TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é a Internet?.
Advertisements

Introdução à Internet.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
HISTÓRIA DA INTERNET.
CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
INTERNET HISTÓRIA.
Conceitos Relacionados a Internet
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Internet Histórico Conceitos Básicos Estrutura Ferramentas Serviços
INTERNET Rede Mundial de Comunicação
Internet: conceitos básicos
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
A grande rede mundial de computadores
Internet Computadores Interligados pelo mundo inteiro. Arquitetura Cliente – Servidor Esta é a Arquitetura que rege o mundo da internet. Quando você acessa.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
Profº Charles de Sá Graduado em Computação Profº Charles de Sá Graduado em Computação.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Compreender a Internet
REDES DE COMPUTADORES II
Aula 9 - Camada de aplicação
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Histórico e conceitos básicos.
Redes de Comunicação – Módulo 3
Informática Instrumental
MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Serviços básicos da Internet
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
TCP/IP.
A Internet e Seu Impacto
Redes de comunicação A Internet e a Web
INTERNET BÁSICA.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO.
O que é Internet? É uma rede de longo alcance onde podemos nos comunicar com vários computadores em qualquer parte do mundo. Prof: Carlos Muniz
Tema 07: A camada de aplicação: protocolos HTTP, SMTP, DNS, FTP
Internet.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
INTERNET Serviços e protocolos Escola Luís de Camões.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação ( TI ) "É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica quanto esporádica, esteja ela aplicada no produto ou no processo."

Tecnologia da Informação A melhor tecnologia não é aquela que mais nos agrada, mas a que melhor se ajusta à Organização.

Tecnologia da Informação Tecnologia ultrapassada é tecnologia cara. Tecnologia desconhecida causa perda de oportunidade. Tecnologia encostada jamais será reutilizada.

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Sistemas de Informações "São o conjunto de Tecnologias de Informações que disponibiliza os meios necessários à tomada de decisões por meio do processamento de dados disponíveis."

Tecnologia da Informação ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS

Tecnologia da Informação VIRTUAL É algo que está pre- determinado e contém todas as condições essenciais à sua reali- zação.

Tecnologia da Informação ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS São associações ou instituições com objetivos definidos, contendo todas as condições essenciais à sua realização, sem que sejam necessários outros predicados como espaço físico, móveis e utensílios, podendo ou não ser regidas por estruturas formais.

Tecnologia da Informação INTERNET

Tecnologia da Informação INTERNET "É a maior rede de comunicação cons- truída pelo homem até hoje."

Tecnologia da Informação INTERNET Mudança de paradigma. Concreta e abstrata. 100 milhões de usuários em 1998 - negócios de U$ 20 bilhões/ano. 1 bilhão de internautas até 2005.

Tecnologia da Informação Como estes compu- tadores se falam? Foi desenvolvido o Protocolo de Comunicação TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol).

Tecnologia da Informação Protocolo de Comunicação É um conjunto de regras de linguagem e comportamento que estabelece como deve se comunicar quem quiser enviar e receber mensagens em uma rede.

Tecnologia da Informação Como achar alguém na Internet ? IP address Domain Name (DNS)

Tecnologia da Informação IP address Número atribuído a cada computador conectado à rede. É através deste número que as mensagens são roteadas para seus destinatários.

Tecnologia da Informação Domain Name Service O DNS, ou Domain Name Service, é o protocolo que torna possível que qualquer computador encontre qualquer outro dentro da Internet. O seu computador faz uma pergunta a um outro computador, que por sua vez procura a informação que você precisa, também fazendo perguntas a outros computadores.

Tecnologia da Informação Domain Name Service Não existe um computador na Internet que conheça todos os demais. A autoridade sobre a informação está distribuída por milhares de computadores, que conhecem muito bem apenas alguns outros computadores.

Tecnologia da Informação www.ftesm.edu.br Vejamos a situação em que seu computador deseja encontrar o computador acima. Ele primeiro faz a pergunta ao seu servidor de nomes local. Este servidor de nomes não conhece o computador. O que faz então?

Tecnologia da Informação www.ftesm.edu.br Pergunta a outro computador, neste caso, aos servidores do domínio. Estes servidores também não conhecem o computador acima, mas sabem que está no Brasil (br) e instruem o servidor de nomes local a perguntar aos servidores do domínio geográfico. .

Tecnologia da Informação www.ftesm.edu.br E lá vai o nosso servidor de nomes perguntar aos servidores do domínio br onde está www.ftesm.edu.br Eles servidores também não sabem, mas sabem que tal computador, se existir, está dentro da empresa chamada ftesm. E novamente instruem o servidor de nomes local a perguntar aos servidores de nomes da ftesm.

Tecnologia da Informação www.ftesm.edu.br Desta vez a resposta é definitiva. O computador www.ftesm.edu.br existe e seu IP é 200.200.20.1. Acabou a busca.

Tecnologia da Informação Como achar alguém na Internet ? AltaVista C@de Yahoo

Tecnologia da Informação Todo endereço começa com: http://www http: (hipertext transport protocol) www: (wold wide web) ou, simplesmente, Web.

Tecnologia da Informação Web É a parte gráfica da Internet. Antes de sua criação não existiam as tão difundidas Home Pages.

Tecnologia da Informação Todo endereço, ge- ralmente, termina com sufixo que iden- tifica o país de origem do endereço. .br Brasil

Tecnologia da Informação Todo domain name tem um sufixo que afunila seu endereço: .com organizações comer- ciais ou industriais .edu organismos educa- cionais .gov organizações gover- namentais não militares

Tecnologia da Informação .mil para organiza- ções militares .org para organismos de pesquisas sem fins lucrativos .net para organizações de serviços e operações da rede

Tecnologia da Informação Tecnologias disponíveis na Internet

Tecnologia da Informação Correio eletrônico É a tecnologia mais utilizada, tanto na Internet quanto na empresa (Intranet).

Tecnologia da Informação Network News Conhecido pela sigla USENET. Este serviço permite que os usuários participem de grupos de discussões reunidos por área de interesse. (chat)

Tecnologia da Informação FTP (File Transfer Protocol) Serve para o envio e recebimento de arquivos dentro da Internet.

Tecnologia da Informação Wold Wide Web (www) É a ferramenta mais recente e a que mais cresce na Internet. Baseada na tecnologia de Hipertexto e Multimídia, torna-se bonita e fácil de usar, tanto por empresas quanto por usuários do ambiente SOHO (Small Office Home Office).

Tecnologia da Informação BROWSER É qualquer programa que permita acessar a Internet de forma gráfica.

Tecnologia da Informação BROWSER Busca os sites desejados de forma direta. Pode visualizar dados gráficos, fotográficos e sons.

Tecnologia da Informação BROWSER Netscape Navigator Internet Explorer Lotus Notes Lotus Domino

Tecnologia da Informação EXTRANET INTRANET

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação VANTAGENS/DESVANTAGENS: a)Acaba com a dependência de um único fornecedor de TI (Não importa o equipamento que se use)

Tecnologia da Informação VANTAGENS/DESVANTAGENS: b)Rápida adaptação a novos sistemas, pois todos teriam a mesma cara.

Tecnologia da Informação e-business

Tecnologia da Informação e-business (eletronic business) Tecnologia da International Business Machine IBM

Tecnologia da Informação A tecnologia e-businnes permite conectar a empresa, fazendo uso da TI existente, diretamente a seus clientes, funcionários, fornecedores e parceiros, transformando-os numa única e grande comunidade de negócios

Tecnologia da Informação entre funcionários em uma empresa entre empresa e fornecedores entre médicos e pacientes entre professores e alunos entre governos e cidadãos entre bancos e clientes

Tecnologia da Informação Booz-Allen&Hamilton (1997) Um cliente custa para o banco: Na agência: U$ 1,08 Pelo telefone: U$ 0,54 Pela Internet: U$ 0,13

Fim