A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)"— Transcrição da apresentação:

1 SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
A posição fundamental de Sócrates na história da filosofia torna-se mais clara mediante sua comparação com os sofistas. Ele participou da sua abordagem humanística, mas não estava interessado no sucesso mundano ou no aperfeiçoamento político. A exemplo deles, Sócrates acreditava firmemente na educação, mas estava também convencido de que a única forma válida de educação era a auto-educação. Os sofistas escreveram manuais, mas Sócrates nada escreveu. Ele não pretendia ter quaisquer doutrinas especiais a transmitir, mas postulou por uma atitude nova e crítica na vida.

2 HUMANISMO E FILOSOFIA MORAL:
Sentiu-se obrigado a fazer uma tentativa sistemática para levar as pessoas a perceberem suas próprias concepções erradas e crenças falsas sobre as coisas mais importantes da vida (Levar as pessoas a pensar sobre as essência das virtudes, dos valores.

3 BASE DA FILOSOFIA SOCRÁTICA:
A maneira de filosofar de Sócrates era uma forma de confrontação intelectual e moral, uma exortação constante para preocupar-se com a verdade e melhorar a alma. Seu método era o de conversação e seu primeiro objetivo era a refutação do erro (Ironia). Depois disso, ele podia trabalhar no sentido de instilar um senso verdadeiro de valores nos ouvintes (Maiêutica).

4 O MÉTODO SOCRÁTICO *Ironia: primeiro passo, exortação, contestação, procurava evidenciar as contradições e os novos problemas que surgiam a cada resposta. Caráter purificador, liberta das opiniões correntes. * Maiêutica: segundo passo, jogo de perguntas e respostas coordenadas que possibilita ao interlocutor encontrar por si mesmo a definição de uma coisa, da justiça, por exemplo.

5 FUNDAMENTO DA ÉTICA SOCRÁTICA:
Ninguém faz o mal voluntariamente, virtude é conhecimento. Sócrates estava convencido de que em última análise a "virtude" ou "excelência" de um ser humano depende da posse por sua alma do "conhecimento", que para ele quer dizer "discernimento racional" dos princípios de conduta.

6 POSIÇÃO DE SÓCRATES NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO
Ele foi em grande parte responsável pela transformação do problema da conduta no tema central do pensamento grego, e depois dele a ética sempre manteve uma posição dominante nas várias escolas filosóficas. De Sócrates em diante, um novo tom faz-se ouvir na história da ética e da educação: o tom da importância da vida interior, da cultura espiritual.


Carregar ppt "SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google