PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

O Sistema Solar.
O sistema solar.
O Universo e o Sistema Solar
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
Sistema Solar.
Sistema Solar.
Os astros.
SISTEMA SOLAR.
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
O Sistema Solar por: Ronaldo Garcia O SOL O SISTEMA SOLAR DF Composição Química: Massa: 332,830 (Terra) Tamanho: 111 (Terra) Diâmetro (km):
Avanços da Astronomia nos últimos 20 anos
Planetas Anões Palestrante: Thiago Romero Lopes
Observatório do CDCC - USP/SC
AS ESTRELAS OS PLANETAS
Ciências . Aula 01 Astronomia.
O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama.
Ciências Planetárias:
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Os astros Prof. Marcelo.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
A História de Éris e A queda de Plutão
REVISÃO P1- 6º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!.
GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?
Sistema Solar.
Palestrante: Tamires Cristina de Souza
Centro de Competência da Malha Atlântica 6 de Dezembro de 2005
Constituição do Sistema Solar
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
Saturno Escola E.B 2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior. Disciplina: Ciências Físico-químicas. Trabalho Realizado Por: Catarina Perez Nº6 Humberto Neto Nº13.
O Sistema Solar.
Trabalho de Física.
Profa. Gabriela Soares Traversi
OS PLANETAS.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Até 2006, Plutão foi considerado um planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta recente de vários corpos de tamanho semelhante e, em alguns.
O Espaço.
O Sistema Solar 8-abr-17.
Localização da Terra no Universo
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
A espaçonave NEW HORIZONS. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA.
O SISTEMA SOLAR.
O Sistema Solar O sistema solar é constituído pelo Sol e um imenso grupo de corpos celestes que o rodeiam, em que se destacam os planetas, mas existem.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Sistema Solar.
Astronomia e Astrofísica
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
Vamos viajar pelo Espaço!!!
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
Bem Vindos à Astromania !
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
O Universo e o Sistema Solar
Ciências Naturais – 8.º ano
A espaçonave NEW HORIZONS CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA. PRISCILA DA SILVA MENDES
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
Sistema Solar 6º Ano.
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Terra, um planeta com vida
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
A Terra, um Planeta muito especial
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
Vamos treinar o que você aprendeu sobre o Sistema Solar! COMEÇAR.
Transcrição da apresentação:

PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SISTEMA SOLAR ATUAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

“Vivemos num intrincado conjunto de corpos celestes que muitas vezes desafiam nossas tentativas de classificação. Nós os chamamos de planetas (sejam rochosos, gasosos ou anões), satélites, cometas, asteróides... Todos estão em movimento, percorrendo órbitas mais ou menos elípticas, nas mais diversas inclinações umas com relação às outras.” José Roberto V. Costa

COMPONENTES Estrela: Sol Planetas principais: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Planetas anões : Ceres, Éris, Haumea, Makemake e Plutão. Satélites naturais Pequenos corpos do sistema: inclui atualmente a maioria dos asteroides do sistema solar, os objetos próximos à Terra (OPT’s), os asteroides troianos de Marte e Júpiter, a maioria dos objetos Transnetunianos (OTN’s), e cometas.

VIA LÁCTEA: LOCALIZAÇÃO DO SOL CENTRO DA VIA LÁCTEA SOL

VÊNUS: O PLANETA MAIS QUENTE DO SISTEMA SOLAR A temperatura é mais elevada que a de Mercúrio, apesar de Vênus estar mais afastado do Sol. Causa: o efeito estufa de Vênus. A explicação desse efeito é a opacidade de sua atmosfera para radiações infravermelho, provocada pela grande concentração de CO2. Ocorre que a radiação visível penetra na atmosfera e aquece a superfície. A superfície aquecida emite infravermelho. O CO2 absorve essa radiação causando o efeito estufa.

h dias

ASTEROIDES CINTURÃO DE ASTEROIDES

conhecidas Possui um anel

Possui anéis 62 conhecidas

conhecidas Possui um anéis

conhecidas Possui anéis

Planetas anões Reunidos em Praga em 24 de agosto de 2006, astrônomos decidiram pela criação de uma nova categoria de objetos: os planetas anões. Nele se enquadram, de uma só vez, Éris, Plutão e também Ceres – que de planeta em 1801, havia passado a asteróide em 1852, e então mudou novamente de categoria.

Os planetas anões são, de acordo com a definição oficial da UAI, corpos celestes que: a) orbitam o Sol; b) assumem formas quase redondas pelo equilíbrio hidrostático; c) não limparam a vizinhança*; d) não são luas. *por limpar a vizinhança entende-se não ter outros corpos  perto da sua órbita, a não ser que estes tenham sido capturados como luas (os quatro gigantes gasosos são peritos nisso, dada a grande família de luas que possuem).

PLANETA ANÃO É um objeto em órbita ao redor do Sol que é bastante grande (bastante massivo) para ter a sua gravidade conformando sua forma dentro de um arredondamento (ou aproximadamente redondo). Geralmente, um planeta anão é menor que Mercúrio. Um planeta anão pode ter sua órbita numa região que tenha muitos objetos. Por exemplo, uma órbita dentro de um cinturão de asteróides é uma região com muitos outros objetos (meteoroides, asteroides).

(lista atualizada até maio/2010) Os Planetas Anões (lista atualizada até maio/2010) Nome Descoberta Plutão 1930, por Clyde W. Tombaugh Ceres 1801, por Giuseppe Piazzi Éris 2005, por Mike Brown Makemake Haumea 2004, por Mike Brown

PLUTOIDE Em 2008, foi escolhido um nome para os objetos transnetunianos simulares a Plutão. Já se encontraram luas nos Plutoides (e até em asteroides), mas as grandes descobertas neste grupo deverão ter início em 2015, com a tão aguardada chegada da sonda espacial New Horizons, que se encontra em viagem desde janeiro de 2006.

Em 7 de setembro de 2006, seu nome oficial passou a ser 134340. Plutóide Em 7 de setembro de 2006, seu nome oficial passou a ser 134340. Possui 5 satélites conhecidos

Plutão e seus satélites

A partir de agosto de 2006, Ceres passou a ser considerado um planeta anão e deixado de ser classificado como asteroide. Nome oficial: 136199 ÉRIS 2003 UB313 foi definido como Éris, em 14 de setembro de 2006 pela UAI. É um plutóide e possui um satélite.

Outros planetas anões plutóides Haumea, antes conhecido astronomicamente como 2003 EL61, é um planeta anão do tipo plutóide. Possui dois pequenos satélites naturais Makemake - De início conhecido como 2005 FY9 é o terceiro maior planeta anão do Sistema Solar e um dos maiores corpos do Cinturão de Kuiper . Nenhum satélite foi descoberto orbitando Makemake ainda

PEQUENOS CORPOS DO SISTEMA SOLAR O termo "pequenos corpos do sistema solar" é uma nova definição da UAI, a qual engloba todos os objetos orbitando ao redor do Sol que são tão pequenos ( não muito massivos) para satisfazer a definição de planeta ou planeta anão

CINTURÃO DE ASTEROIDES, ENTRE AS ÓRBITAS DE MARTE E JÚPITER. Planeta anão em 2006 CINTURÃO DE ASTEROIDES, ENTRE AS ÓRBITAS DE MARTE E JÚPITER.

Os cometas são “visitantes” do Sistema Solar. HALLEY HALE-BOPP Os cometas são “visitantes” do Sistema Solar. HYAKUTAKE

Meteoroides é o corpo que vaga no espaço, antes de colidir com a atmosfera. é o nome genérico dos fenômenos que ocorrem na atmosfera terrestre. Chamados de "estrelas cadentes".

Meteorito: é o meteoroide que consegue vencer a atmosfera da Terra e choca-se contra a sua superfície. METEORITO BENDEGÓ METEORITO BOCAIUVA

Cerca de três dúzias de objetos foram descobertos além da órbita de Netuno e classificados como objetos do cinturão de Kuiper Cinturão de Kuiper : uma população remanescente de micro planetas de gelo que não se incorporaram na formação de um planeta.

Referências APOLLO 11. Plutão. Disponível em: <http://www.apolo11.com/plutao.php?posic=dat_20080612-092029.inc >. Acesso em 20 fev. 2013. ASTRONOMIA moderna. Los satélites naturales Disponível em: <http://www.astronomiamoderna.com.ar/2011/los-satelites-naturales/>. Acesso em: 20 fev. 2013. COSTA, José Roberto V. Astronomia no Zênite. Disponível em: <http://www.zenite.nu>. Acesso em: 15 mar. 2013. MOURÃO,Ronaldo Rogério de Freitas. Plutão: planeta anão. Disponível em: <http://www.atica.com.br/Artigos/?a=17>. Acesso em: 23 mar. 2013. UAI (2006-08-16)The IAU draft definition of "planet" and "plutons" Press release. Acesso em 16 jun.2006. USP. Sistema Solar. Disponível em: <http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar>. Acesso em: 17 abr. 2014.