos. É esta a sua maneira de ser cidadão.

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17 Fim... Por enquanto.


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