Universidade Federal de Mato Grosso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
Advertisements

Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Laboratório Associado
Consumo de Diesel, Rotas Tecnológicas e Normatização
USOS DO BIODIESEL: Ensaios Dinamométricos de Desempenho e Emissões
Biodiesel do Campo ao Uso : Tecnologias Consolidadas / Normalização
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Energias Químicas no Cotidiano
Ônibus movido a Etanol.
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Perspectivas para o Biodiesel no Brasil
Estimativa do Potencial Energético
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
ECONOMIA DO HIDROGÊNIO: ESTRATÉGIAS DO BRASIL E DA ISLÂNDIA
Combustível limpo e inovador
Feira das Energias.
Biodiesel no Espírito Santo
Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
Workshop de Co-produtos do Biodiesel - MCT
Biomassa.
Biomassa.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Mudanças Climáticas e MDL Superintendência de Planejamento e Pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Departamento de Engenharia Química UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE Departamento de Química GOVERNO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O BIODIESEL.
PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO BIODIESEL PROJETOS TECNOLÓGICOS DE COOPERAÇÃO.
REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Antonio José de Figueiredo
Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014.
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Rede Baiana de Biocombustíveis
PROGRAMA NACIONAL DE BIODIESEL Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Renata Rodrigues Santos Valois (GRA)
Ações na interface educação/pesquisa pelo Grupo de Física e Meio-Ambiente da UFMT Prof. Sérgio Roberto de Paulo – Depto. de Física-UFMT.
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Professores: Aline De Bona e Humberto Oliveira
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
Drª. Simoni M. Plentz Meneghetti
IMPLANTAÇÃO DA REDE CAPIXABA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL BIOCAP.
Obtenção e acompanhamento cinético através da transesterificação enzimática utilizando gordura animal Ciências Agronômicas/Ciências Biológicas/Matemáticas.
Programa Biodiesel no Rio Grande do Norte
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Apresentação Prof. Dr. Thulio Cícero Guimarães Pereira UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAGEE – Departamento Acadêmico de Gestão e Economia.
OBJETIVO Consolidar a base científica e tecnológica para produção e processamento de Biodiesel no Estado de Sergipe. Consolidar a base científica e tecnológica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA- UNIR
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Desenvolvimento de Processos Químicos
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Tecnologias para o transporte sustentável Abril 2014.
1 Programa de Biodiesel do Maranhão MA-BIODIESEL Brasília Março 2005.
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
Desafios e Benefícios de um
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Práticas de Manutenção Montagem e desmontagem de conjuntos mecânicos
F U N D A Ç Ã O B R A S I L E I R A P A R A O D E S E N V O L V I M E N T O S U S T E N T Á V E L Outubro 2013 Inventário de Emissões GEE 2012 de Fernando.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
1 Audiência Pública N° 18/2008 Resolução que estabelecerá o Regulamento Técnico que tratará da especificação do óleo diesel de referência para atendimento.
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN). Ms. Carlos Adriano Parizotto.

Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel Seminário Temático de Caracterização e Controle de Qualidade A central Analítica é um laboratório vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A central Analítica conta hoje com os seguintes equipamentos: Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (Mercury 300 – VARIAN); Cromatógrafo Gasoso Acoplado a Espectrômetro de Massas (GCMS-QP 5050 A – SHIMADZU), com colunas para óleos, gorduras e ésteres. Analisador Elementar (CHN – 240C – PERKIN-ELMER) está por ser instalado; Espectrofotômetro de Infravermelho (MB - Series – BOMEM); Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (SP – 8800-010 - SPECTRAPHYSICS); Centrífuga (Labofuge 400R - HERAEUS)

O controle de qualidade do Óleo in natura e do Biodiesel será realizado por técnicas analíticas clássicas, como por exemplo: Titulometria de neutralização e potenciometria; Gravimetria; Além das técnicas analíticas clássicas, serão utilizadas as análises recomendadas pelas normas da ABNT, ASTM, ISO e normas européias, de acordo com a classificação preliminar proposta pela ANP.

Está sendo Testada a Produção e Caracterização de Biodiesel de Gorduras Residuais Catalisada por Ácido e Induzida por Microondas – A Caracterização e Controle de Qualidade por RMN. Realização de Testes Desgaste de Motores Diesel, Juntamente com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – Uma caminhoneta está circulando com 20% de Biodiesel para Avaliar o Desgaste Interno Após Certo Tempo de Uso. Desenvolvimento de Tecnologia de Produção de Biodiesel Induzida Por Microondas.

PROBIOMAT - Programa de Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso – (Criado no inicio de 2003, a partir de proposta da UFMT à Secretaria de Ciência e Tecnologia de MT). Tem por Objetivo Integrar o Estado à rede nacional de biodiesel, contribuindo no esforço para desenvolver tecnologias de produção e uso economicamente sustentável de biodiesel, contribuindo também para melhorar a inserção internacional do Brasil nas questões ambientais globais.

Convênio UFMT – FAPEMAT – FINEP Avaliar a viabilidade técnica da aplicação de biodiesel (óleo de soja e gordura animal e suas misturas com diesel) em máquinas agrícolas, transporte fluvial, transporte veicular urbano/rodoviário e em sistemas para geração de eletricidade; Realização de testes e ensaios de bancada e emissão de gases; Contribuir para o desenvolvimento da utilização de energia na faixa das Microondas em Química Orgânica Sintética como alternativa na produção de biodiesel etílico; Está Sendo Estruturado um Laboratório Para Determinação de Emissões Gasosas (Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT).

Projeto Biodiesel – Guariba. É um projeto firmado entre a ELETRONOTRE, UFMT e Fundação UNISELVA. Que tem por objetivo – desenvolver uma unidade piloto de produção de óleos e biodiesel etílico via transesterificação alcalina, e transesterificação ácida induzida por microondas, na comunidade de Guariba, município de Colniza – MT, para geração de energia elétrica nesta comunidade isolada.

Será realizado em Cuiabá-MT, o Biodiesel BR 2006 aproximadamente na mesma data, e em função disso a UFMT propõem a realização de uma das reuniões da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel durante a realização desse evento. Contatos: Prof. Dr. Evandro Luiz Dall’Oglio – eldo13@terra.com.br Prof. Dr. Paulo Teixeira de Sousa Jr – teixeira@cpd.ufmt.br Ms. Carlos Adriano Parizotto – caparizotto@pop.com.br Josiane Pereira Souza – josi@cpd.ufmt.br