Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sumário Exercícios
Advertisements

Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA
UNIDADE 5 . Custos de produção de curto e longo prazo
INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Comercialização de Produtos Agroindustriais
- Estruturas de Mercado
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1.
Diferenciação Horizontal de Produto
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
Oferta da Industria.
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Sumário, aula 7 Mercado Equilíbrio de concorrência perfeita
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Sumário Teoria da utilidade Bens complementares Bens substitutos
Exercício 4 Numa região hipotética, o mercado da amêijoa é composto por 1000 compradores e 40 vendedores, idênticos. Admita que, diariamente, as quantidades.
Preços variáveis: o modelo AS-AD
Oferta Agregada e Procura Agregada
Preços e produto numa economia aberta
Fundamentos de Economia
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Análise da Oferta de Mercado
TEORIA ECONOMICA I.
O Modelo da Procura e Oferta
CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Análises de Demanda e Oferta
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Os Temas da Microeconomia
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
DEMANDA.
Economia e Mercado 4ª AULA.
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Parte II: Determinantes do Produto
BENS ECONÔMICOS CATEGORAIS.
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
DETERMINANTES DA PROCURA
PREÇO DE MERCADO.
DEMANDA x OFERTA.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Introdução à Microeconomia
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
Assuntos preliminares
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
A Demanda e seus Determinantes
O Modelo da Procura e Oferta
DEMANDA.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
Fundamentos de Economia e Mercado
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A Mercado Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A

Noção Mercado é a situação “ideal” onde se confrontam as intenções de produção dos produtores – a oferta de um bem – e as solicitações de consumo dos consumidores – a procura de um bem – de que resulta o “preço de mercado” para aquele bem. Bolsa de valores de Lisboa

Tipos de mercado: Mercado de capitais; Mercado de câmbios; Mercado de trabalho; Mercado de petróleo; Mercado dos bens e serviços.

É através do mercado que se adequam a oferta e a procura de cada bem, de tal forma que é garantida aos consumidores a obtenção de todos os bens de que carecem, e aos produtores, a certeza de que venderão os bens que irão produzir, isto é, no mercado chega-se à compatibilização entre a oferta e a procura de um bem, para certo preço. Produtor Mercado/preço Consumidor Oferta Procura

Dois sentidos de mercado: Concreto – lugar onde se encontram vendedores e compradores. Ex: feira. Abstracto – conjunto de possíveis compradores e vendedores de um determinado bem. Ex: comércio electrónico.

A procura Conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços.

Para cada bem existe uma procura: Individual – é a quantidade de um bem que cada indivíduo deseja consumir para certo preço. Agregada – somatório de todas as procuras individuais.

Lei da procura A quantidade procurada de um bem varia em sentido inverso ao do seu preço, desde que o resto se mantenha constante. Preço dos bens e serviços procura dos bens e serviços Preço dos bens e serviços procura dos bens e serviços

Factores determinantes da procura: Preço do bem; Aumento da população; Variação dos gostos dos consumidores; A dimensão do mercado;

Preço dos outros bens: Bens substituíveis – se o preço do bem A desce, a quantidade procurada de A aumenta, mas a procura do bem B diminui, pois uma parte dela será transferida para o bem A. Ex: se o preço da manteiga baixa, a procura de margarina tenderá a diminuir. Bens complementares - se o preço do bem A desce, a quantidade procurada de A aumenta, mas a procura do bem B também aumenta, pois A e B são bens complementares, têm de ser consumidos simultaneamente para satisfazerem a mesma necessidade. Ex: se o preço dos automóveis baixar a procura de gasolina tenderá a subir.

Rendimento dos consumidores: rendimento preço dos bens e serviços Deslocação da curva da procura para a direita. rendimento preço dos bens e serviços Deslocação da curva da procura para a esquerda. Excepção: com os bens inferiores, a procura varia em sentido inverso ao do rendimento. Quando o rendimento da famílias aumenta são substituídos por outros de preço superior.

A oferta Consiste na quantidade de bens e serviços que os vendedores estão dispostos a vender por um determinado preço, num determinado período de tempo.

Para cada bem existe uma oferta: Individual – Quantidade de bem que um produtor esta disposto a vender a um determinado preço; Agregada – Quantidade de produto que as empresas estariam dispostas a produzir e a vender para cada nível de preços, custos e condições de mercado

Lei da oferta A oferta aumenta sempre que sobem os preços e vice-versa. preço dos bens e serviços oferta dos bens e serviços

Factores determinantes da oferta: Custos dos factores de produção Os aumentos dos custos diminuem a oferta e inversamente (fertilizantes e agricultura). Curva anda para esquerda se diminui oferta. A Tecnologia A inovação tecnológica não só faz diminuir os custos de produção pelo aumento da produtividade como, normalmente, faz aumentar a capacidade produtiva da empresa. A curva desloca-se para a direita.

Preço dos outros bens: Bens complementares – se o preço do bem A aumenta, a tendência é para aumentar a quantidade oferecida do bem e dos que lhe são substituíveis. A curva da oferta desloca- se para a direita. Bens substituíveis – se o preço do bem A aumenta a tendência é para a redução da quantidade oferecida do bem substituto deste. A curva da oferta desloca-se para a esquerda.

Concorrência perfeita Características: Livre acesso ao mercado – qualquer empresa que decida produzir um bem, poderá fazê-lo sem que as empresas já produtores desse bem se possam opor;

Mobilidade – há livre deslocalização dos factores produtivos; Atomicidade – existência de muitos produtores e consumidores em que nenhum destes pode provocar qualquer alteração no mercado; Mobilidade – há livre deslocalização dos factores produtivos;

Transparência – há informação sobre tudo o que se passa no mercado, quer seja a nível de preços, quer seja a nível de presença produtiva; Homogeneidade – os bens produzidos têm características semelhantes e, assim, são substituíveis.

Concorrência imperfeita Monopólio: Existência de uma única empresa que controla totalmente o mercado; Empresas de grandes dimensões; Vende o seu produto a um elevado número de compradores; Inexistência no mercado de produtos capazes de substituir o que é produzido; Recurso raro à publicidade.

Monopólio legal Quando o estado intervém, e por via legislativa pode impedir a entrada de novos concorrentes no mercado. Ex: medicamentos, petróleo, etc.

Monopólio natural Surge quando uma única empresa tem capacidade para fornecer um mercado completo com um nível de custo mais baixo do que se houvesse mais empresas nesse mercado.

Monopólio tecnológico Quando há necessidade de elevados investimentos iniciais. A produção de bens resulta de processos de investigação que requerem um investimento inicial muito significativo, o que afasta potenciais produtores.

Concorrência monopolística Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial; Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado; Muitos compradores e muitos vendedores; Os bens e serviços são heterogéneos;

Oligopólio Número reduzido de grandes empresas; Os produtos são similares ou com pequenas diferenças; É uma concorrência entre poucos; As empresas têm grande poder económico; Difícil entrada neste mercado.

Concentração de empresas Concentração Horizontal : Realizada no mesmo ramo de actividade. Concentração vertical : Reúne diversas empresas de ramos diferentes.

Fusão de empresas ou trust O trust resulta da fusão de várias empresas, dando origem a uma nova empresa que utiliza os meios de produção e os trabalhadores nas diversas empresas iniciais.   O trust visa eliminar as empresas concorrentes e na racionalização das empresas, procurando reduzir os custos de produção, através de uma maior dimensão.

Aquisições Quando uma ou mais empresas são adquiridas por outra, tornando-a maior. Prática das OPV (oferta Pública de venda): uma empresa oferece-se no mercado para ser comprada por outras, colocando à venda no Mercado de Bolsa parte ou a totalidade do seu capital.

Fim