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Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.

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1 Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita

2 Alma e Corpo ALMA CORPO Essência Aparência
Ex: fotos de ações que demonstram suas características que não podem ser percebidas pelos sentidos. Fotos de ações virtuosas, ajudando um amigo, com a família, um ato de coragem, alegria, felicidade, etc. Virtudes, qualidades,razão, conhecimento CORPO Aparência Ex: Fotos do rosto, corpo; fotos de como as pessoas te enxergam, expressando características e habilidades corporais, fotos de práticas esportivas, etc. Desejos, apetites, defeitos, ignorância. (Ocorre quando a alma racional é dominada)

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11 Mundo das ideias Mundo sensível
Universal Verdade Imutável Eterno e Infinito Essência Perfeito Conhecimento e razão Alma Relativo Mentira (Ilusão) Mutável- Tudo se transforma Finito Aparência Imperfeito Corpo

12 Mundo das ideias O mundo das ideias é o mundo perfeito, onde as essências e as ideias universais estão. O mundo sensível seria uma mera cópia imperfeita do mundo das ideias. O mundo das artes seria uma cópia do mundo sensível, que por sua vez, é cópia do mundo das ideias.

13 Cavalos do mundo Sensível e a ideia de cavalo
Quais dos cavalos é mais universal?

14 Mito da Caverna

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17 Julgar pela aparência:
Construo Doxas (opiniões) sobre as coisas e por muitas das vezes, elas podem me induzir ao erro.

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19 Alma Corpo Essência humana Razão Ações virtuosas Bem
Não valorizá-la é negar a razão e afirmar a ignorância. Pela ignorância somos induzidos aos erros, vícios e males. Alguns deles motivados pelo corpo. Corpo Aparência humana Matéria Corpo sem alma não é nada Alguns desejos e apetites nascem na alma por influência do corpo. Esses desejos e apetites, podem ser vícios e defeitos. Eles surgem pela ignorância e pela não valorização da alma.

20 Divisões da Alma para Platão
ALMA APETITIVA ou concupiscente: busca comidas, bebidas, sexo, prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e para a geração de outros corpos; é irracional, termina com a morte do corpo, sendo, portanto, mortal; é nossa parte passional, sempre sequiosa e insatisfeita, sempre à procura de novos objetos de prazer. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA COLÉRICA: se irrita contra tudo quanto possa ameaçar a segurança do corpo e da vida, tudo quanto cause dor e sofrimento; porque incita a combater perigos contra a vida; é mortal, pois existe para defender o corpo contra agressões á vida corporal e, como a alma concupiscente, é irracional. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA RACIONAL: faculdade do conhecimento, parte espiritual e imortal, sede do pensamento e situada na cabeça; é a faculdade ativa e superior, o princípio divino em nós. Conhece o Bem e o Mal, a Verdade e as Idéias.

21 Alma Alma racional (Valorização do bem, da razão, da virtude – eterna e imutável) Alma colérica (Valorização da preservação do corpo – Raiva, ódio, sofrimento – imortal e mutável) Alma apetitiva (Valorização dos apetites e dos desejos carnais – sexo, bebidas, prazeres – mortal e mutável)

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23 Virtude (alma racional)
Mas o que se entende por virtude? Virtudes são as características formadoras da moralidade humana, são as virtudes dos homens que determinam seu comportamento social, sua conduta como homens. Justamente as virtudes sustentadas por Platão como as de maior importância, ou seja, a justiça associada à moderação, à coragem e à sabedoria, formando o quádruplo das mais importantes, podem ser abaladas pelas paixões com as quais qualquer indivíduo pode, em algum tempo, se deixar envolver.

24 - Como negar a ignorância e afirmar a razão. - Como fazer o bem
- Como negar a ignorância e afirmar a razão? - Como fazer o bem? - Como valorizar as virtudes? - Como atingir as verdades universais? 1) Método dialético 2) Educação

25 Método Dialético - Platão
Tese Vs. Antítese = Síntese Síntese = Tese’ Tese’ Vs. Antítese’ = Síntese’ Síntese’ = Tese” Tese” Vs. Antítese” = Síntese” Método infinito: busca verdades mais universais.

26 Dialética Tese Antítese Síntese

27 Educação Aritmética Geometria plana Geometria espacial Astronomia
Música Arte da Guerra


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